Portugal tem uma doçaria rica e variada. Muito deste receituário provém dos conventos femininos que se espalharam por todo o país e que se celebrizaram pelos seus doces.
Reza a história que, depois de extintas as ordens religiosas em Portugal, foi no Convento de Odivelas que permaneceu a última freira. Esta freira, D. Carolina Augusta de Castro e Silva, deixou de herança à sua afilhada um caderno que continha as receitas daquele Convento. Esta, por sua vez, deixou o caderno à filha e, desta forma, foram salvaguardadas receitas da doçaria conventual que, desta forma, chegaram aos nossos dias.
Por ocasião do centenário da Fundação do Instituto de Odivelas foi publicado O Livro de Receitas da Última Freira de Odivelas, de Maria Isabel Cabral, dando a conhecer estas deliciosas receitas.
Hoje Dia de Reis deixo-lhe aqui uma das receitas de Toucinho do Céu (do Convento de Odivelas), retirada do blogue As Receitas da Avó Helena e da Avó Eduarda.
Levam-se 500 gr. de açúcar a ponto de espadana e junta-se 125 gr. de amêndoas peladas e moídas, 125 de cidra ralada, 20 gemas de ovos bem batidas e 1 colher (de café) de canela.
Unta-se bem uma forma lisa, polvilha-se com bastante açúcar, e deita-se dentro a massa e leva-se a forno brando.