sábado, abril 21, 2018

Cinco magníficas pontes em madeira

Assista à apresentação que se segue e que lhe apresenta cinco magníficas pontes em madeira. 
Uma delas é a Ponte U-Bein que se situa a cerca de 10 km de Mandalay. A ponte U Bein é a maior e mais antiga ponte de madeira do mundo, com mais de 150 anos e 1,2 km de comprimento. É toda de teca, uma madeira muito comum no sudeste asiático. A ponte começou a ser erguida em 1847, por U-Bein quando a capital do reino de (Ava)Innwa se mudou para perto de Amarapura. Dois anos depois e mais de mil pilares espetados no Lago Taungthaman, a ponte começou a ser utilizada pelos habitantes locais. Hoje, este verdadeiro monumento é motivo de orgulho para o povo da Birmânia. Atualmente, por uma questão de segurança, alguns dos pilares centrais foram substituídos por cimento, mas nada que tire o brilho a esta jóia maior de Myanmar.
Outra ponte interessante é a ponte de Kintai no Japão que é uma ponte de madeira e uma das três maiores pontes famosas do Japão. A sua estrutura de 5 arcos é muito bela. A estrutura foi terminada em 1673 por Kikkawa Yoshihiro, da província de Iwakuni. A ponte foi destruída por um tufão e uma inundação que ocurreu em 1950, mas foi reconstruída em 1953. O comprimento da ponte é 193.3, medidos transversalmente (210 m de comprimento ao longo da superfície da ponte). A largura é 5m e a altura é de 6.64 m. Esta ponte obteve duas estrelas atribuídas pelo Michelin Green Guide Japan.

Sabia que o nosso Rio Mondego também teve pontes de Madeira? Delas, neste momento só resta a memória. Se quiser ficar a saber mais acerca disto basta clicar aqui.
E agora um vídeo acerca da Ponte U.-Bein.

sexta-feira, abril 20, 2018

Um passeio pelo Douro

O Douro é o 2º maior rio da península Ibérica. Nasce no Norte de Espanha a 2080 metros de altitude na província de Sória, nos picos da Serra de Urbião (Sierra de Urbión) e percorre 850 kms até à sua Foz em Portugal junto às cidades do Porto e de Gaia.
Quer fazer um passeio ao longo do Rio Douro?
Quer percorrer virtualmente este nosso belo rio desde a Foz até Miranda do Douro?
Então não desperdice essa oportunidade apreciando a excelente apresentação que se segue.
Ora veja. Vale bem a pena.
Não perca esta oportunidade!

quinta-feira, abril 19, 2018

Sabe o que é o Teremin ?

Sabe o que é o Teremin ?
O teremim é um dos primeiros instrumentos musicais completamente eletrónicos, controlado sem qualquer contacto físico pelo músico.
O instrumento é controlado através de duas antenas de metal, que percebem a posição das mãos do músico e controlam osciladores de frequência com uma das mãos, e com a outra a amplitude (volume), de forma que não seja preciso tocar no instrumento. Os sinais elétricos do teremim são, depois, amplificados e enviados para um altifalante. Este instrumento foi inventado pelo russo Lev Sergueïevitch Termen, conhecido por Leon Theremin, em 1919.
O Teremin foi utilizado na interpretação da música do filme "Era uma vez no Oeste", música de autoria de Ennio Morricone.
Proponho-lhe que assista, em baixo, à violinista e cantora húngara, Katica Illényi, interpretando a música Once Upon a Time in the West utilizando, para isso, o Teremin.

quarta-feira, abril 18, 2018

Quarto de Despejo: Diário de uma Favelada

Quarto de Despejo: Diário de uma Favelada é um livro de 1960 escrito por Carolina Maria de Jesus.
Carolina Maria de Jesus (1914 - 1977) foi uma escritora brasileira, que é considerada uma das primeiras e mais importantes escritoras negras do Brasil. A autora viveu boa parte da sua vida na favela do Canindé, na zona norte de São Paulo, sustentando-se a si e aos seus três filhos como apanhadora de papéis.
Carolina de Jesus já desde criança se interessava pela leitura, tendo mais tarde iniciado a escrita de um diário. A autora teve apenas dois anos de estudo, realizados na primeira escola espírita do Brasil, o Colégio Allan Kardec, fundado por Eurípedes Barsanulfo na sua cidade natal.
Em 1960, o jornalista Audálio Dantas visitou a favela do Canindé, local onde vivia Carolina de Jesus, relatando ter se encantado com a autora que, "apesar de ser uma mulher extremamente pobre e simples, demonstrava uma grande lucidez crítica".
Carolina de Jesus era também compositora e poetisa. A sua obra permanece objeto de diversos estudos, tanto no Brasil como no estrangeiro.

