sábado, novembro 19, 2016

O Trevo Roxo

E como ele se dá bem  na minha varanda...
O Trevo Roxo ou Oxalis Atropurpurea Regnellii  é uma das 800 espécies do género Oxalis (que significa ácido/azedo). O Trevo Roxo é um trevo ornamental que tem a sua origem no Brasil, Argentina e Paraguai.

O Trevo Roxo é uma planta herbácea bolbosa, com um ciclo de vida perene, que cresce espontaneamente nas terras das regiões tropicais e subtropicais . Pode atingir cerca de 20/30 cm de altura. As suas folhas são roxas e têm uma forma semelhante a um coração triangular. Estas encontram- -se dispostas em grupos de três e estão ligadas simetricamente no final de cada pecíolo.
O Trevo Roxo floresce esporaticamente durante o ano e as suas pequenas flores são brancas ou rosadas e compostas por cinco pétalas.
Esta planta deve ser cultivada em vasos e floreiras, nunca diretamente no solo, porque fatalmente se torna numa praga de difícil erradicação.
Os trevos costumam entrar em dormência, perdendo todas as folhas. Neste momento deve-se deixar de regar o vaso até que o trevo volte a nascer.
As folhas do trevo roxo fecham durante a noite, quando chove ou quando o dia está nublado, abrindo durante o dia quando a luz volta a ficar intensa. Em inglês, esta planta é chamada popularmente de shamrock ou purple shamrock.

Sem comentários:

Enviar um comentário