quarta-feira, outubro 26, 2022

A Borlunga, Quissângua ou Mageu

A Borlunga como é conhecida no sul de Angola e em especial em Moçâmedes - Namibe, é uma bebida agradável e energética. Também é conhecida por Quissângua (ou Garapa). 

A Kissangua é uma bebida tradicional do povo Ovimbundu do sul de Angola. A sua forma original é feita de milho a germinar designado em umbundu de osovo. É uma bebida tradicionalmente obtida a partir de produção artesanal, contudo, na atualidade há a produção industrial da mesma.

A maioria das pessoas fabricam esta bebida com fuba ou sêmola de milho (ver vídeo abaixo), batata doce , arroz, ou mesmo Massambala, contudo pode ser fabricada com frutos, em especial o abacaxi que é posto a fermentar. A mais comum é a feita com fuba e a sua fabricação estende-se até à África do Sul, onde é produzida industrialmente e conhecida por: "Mageu". 

A receita de "Borlunga" ou "Quissângua" que lhe deixo aqui é feita com as cascas do abacaxi e com a parte dura existente no centro do fruto. 

Preparação:

1 - Descascar o abacaxi generosamente deixando um bom bocado da polpa do fruto agarrada à casca e retirar o centro duro do fruto. Não utilizar as rodelas do abacaxi. Podem-se comer ou fazer-se uma salada de frutas com elas. 

2 - Cortar as cascas e o centro em bocados e colocá-las a cozinhar com pouca água. 

3 - Fazer, com o preparado anterior, uma pasta com o pilão ou com a varinha mágica. Deitar essa pasta num garrafão dos de água (de 5 L). 

4 - Encher o garrafão até cerca de 2/3 da sua capacidade com água. Acrescentar, depois, uma chávena de açúcar e para facilitar a fermentação juntar uma colher de chá de "fermipan". 

5 - Fechar o garrafão com a rolha. Este deve ser colocado depois numa varanda sem exposição direta ao sol (não sei se o sol prejudica ou não a fermentação, mas os garrafões em Angola eram pendurados à sombra duma árvore, talvez para o vento ir agitando a bebida). 

6 - No verão, ao fim de dois dias a bebida está pronta. Deve em seguida ser transferida para garrafas de água, depois de ser passada por um coador. As garrafas de bebida devem ser colocadas na geleira (frigorifico). É uma bebida muito agradável e nutritiva, posso dizer mesmo deliciosa, quando tomada bem geladinha. 

- Normalmente usa-se o garrafão para mais dois fabricos e depois começa-se com novo abacaxi. Durante o fabrico, uma ou duas vezes por dia, deve agitar-se a mistura e tirar-se a pressão do CO2 produzido no processo de fermentação. A fermentação não se completa para o açúcar não aumentar o teor alcoólico que se deseja muito baixo ou quase nulo. 

Cuidado: Esta bebida é tão boa, tão boa, que pode produzir viciação e tornar-se num borlungo-dependente. 

Divirta-se fabricando e saboreando esta deliciosa bebida.

Faça bom proveito.

Sem comentários:

Enviar um comentário