1- Rios Drava e Danúbio, Croácia.
O rio Drava (749 km de extensão) é um rio da Europa Central que nasce no Tirol Meridional (Itália) e segue na direção sudeste através da Croácia. Forma a maior parte da fronteira entre aquele país e a Hungria, e termina o seu curso no rio Danúbio, perto de Osijek.
O Danúbio é o segundo rio mais longo da Europa e tem entre 2 845 e 2 888 km de extensão. Atravessa o continente europeu de oeste a leste, desde sua nascente na Floresta Negra (Alemanha) até desaguar no mar Negro.
Passa por diversas capitais da Europa e constitui a fronteira natural de dez nações.
2- Rios Mosela e Reno, Alemanha.
O Mosela (560 km de extensão) é um rio do nordeste da França, do Luxemburgo e do oeste da Alemanha.
O Mosela é marcado ao longo do seu percurso por célebres vinhedos, desembocando no rio Reno à altura da cidade alemã de Koblenz.
O Reno é um rio com 1 233 km de comprimento. Atravessa a Europa de sul a norte, desaguando no mar do Norte no delta do Reno e Mosa.
Em conjunto com o Danúbio, o Reno constituía a maior parte da fronteira setentrional do Império Romano. Desde essa época que o Reno é um curso de água muito usado quer para o transporte quer para o comércio
3- Rios Ródano e Arve, Suíça.
O rio Ródano é um importante rio europeu. Com um comprimento total de 812 km, tem sua nascente na Suíça e acaba o seu curso na França, onde desagua no mar Mediterrâneo. É o rio francês mais caudaloso e o mais importante rio europeu a desaguar no Mediterrâneo.
O rio Arve é um curso de água secundário que nasce no passo de Balme no monte Branco e que desagua no rio Ródano, a sul de Genebra.
Tem um caudal importante e por receber nada menos do que 40 afluentes, geralmente torrentes, nos seus 107 km de comprimento, tem um regime tumultuoso, que se presta à prática do rafting de canoa ou ainda do hydrospeed.
4- Este é o lugar onde três rios se unem: o Danúbio, o Inn e o Ilz, Alemanha.
O Inn é um rio que atravessa três países: a Suíça, a Áustria e a Alemanha. É afluente do Danúbio, tem 510 quilómetros de comprimento e uma bacia hidrográfica de 25 700 km².
O Rio Ilz, conhecido como "a pérola negra" – nasce nas duas montanhas da Baviera Rachel e Lusen que estão perto da fronteira da Boémia. Possui uma extensão de 65 km, abrangendo uma diferença de altitude de 1.000 metros, desde a nascente até onde se junta ao rio Danúbio, em Passau. A sua área de influência é de aproximadamente 850 km². Devido ao seu leito de granito duro, a água do Ilz é muito macia, contendo quantidades muito baixas de cálcio.
Sem comentários:
Enviar um comentário