São muitos os mistérios que existem na ilha de Páscoa. Agora descobriu-se que as estátuas ali existentes afinal têm um corpo. Esta última descoberta deixa-nos ainda mais espantados.
Sempre se conheceram estas estátuas, os "Moais", como sendo apenas enormes cabeças de pedra. Mas, jamais se poderia imaginar que tinham corpos. Isso mesmo, as cabeças gigantes são estátuas completas. Assim, o corpo e as mãos das estátuas está enterrado.
Um grupo privado de pesquisadores escavou, recentemente, as estátuas da ilha de Páscoa e tem estudado os hieróglifos inscritos nos corpos das mesmas. Aliás, existem hieróglifos por toda a ilha e se fossem decifrados iriam revelar muito sobre a cultura e a civilização que as esculpiu.
Esta ilha vulcânica, localizada ao sul do Oceano Pacífico, foi descoberta pelo navegador holandês Jakob Roggeveen, no domingo de Páscoa, de 1722. Em 1888 tornou-se parte do Chile. A ilha tem 170 km2 de extensão (com altitudes que variam de 200 à 500m) e fica a 3500 km da costa oeste da América do sul.
Muitos segredos e mistérios cercam a Ilha de Páscoa. Agora surgem mais alguns. As dúvidas agora são: porque é que os moais têm os corpos enterrados? As estátuas sempre estiveram enterradas? Há quanto tempo estão desta maneira? Quem e que ferramentas foram usadas na construção destas estátuas? Porque ficaram por terminar cerca de 200 moais?
De qualquer modo uma das teorias sobre o desaparecimento dos habitantes originais de Rapa Nui foi a superpopulação, facto que conduziu a conflitos internos e a falta de alimentos. Agora surge outra hipótese: um enorme "raz de marée" pode ter varrido a ilha e a sua civilização. Este desastre natural aniquilou a população e fez com que as estátuas ficassem com boa parte do seu corpo enterrado.
Mas se pensarmos bem, o Mundo está repleto de enigmas para os quais ainda não temos respostas. Este é o enigma do "Te pita, te henua" (umbigo do mundo).
Sem comentários:
Enviar um comentário