terça-feira, fevereiro 21, 2023

Outros tempos, outros Carnavais...

Outros tempos e outros carnavais, noutras geografias.

Proponho-lhe hoje que assista a alguns vídeos e filmes acerca do Carnaval nas cidades angolanas, do Lobito (sobretudo) e Luanda, nos anos 60 e 70 do século XX. Pode assistir aos corsos, à passagem dos carros alegóricos, aos bailes, ao desfile dos foliões, às batalhas com fuba (onde as pessoas ficavam totalmente enfarinhadas). Para ficar a conhecer ou recordar estes carnavais, aqui lhe deixo algumas destas memórias.

O Lobito é uma cidade (436 467 habitantes e área territorial de 3 648 km²) e um município da província de Benguela, em Angola, localizada na costa do oceano Atlântico.

Limita-se ao norte com o município do Sumbe, ao leste com o município do Bocoio, ao sul com o município de Catumbela e ao oeste com o oceano Atlântico.

O Lobito é um dos centros logísticos de Angola: tem as suas ligações no importante porto e nos terminais ferroviários, bem como na rede rodoviária continental, que a conectam ao restante do país, levando-a até costa oriental da África.


O  LOBITO - Carnaval 1973 é um excerto do documentário "PANORAMA" de Angola, realizado pelo cineasta ANTÓNIO de SOUSA. Infelizmente a qualidade fotográfica do filme não é a mais desejável.

Outras imagens do Carnaval do Lobito. Era irresistível participar na guerra com fuba!

Nos anos 70 o Carnaval do Lobito era já um dos mais conhecidos. No vídeo que se segue pode ver imagens do Carnaval de 72,73 e 74.

Ainda o Lobito (Angola) de outros tempos.

Agora assista ao vídeo Carnaval em Angola, Luanda e Lobito, filmes de Angola da década de 70` - Memórias da África, onde pode ver a loucura do carnaval em Luanda e no Lobito. 

O Carnaval do Lobito era o expoente máximo da alegria dos angolanos no geral e dos lobitangas em particular. A alegria e a loucura do carnaval vivido no Lobito terminava sempre com grandes bombardeamentos de farinha (fuba) e água, entre os vários carros concorrentes no corso e a população que assistia. Os cortejos eram pensados e construídos pelos seus criadores. Os carros alegóricos e o cortejo dos mascarados que desfilavam na avenida mostravam grandiosidade e beleza.

Sem comentários:

Enviar um comentário