domingo, janeiro 27, 2019

Carolina

Assista, em baixo, ao filme Carolina (2003), do realizador brasileiro Jeferson DeEste documentário, uma curta metragem de 14 minutos,  retrata a história da escritora Carolina Maria de Jesus

Sinopse: 
O seu diário da favela, escrito dentro da barraca onde morava, denunciava a fome, o preconceito e a miséria. Intitulava-se  Quarto de Despejo tornou-se um sucesso em 1960, tendo sido publicado em mais de 40 países e traduzido para 13 idiomas. Carolina Maria de Jesus, negra e moradora de uma favela, apesar do reconhecimento, morreu esquecida e pobre.
O cineasta Jeferson De transportou para o cinema algumas passagens do best-seller  "Quarto de Despejo". O filme passa-se no quarto onde Carolina (interpretada pela atriz Zezé Motta)  mora com a filha, Vera Eunice. Cercada por uma realidade de miséria, desespero e preconceito, ela desabafa e extravasa as suas angústias por meio das palavras.
O filme cria uma envolvente atmosfera teatral recheada por imagens históricas da própria Carolina e de longos (porém necessários) períodos de silêncio.
No final, o desfecho do filme traz a arrebatadora canção "Negro Drama", dos Racionais MC´s. Composta décadas depois da morte da escritora, a música traz consigo a reflexão de que mesmo depois de tanto tempo, a vida dos afrodescendentes no Brasil permanece difícil.
Carolina from Confeitaria Filmes on Vimeo.

Sem comentários:

Enviar um comentário