sexta-feira, dezembro 30, 2016

O Fim de Ano Está a Chegar

A Passgem de Ano no Funchal (Madeira)
O fim de ano aproxima-se a passos largos. Uma das noites mais aguardadas é a Noite da Passagem do Ano (ou como dizem os brasileiros a Noite da Virada).
Alguns portugueses passam esta noite com a família. Outros passam o Réveillon em hóteis, restaurantes, bombeiros ou outros espaços que organizem festas de passagem de ano, com ceia, champagne ou espumante, e música para dançar.


Outros ainda, vão para a rua assistir aos fogos de artifício e às festas de passagem de ano organizadas pelas câmaras municipais ou juntas de freguesia, da maioria das localidades do país.
Na passagem do ano, como já acontece há alguns anos, o município de Lisboa organiza uma festa no Terreiro do Paço. Normalmente, há shows com diversos artistas e quando chega a meia noite, acontece um grande espetáculo de fogos de artifício. E a festa ainda continua depois da meia noite e dos fogos.
Mas, uma das festas mais importantes deste tipo é a que se realiza no Funchal (Madeira).

Em Portugal, nesta noite,  existe o costume de se comer, à meia - noite, doze passas de uva ou doze bagos de uva e pedir doze desejos. 
Algumas pessoas, bebem champagne, sobem para cima de uma cadeira e para atrair a boa sorte colocam, uma nota de grande valor no sapato, enquanto outras "enxotam o ano velho" fazendo muito barulho com as tampas das panelas.


O preto (ao contrário do Brasil, onde se usa sobretudo roupa branca) é a cor dominante nas festas de Réveillon, sempre à mistura com o dourado e o prateado.
Também é hábito utilizarem-se peças de roupa interior de cores específicas (predominantemente azuis ou nalguns casos vermelhas). Há quem acredite que estes costumes trazem boa sorte, na entrada do novo ano.
Uma das tradições do Dia de Ano Novo (dia 1), implica estrear-se roupa nova. Quem pode, é evidente.

Sem comentários:

Enviar um comentário