Sinopse:
O diário da apanhadora de papel Carolina Maria de Jesus deu origem à este livro, que relata o quotidiano triste e cruel da vida na favela do Canindé, nos finais da década de 1950.
Ambiente marcado pela extrema pobreza, o Canindé crescia na margem do rio Tietê ,com a chegada de nordestinos, sem-abrigo, e toda a sorte de pessoas que aumentavam o número de barrocões e as fileiras de desvalidos vivendo em condições subumanas na capital paulista. Entre eles vivia a mineira Carolina com os seus três filhos pequenos.
Negra, mãe solteira e desempregada, Carolina sobrevivia enfrentando a fome com o parco dinheiro que conseguia apanhando papel e "ferros" para vender. Nessa vida sofrida que muito a amargurava, o seu único consolo eram as palavras que imprimia no papel relatando a sua agonia e refletindo a injustiça da vida e dos homens. Seria também através das palavras que obteria a sua liberdade, ainda que momentânea.
Dos cadernos apanhados no lixo nasceria o diário que projetaria Carolina como uma das mais importantes escritora negras da literatura brasileira, injustiçada até o fim, mas que passaria a ser conhecida no mundo inteiro através de seu testemunho e exemplo.
A linguagem simples, mas contundente, comove o leitor pelo realismo e pelo olhar sensível de quem conta o que viu, viveu e sentiu nos anos em que morou na comunidade do Canindé, em São Paulo.

terça-feira, abril 17, 2018

Oiça a inesquecível voz de Nat King Cole em Perfidia. 
Nat King Cole (1919 -  1965) foi um cantor e pianista de jazz norte-americano, pai da cantora Natalie Cole.
O apelido de "King Cole" veio de uma popular cantiga de roda inglesa conhecida como Old King Cole.

Mujer, si puedes tú con Dios hablar
Pregúntale si yo alguna vez
Te he dejado de adorar

Y al mar, espejo de mi corazón
Las veces qué me ha visto llorar
La perfidia de tu amor

Te he buscado donde quiera que yo voy
Y no te puedo hallar
Para qué quiero otros besos
Si tus labios no me quieren ya besar?

Y tú, quien sabe por donde andarás?
Quien sabe que aventura tendrás
Que lejos estás de mi

segunda-feira, abril 16, 2018

Sal Tal Qual

O Sal é uma das substâncias existentes à superfície da Terra que apresenta um grande valor.  O sal é o mais precioso e indispensável condimento, para além de o encontramos em todas as manifestações da vida humana e entrar em grande percentagem em muitas matérias primas de quase todas as indústrias extrativas, químicas, alimentares, farmacêuticas, agrícolas, etc,.
É um produto considerado desde sempre como substância sagrada e que, no passado, foi de tal modo importante que serviu de moeda de troca de tal modo que deu origem à palavra salário. Hoje, tem igualmente uma enorme importância na vida humana, a tal ponto que sem ele não se pode viver agradavelmente!
Proponho-lhe, por isso, que assista a Sal Tal Qual que é uma TED Talk que se realizou em Coimbra e que contou com a participação de José João Rodrigues.
José João Rodrigues é Agente de Desenvolvimento em projectos de empreendedorismo social e um grande promotor da salinicultura da Figueira da Foz, em eventos por todo o país e no estrangeiro.

domingo, abril 15, 2018

O Comboio Para o Tibete

O Comboio para o Tibete é um trecho da linha chinesa que custou 4,1 biliões de dólares e cuja construção foi finalizada 1 ano antes do que estava previsto e que tem como objetivo aproximar a China do Tibete.
O caminho-de-ferro Qinghai-Tibet  é a mais recente realização de um sonho que a China tinha há muitos anos. Desde a sua formação, em 1911, que o seu maior desejo era criar uma linha ferroviária nacional que ligasse todas as províncias desta nação e que foi finalmente concretizado em 2006.
Atravessa as altas montanhas dos Himalaias que se situam a 5.000 metros de altitude. Os trabalhadores durante a sua construção tiveram que usar máscaras de oxigénio e câmaras pressurizadas para poderem trabalhar.   
Sempre que possível a linha ferroviária passa em pistas elevadas de modo a permitir a passagem dos animais durante as suas migrações naturais, dado que a linha foi concebida para que o impacto ambiental fosse o menor possível.
Do total dos seus 1.956 km , 500 km atravessam solos que ficam congelados no inverno e se transformam em lama durante o verão e, sobre este tipo especial de solo, foi construída uma ponte de 11.7 km .  
Imagine o processo de contração e expansão do metal que ocorre em tal tipo de terreno e a tecnologia que teve de ser empregada para que os problemas fossem minimizados.
Devido à altitude, as carruagens de passageiros têm que ser pressurizados, tal como acontece com os aviões.
Estas obras de engenharia permitem conhecer o avanço tecnológico dos chineses e descobrir paisagens deslumbrantes!