sábado, outubro 17, 2020
O Outro Par - A Lei do Retorno
quinta-feira, outubro 15, 2020
A Propósito do Culto da Juventude
Árvores Urbanas
A instalação das chamadas "Árvores urbanas" teve estreia mundial em Lisboa. Estas "árvores" produzem oxigénio para 7.000 pessoas por hora.
As duas estruturas de madeira batizadas como City Trees e "plantadas" em Lisboa pelo grupo DPD contêm no seu interior, diferentes tipos de musgo que têm como função limpar o ar e produzir oxigénio junto ao Tejo.
Estas duas estruturas de madeira foram recentemente instaladas em plena frente ribeirinha, na Ribeira das Naus, à beira Tejo.
As duas City Trees foram instaladas em Lisboa pelo grupo DPD (que escolheu especialmente a capital portuguesa para arrancar com este projeto-piloto de descarbonização urbana) e produzem a cada hora que passa oxigénio para 14.000 pessoas. Ao fim de 24 horas a qualidade do ar em redor destas "árvores urbanas" já melhorou e há oxigénio para 336 mil pessoas.
Além do musgo no interior, as duas estruturas de madeira têm integrada uma tecnologia avançada com sensores que permitem recolher informação, de forma exaustiva, sobre o estado dos equipamentos, além de fornecer dados em tempo real sobre o ambiente e a qualidade do ar em redor dos mesmos.
No início de outubro, o grupo DPD anunciou que vai investir 200 milhões de euros até 2025 no compromisso a nível global Driving Change, com o objetivo de reduzir a pegada ambiental das suas operações e garantir "entregas verdes" em 225 cidades europeias (entre as quais Lisboa já em 2021 e o Porto entre 2022 e 2025), em 20 países diferentes, contribuindo assim para uma melhoria da qualidade de vida nos meios urbanos.
quarta-feira, outubro 14, 2020
Portugal Litoral
terça-feira, outubro 13, 2020
segunda-feira, outubro 12, 2020
O sossego da noite desce
O sossego da noite desce
sobre os meus olhos cansados,
E como flor que fenece
Dentro em minh'alma me esquece
O cuidado do meu e dos alheios fados"
Fernando Pessoa - Poesia (1902-1917)
domingo, outubro 11, 2020
O Retrato de Jeanne Hébuterne
Amedeo Modigliani (1884 - 1920) foi um artista plástico e escultor italiano que viveu parte significativa de sua vida adulta radicado em Paris.
Artista principalmente figurativo, tornou-se célebre sobretudo pelos seus retratos femininos caracterizados por rostos e pescoços alongados, à maneira das máscaras africanas.
Morreu aos trinta e cinco anos, em condições de extrema pobreza material, vítima de meningite tuberculosa, agravada pelo excesso de trabalho, álcool e drogas.
Aqui lhe deixo, para que aprecie, mais um cosplay do "Capture-me como faria Rembrandt" que é um grupo nas redes sociais em que as pessoas publicam cosplays de obras-primas. O conteúdo é criado pelos seguidores que enviam as suas fotografias no estilo de pinturas e esculturas.
Algumas pessoas procuram repetir os detalhes das obras, enquanto outras fazem isso usando o sentido de humor. No final, o resultado é sempre surpreendente.