Morro da Providência - 1ª Favela do Brasil |
A origem do termo "Favela" remete para um facto histórico marcante, ocorrido no Brasil, na passagem do século XIX para o século XX: a Guerra de Canudos.
Na Caatinga nordestina, é muito comum uma planta espinhosa, e extremamente resistente às secas, chamada "Favela".
Com medo, de que a revolta minasse as bases da República recém instaurada no país, foi realizado um verdadeiro massacre em Canudos com milhares de mortes, torturas e estupros em massa, num dos mais negros e sangrentos episódios da história militar brasileira, feito com maciço apoio popular.
Morro da Providência - Hoje |
Quando os combatentes republicanos voltaram ao Rio de Janeiro, deixaram de receber os seus soldos (salários) do exército e, por falta de condições para uma vida mais digna, instalaram-se em casas de madeira, sem quaisquer infraestruturas, nos morros da cidade (o primeiro foi o atual "Morro da Providência"), ao qual passaram a chamar de "Favela", relembrando as péssimas condições, que haviam encontrado na sofrida Canudos. Este tipo de sub-moradias já era utilizado, há alguns anos, pelos escravos libertados que, sem as mínimas condições financeiras para viver na cidade, passaram também a habitar as suas encostas. O termo pegou e todos estes agrupamentos passaram a chamar-se de Favelas.
Pensa-se que as maiores favelas do mundo se encontram no Brasil, mas isso é um engano. Nenhuma comunidade brasileira aparece entre as 30 maiores do planeta. O México, a Colômbia, o Peru e a Venezuela lideram o ranking, em mais um triste recorde para a América Latina.
Vista aérea da favela de Neza, nas proximidades da Cidade do México. A maior do mundo, com mais de 2,5 milhões de habitantes.
Outro engano muito comum é achar-se que as favelas são um fenómeno exclusivo do chamado "terceiro-mundo", restrito a países em vias de desenvolvimento ou emergentes. Apesar de que, em número bem menor, países desenvolvidos como, a Espanha, Portugal ou França também têm ou tiveram as suas favelas, chamadas de "Chabolas", Bairros de Lata ou "Bidonvilles", respetivamente.
A Origem Dos Nomes De Algumas Favelas Do Rio de Janeiro
A vegetação exuberante e a vista privilegiada de Copacabana levaram os moradores a compararem o local com os "Jardins Suspensos da Babilónia".
Nos anos 30, após a crise da Bolsa de 1929, que levou vários produtores de café à bancarrota, o terreno da Fazenda Quebra-Cangalha foi invadido e dividido em pequenas chácaras, que vendiam toda a sua produção na Praça Santos Dumont, responsável pelo abastecimento de toda a Zona Sul da cidade. Quando os clientes perguntavam de onde vinham as verduras e os legumes, diziam: "- É de uma tal Rocinha, lá no Alto da Gávea".
Vidigal |
Nos anos 40, na entrada do trilho de subida do Morro que, na época, ainda era coberto por mata, foi colocada uma placa que dizia: "Em breve neste local, Fábrica de Chapéus Mangueira". A fábrica nunca foi construída, mas a placa permaneceu, batizando uma das mais emblemáticas comunidades cariocas (dando nome também à célebre Escola de Samba da Mangueira).