domingo, outubro 31, 2021

Torta de Abóbora ou Pumpkin Pie

Os americanos têm um gosto muito especial por abóboras, tanto que as usam quer na decoração do Halloween quer na culinária (Dia de Ação de Graças).

A Torta (ou tarte) de Abóbora está presente na mesa dos americanos, principalmente no dia de Ação de Graças. Os seus ingredientes mais comuns desta tarte são a abóbora, a noz moscada, o gengibre, a canela e o chantilly.

As abóboras utilizadas no Halloween são reaproveitadas nas tortas, visto que o feriado de Ação de Graças ocorre após essa comemoração.

O Dia de Ação de Graças, conhecido em inglês como Thanksgiving Day, é um feriado celebrado sobretudo nos Estados Unidos, no Canadá e nas Caraíbas.  É comemorado como um dia de gratidão a Deus, com orações e festas, pelos bons acontecimentos ocorridos durante o ano.

Antigamente, o dia de Ação de Graças era comemorado na quarta quinta-feira do mês de novembro, na região da Nova Inglaterra, sob a forma de festivais cristãos em agradecimento pelas boas colheitas realizadas durante o ano. Por esta razão, o Dia de Ação de Graças é comemorado no outono (do hemisfério norte), após a colheita ter sido recolhida. Em 1863, o então presidente dos Estados Unidos, Abraham Lincoln, declarou que a quarta quinta-feira de novembro seria o Dia Nacional de Ação de Graças, que este ano ocorre a 25 de novembro.

O Dia de Ação de Graças é comemorado com grandes desfiles e também nos Estados Unidos, com a realização dos jogos de futebol americano. 

O prato principal do Dia de Ação de Graças geralmente é o peru, o que dá ao Dia de Ação de Graças o apelido de "Dia do Peru" (Turkey Day). Além disso, os cookies e a Torta de Abóbora (Pumpkin Pie) também são muito tradicionais nessa data. 

Ingredientes Para a Massa:

1 ¾ xícara (chá) de farinha de trigo
100 g de manteiga gelada
3 colheres (sopa) de açúcar
1 ovo

Preparação:

Numa tigela grande, misture a farinha com o açúcar. Acrescente a manteiga em cubos e misture com a mão, esfarelando com as pontas dos dedos até formar uma mistura areada grossa.

Junte o ovo e amasse até formar uma massa lisa e macia. Modele numa bola e achate delicadamente até ficar num pequeno disco. Coloque na tigela, embrulhe com filme e leve ao frigorífico por, no mínimo, 30 minutos para ficar firme (se preferir, prepare a massa no dia anterior).

Retire a massa do frigorífico 5 minutos antes de abrir. Enquanto isso, separe uma forma redonda canelada de fundo amovível de 22 cm de diâmetro e 2 sacos plásticos para alimentos.

Para abrir a massa, coloque-a entre os dois sacos plásticos abertos – a massa doce é mais quebradiça, os sacos ajudam a manter o formato. Com o rolo da cozinha, comece a abrir a massa. No início ela é mais resistente e os lados da mesma tendem a rachar; caso isso aconteça, pressione delicadamente a massa com as mãos para remendar e manter o formato. Abra a massa até formar um círculo 6 cm maior que o diâmetro da forma.

Retire um dos plásticos e vire a massa de uma só vez sobre a forma. Com as pontas dos dedos, pressione delicadamente a massa para cobrir o fundo e os lados da forma. Com uma faca pequena, corte o excesso de massa que sobrar (com essas sobras e pode fazer biscoitos).

Leve a forma com a massa ao frigorífico por pelo menos 20 minutos para endurecer – como a massa é muito amanteigada, isso evita que os lados baixem durante a cozedura. Entretanto, prepare o recheio.

Ingredientes Para o Recheio:

350 g de abóbora descascada e cortada em pedaços médios (são cerca de 2 ½ xícaras)
3 ovos
¾ de xícara (chá) de açúcar 
¾ de xícara (chá) de natas
1 ½ colher (chá) de canela em pó
¼ de colher (chá) de gengibre em pó
¼ de colher (chá) de pimenta-da-jamaica em pó
noz-moscada ralada (no momento) q.b.

Preparação:

Aqueça previamente o forno a 180 ºC (temperatura média).

Numa panela média, coloque a abóbora com ⅓ de xícara (chá) de água e leve ao fogo médio. Quando começar a ferver, tape a panela, baixe o fogo e deixe cozinhar durante cerca de 15 minutos ou até a abóbora ficar macia – assim ela cozinha sem ficar aguada.

Transfira a abóbora cozida para uma tigela grande e esmague bem com um garfo (ou com o esmagador de batatas), até formar um puré liso. Deixe arrefecer – a massa de abóbora não pode estar muito quente ao ser misturada com os ovos. Entretanto, aproveite para pré-assar a massa. Para isso, corte um círculo de papel vegetal um pouco maior que a forma, coloque-o sobre a massa e preencha o fundo com grãos de feijão cru – eles servem de peso e evitam que a massa faça bolhas e rache ao assar. Leve a base da torta ao forno durante 25 minutos ou até as bordas começarem a dourar. Retire os feijões e o papel e volta ao forno por mais 10 minutos, até que o fundo doure levemente e perca o aspeto de cru.

Assim que o puré de abóbora estiver morno, junte as especiarias e o açúcar e misture bem com uma espátula ou colher de pau.

Bata depois os ovos com um garfo apenas para misturar as claras com as gemas. Junte os ovos batidos ao puré de abóbora, acrescente as natas e misture bem com um batedor de arame até a massa ficar lisa, mas sem incorporar ar.

Retire a base da torta do forno e preencha com o recheio de abóbora. Leve de novo a forma ao forno por mais 30 minutos ou até as bordas do recheio crescerem e ficarem firmes, mas o centro deve ainda estar cremoso e brilhante. Atenção: se assar demais, a torta vai rachar e perder a textura cremosa.

Retire a torta do forno e deixe arrefecer completamente em temperatura ambiente antes de desenformar e servir. Sirva com sorvete, merengue ou natas batidas (Chantilly).

Sem comentários:

Enviar um comentário