Se quiser preparar, para o almoço de domingo de Páscoa, um doce especial, aqui lhe deixo esta receita típica portuguesa, Natas do Céu, que é verdadeiramente de ir aos céus.
Ingredientes (6 a 8 pessoas):
200 ml de natas frescas para bater
6 ovos
200g de bolacha maria ralada (opcional)
40g de açúcar
80g de açúcar
130g de açúcar
1 casquinha de limão
1 pau de canela
Amêndoa torrada picada q.b. (opcional)
Preparação:
Parta os ovos e separe as gemas das claras. Mexa as gemas com um garfo.
Num tacho leve ao lume 120 ml de água, os 130g de açúcar, a casquinha de limão e o pau de canela.
Mexa e quando entrar no ponto de ebulição, deixe ferver durante 5 minutos. Passado os 5 minutos, retire a casquinha de limão e o pau de canela.
Apague o lume e deixe arrefecer um pouco.
À calda de açúcar morna, misture muito bem as gemas. Leve novamente ao lume e deixe cozinhar em lume moderado, sem parar de mexer. Logo que as gemas engrossem e antes de começarem a ferver, apague o lume e mexa mais um pouco para que as gemas não cozam.
Deixe arrefecer o doce de ovos.
Depois do doce de ovos frio, bata as natas até que fiquem consistentes. Enquanto bate, adicione aos poucos os 40g de açúcar e bata até que fique em chantilly.
Bata as claras em castelo bem firmes. Sem parar de bater, adicione os 80g de açúcar e bata até que fique um merengue consistente.
Envolva muito bem o chantilly com o merengue até que fique um creme homogéneo.
Numa taça grande ou em taças pequenas ou em copos, coloque o creme branco ou camadas alternadas de bolacha maria e de creme branco. Com uma colher, alise bem entre cada camada. A última camada deverá ser de creme branco.
Por fim, coloque o doce de ovos ou divida-o pelos copos ou pelas taças. Polvilhe com a amêndoa torrada picada ou bolacha maria ralada.
Leve ao frigorífico até que o doce fique fresco. Depois da sobremesa fria está pronta a servir.
Nota: Acho este doce muito melhor sem a bolacha maria e a amêndoa picada.