O Parque Nacional da Gorongosa é uma área de conservação, situada na zona limite sul do Grande Vale do Rift africano, no coração da zona centro de Moçambique.
Este parque, com um pouco mais de 4000 km², inclui o vale e parte dos planaltos circundantes. Os rios que nascem no vizinho Monte Gorongosa, que atinge os 1.863 metros de altura, irrigam a planície.
Em julho de 2010 o governo moçambicano decidiu alargar a área do parque para 4.067 km², bem como criar uma zona tampão de 3,30 km² à sua volta.
As cheias e inundações sazonais do vale, que é constituído por um mosaico de diferentes tipos de solo, criam uma diversidade de ecossistemas distintos.
As pradarias são salpicadas por áreas de acácias, savana, floresta seca em zona de areias, lagunas que são cheias sazonalmente pelas chuvas e moitas nos montículos construídos pelas térmitas.
Os planaltos têm florestas de miombo e de montanha e uma espectacular floresta húmida no sopé de uma série de desfiladeiros calcários.
Esta combinação de características únicas suportava outrora uma das mais densas populações de vida selvagem de toda a África, incluindo carnívoros, herbívoros e cerca de 500 espécies de aves.
Mas, os números dos grandes mamíferos foram reduzidos em mais de 95% e os ecossistemas foram largamente afectados pelos cerca de trinta anos de guerra civil em Moçambique.
A Fundação Carr/Gorongosa Restoration Project, uma organização não lucrativa dos E.U.A., associou-se ao Governo de Moçambique para proteger e restaurar o ecossistema do Parque Nacional da Gorongosa e desenvolver uma indústria de ecoturismo para beneficiar as comunidades locais.
De acordo com o Sunday Times "O Parque Nacional da Gorongosa é a maior maravilha de Moçambique – uma África em miniatura, com um ecossistema que se parece com o protótipo divino".
Veja agora, em vídeo, a apresentação institucional do Parque Nacional de Gorongosa.
Sem comentários:
Enviar um comentário