Ontem iniciou-se um novo confinamento geral. Começamos 2021 com mais um grande desafio à nossa saúde psicológica e à nossa capacidade de resiliência.
Embora os portugueses sejam, no geral, considerados pessoas resilientes, aqui deixo o link do documento elaborado pela Ordem dos Psicólogos para Manter a Saúde Psicológica e nos ajudar a lidar com este novo confinamento.
Não perca a oportunidade para o ler e tomar nota das dicas que nos propõe.
A primeira apresentação da música "Dancing Queen" do grupo musical ABBA, ocorreu na noite de 18 de junho de 1976, numa festa de pré-casamento do Rei Carl Gustaf e da atual Rainha Silvia, na Royal Swedish Opera. A paixão pela noiva do Rei por parte do povo Sueco era tão grande que o grupo musical mais importante da história da Suécia, decidiu guardar a estreia de "Dancing Queen", o seu maior hit, para esta ocasião e para homenagear Silvia. Podemos assistir a este grande momento da música mundial no vídeo abaixo.
Silvia e Carl Gustaf aparecem nos dez segundos finais, ela com um sorriso de orelha a orelha, e ele expressando mais felicidade que a média dos reis europeus da época. Atrás deles estão os pais de Silvia, a brasileira Alice e o alemão Walther!
Khalil Gibran (1883 - 1931) foi um ensaísta, prosador, poeta, conferencista e pintor de origem libanesa, também considerado um filósofo, embora ele mesmo tenha rejeitado esse título. Os seus livros e textos escritos, de simples beleza e espiritualidade, são reconhecidos e admirados para além do mundo árabe.
O Grandala azul (Grandala coelicolor) é uma espécie de pássaros que pertence à família dos Turdidae .
Estas aves são insetívoras arbóreas, pelo que possuem um bico comprido e forte. Normalmente as aves desta família têm cores discretas enquanto outras como o Grandala azul têm cores vibrantes, sobretudo os machos.
Aparecem no nordeste do subcontinente indiano e em algumas regiões adjacentes, existindo, principalmente, nas altitudes baixas a médias, dos Himalaias .
O Grandala azul pode ser encontrada em países como o Butão, a Índia, Mianmar e o Nepal, bem como no Tibete e noutras áreas da China.
A belíssima ária, "Nessum Dorma", da ópera Turandot, de Giacomo Puccini (1926), canta a vitória que virá a acontecer.
Na letra de Nessun Dorma, o herói fala da vitória que irá alcançar ao alvorecer de um novo dia e as suas últimas palavras são: Vencerei, Vencerei (como pode apreciar a seguir).
O Príncipe desconhecido (Il principe ignoto - Calaf)
Desapareça, ó noite! Esvaneçam, estrelas! (Dilegua, o notte!... Tramontate, stelle!)
Esvaneçam, estrelas! Ao amanhecer, eu vencerei! (tramontate, stelle!All` alba vincerò!...)
Vencerei! Vencerei!(Vincerò! Vincerò!)
O vídeo a seguir (com a música orquestrada), as pessoas que figuram no final do mesmo, aparecem retirando as suas máscaras, demonstrando assim a esperança na vitória sobre a pandemia, num futuro próximo!
A vitória chegará pra todos nós. Venceremos de certeza a pandemia !
Polignano a Mareé uma pequena cidade da região da Puglia, a 36 Km de Bari, no sul da Itália!
Polignano a Mare faz parte da província de Bari, junto ao Mar Adriático e a sua origem é muito antiga, pelo que é uma localidade com muitos vestígios históricos.
A origem da cidade remonta ao século IV a.C. quando um vilarejo foi ali fundado pelos gregos. Floresceu alguns séculos depois, sob o domínio romano. O Imperador Trajano ordenou a construção da Via Appia-Trajana para ligar Roma a Brindisi, passando por Polignano a Mare. Algumas partes dessa estrada ainda podem ser vistas ao norte do centro histórico, como a ponte romana Lama Monachile.
Polignano a Mare situa-se no alto de falésias de origem calcária (com 20 m de altura), daí que um evento muito conhecido acontece ali todos os anos: é o campeonato mundial de mergulhos Red Bull Cliff Diving World.
A cidade também é famosa pelo seu filho ilustre, o cantor Domenico Modugno, que transformoua canção Volare num quase hino italiano.
Com as suas altas falésias rochosas, mais de 800 grutas marinhas emolduradas pela água azul cristalina do mar Adriático e o Burgo antigo lá no alto, esta cidade faz-nos pensar que realmente todos os sonhos são possíveis!
As Waffles ou Gaufres (em francês) são um doce de origem belga, confecionado com um tipo de massa feita com farinha, açúcar, manteiga, ovos e leite, que depois é cozinhada num molde. Assim, a massa fica prensada num ferro que lhe imprime texturas quadriculares.
A massa das waffles já foi usada como hóstia em cerimónias religiosas católicas. Hoje as Waffles podem ser degustadas de forma simples ou com diversos tipos de coberturas e com diversos tipos de acompanhamentos, como doces de fruta, chocolate ou gelado.
As Waffles (termo que vem do flamengo Wafel) são consumidas em todo o mundo, mas, são muito apreciadas nos E. U. A. (e no Reino Unido) sobretudo durante o pequeno almoço.
Deixo-lhe aqui mais uma receita, se quiser experimentar esta sobremesa, aproveite para a fazer durante o novo confinamento que se avizinha.
Os Ingredientes:
260 g farinha
125 g açúcar
3 ovos médios
5 dl leite meio-gordo
65 g manteiga
A Preparação:
Numa tigela, misture a farinha com açúcar. Junte os ovos, um a um, e depois 2 dl de leite. Misture bem.
Num tacho, leve ao lume o restante leite e a manteiga. Reserve alguma manteiga para untar a forma.
Quando a manteiga derreter, junte ao preparado anterior e misture bem. Ligue uma máquina de waffles e unte com um pouco de manteiga.
Deite uma porção de massa. Quando estiver dourada dos dois lados retire. Repita o procedimento até que a massa termine.
Sugestão:
Polvilhe com açúcar em pó e sirva com compotas, chocolate derretido, mel ou fruta.