A cidade tem dois grandes portos, um na cidade propriamente dita e outro nos subúrbios - o Yuzhny (terminal petrolífero importante em termos internacionais).
Nos tempos da União Soviética, Odessa era o porto comercial mais importante do país e igualmente base naval. O seu porto, porém, tem pouco valor militar, pois a Turquia (membro da NATO/OTAN) controla o tráfego entre o Mar Negro e o Mar Mediterrâneo.
Odessa foi até á guerra com a Rússia um destino de férias importante. Embora o ucraniano seja a língua oficial, a língua mais usada é a russa. A cidade apresenta uma mistura de várias nacionalidades e grupos étnicos, entre eles ucranianos (61,6%), russos (29,0%), búlgaros (1,3%), judeus (1,2%), moldávios (0,7%), gregos, caucasianos, alemães e coreanos, entre outros.Na escadaria Richelieu de Odessa foi filmada a famosa cena do massacre na escadaria, no filme "O Couraçado Potemkin", realizado em 1925, por Serguei Eisenstein. Esta sequência cinematográfica tornou-se um marco na história do Cinema Mundial.
Fique a conhecer um pouco melhor esta cidade, através da apresentação abaixo.
Sem comentários:
Enviar um comentário