sábado, janeiro 01, 2011

Kosmic Blues

Nada melhor do que começar o ano ouvindo uma das grandes vozes da história da música dos E.U.A.
Janis Joplin (1943 — 1970) foi uma cantora e compositora que se tornou conhecida no final dos anos 60 como vocalista da banda Big Brother and the Holding Company e posteriormente, como artista a solo.
Janis nasceu na cidade de Port Arthur (Texas) nos Estados Unidos. Cresceu ouvindo músicos de blues e cantando no côro local. As suas grandes influências musicais foram Leadbelly, Big Mama Thornton, Odetta e a grande Imperatriz dos Blues, Bessie Smith.
Joplin concluiu o secundário na Jefferson High School, em Port Arthur no ano de 1960. Foi, depois, para a Universidade do Texas, na cidade de Austin, onde começou a cantar blues e folk com os amigos.
Nesta fase da vida cultivou uma atitude rebelde vestindo-se como os poetas da geração beat. Mudou-se, em 1963, do Texas para San Francisco, morou em North Beach, e trabalhou como cantora folk. Por volta desta época a sua saúde vai-se arruinando devido ao uso de drogas duras e ao abuso das bebidas alcoólicas.
Volta a Port Arthur para se recuperar. Em 1966 regressa a San Francisco, onde a influência dos blues a aproximou do grupo Big Brother & The Holding Company, que estava a ganhar alguma importância entre a nascente comunidade hippie, de Haight-Ashbury. A banda gravou um álbum em 1967. Entretanto, a falta de sucesso dos primeiros singles fez com que o álbum fosse retido até ao seu sucesso posterior.
A banda fez sucesso no Festival Pop de Monterey, com uma versão da música "Ball and Chain" e os marcantes vocais de Janis Joplin. O álbum de 1968, Cheap Thrills, acabou por destacar o nome de Janis.
Mais tarde, saiu da banda Big Brother e formou um grupo chamado Kozmic Blues Band, que a acompanhou em "I Got Dem Ol' Kozmic Blues Again Mama!" (1969). Este grupo também se separou e Joplin formou, então, o Full Tilt Boogie Band. O resultado foi o álbum Pearl (1971), lançado após sua morte. Deste álbum há a destacar as músicas "Me and Bobby McGee" (de Kris Kristofferson), e "Mercedes-Benz", escrita pelo poeta beatnik Michael McClure.
Janis Joplin morreu de overdose em 1970, em Los Angeles (Califórnia), com apenas 27 anos.
O álbum Pearl foi lançado 6 meses após sua morte. O filme The Rose, com Bette Midler, baseou-se na sua vida.
Ela hoje é lembrada pela voz forte e marcante, bastante distante das influências folk mais comuns na sua época, e também pelos temas de dor e perda que escolhia para as suas músicas. É recordada também pela paixão e intensidade que punha nas canções que cantava.
Senhoras e senhores não desperdicem a oportunidade de ver e ouvir, Janis Joplin em Kosmic Blues.


Sem comentários:

Enviar um comentário