quarta-feira, julho 14, 2021

Mira (Myra): A Pompeia da Anatólia


Mira (Myra) ou Mirra é uma das mais importantes e antigas cidades da Lícia, é escavada nas rochas e está localizada onde hoje é a pequena Kale (Demre), na província de Antália, na Turquia. 

O local está situado nas margens do rio Miro (Demre Çay), na fértil planície aluvial entre Alaca Dağ, a cordilheira de Massícito e o mar Egeu. 

A cidade é mais conhecida por causa de São Nicolau de Mira, que foi ali bispo no século IV, e que é tradicionalmente identificado como sendo o Pai Natal (português europeu) nos países lusófonos.

Myra abriga o porto mais ativo da era arcaica, o maior anfiteatro da região, com capacidade para 11 mil pessoas e os túmulos mais peculiares da era da Lícia.

Estudos geofísicos mostram que ali se encontra uma cidade enorme com um raio de 1,5 km. "Um assentamento espetacular de terraços de milhares de anos", disse o professor Çevik, que descreveu Myra como a "Pompeia da Anatólia".

Lugares históricos são essenciais para o turismo cultural e Myra (Demre) é um dos vários locais de interesse cultural, mais procurados pelos turistas. Aqui temos a cidade antiga, a igreja de São Nicolau, que é um centro de peregrinação, o porto de Andriake, a espetacular Kekova e o Museu das Civilizações da  Lícia. 

 Hoje, Demre é uma importante cidade agrícola da Antália, na costa do mediterrâneo. 

Sem comentários:

Enviar um comentário