"Mesmo quando tudo parece desabar, cabe a mim decidir entre rir ou chorar, ir ou ficar, desistir ou lutar; porque descobri, no caminho incerto da vida, que o mais importante é o decidir". Cora Coralina
As Escadas do Monte (ou Escadas Damasceno Monteiro) unem a Rua Damasceno Monteiro à Rua das Olarias.
Estas Escadas do Monte foram formalizadas em 1876. O seu nome deriva da Ermida de Nossa Senhora do Monte e de São Gens, fundada no Monte de São Gens, em 1147, e que daria depois origem à atual Capela de Nossa Senhora do Monte, no bairro da Graça.
O eminente escritor e jornalista português, Norberto de Araújo, descrevia assim esta parte da cidade de Lisboa: "A empinada Calçada do Monte, defronte do Largo, é, como estás vendo, a resultante de um caminho ou vereda que nos séculos velhos dividia a Cerca do Convento da Graça da encosta poente do Monte de S. Gens".
Proponho-lhe que assista hoje a mais um episódio do programa televisivo O Mundo Segundo os Brasileiros que desta vez nos leva a passear virtualmente até às Filipinas.
As Filipinas ou a República das Filipinas, são um vasto arquipélago da Insulíndia delimitado pelo Mar das Filipinas a leste, Mar de Celebes e Mar de Sulu a sul e Mar da China Meridional a oeste. O Estreito de Luzon, a norte, separa as Filipinas de Taiwan, o Estreito de Balabac, a sudoeste, é uma das fronteiras marítimas com a Malásia, e há também fronteira marítima com a Indonésia, a sul, através do Mar de Celebes, e com o Vietname, através do Mar da China Meridional. Também Palau se situa nas imediações, para sudeste.
A capital das Filipinas país é Manila, enquanto a cidade mais populosa é a Cidade Quezon, ambas fazendo parte da chamada Grande Manila.
O país é composto por 7 641 ilhas, que são classificadas em três divisões geográficas: Luzon, Visayas e Mindanau. A sua localização, no Círculo de fogo do Pacífico, próximo da Linha do equador, faz das Filipinas um país propenso a terramotos e tufões. Mas também é um país com recursos naturais abundantes e diversos. Com aproximadamente 300 000 km2, as Filipinas são o 72º maior país doplaneta.
Em tempos de pandemia, nada como estas voltinhas pelo mundo.
Aprecie este passeio. Não perca esta oportunidade.
Proponho-lhe que veja o pequeno vídeo em baixo, que nos permite refletir sobre o mundo de hoje.
Verifique como é agora tão necessária uma atitude positiva, inteligente e construtiva.
Não perca esta oportunidade.
Vale bem a pena.
Give me a kiss to build a dream on
And my imagination will thrive upon that kiss
Sweetheart, I ask no more than this
A kiss to build a dream on
Give me a kiss before you leave me
And my imagination will feed my hungry heart
Leave me one thing before we part
A kiss to build a dream onWhen I'm alone with my fancies...I'll be with you
Weaving romances...making believe they're true
Give me your lips for just a moment
And my imagination will make that moment live
Give me what you alone can give
A kiss to build a dream on
(instrumental break)
When I'm alone with my fancies...I'll be with you
Weaving romances...making believe they're true
Give me your lips for just a moment,
And my imagination will make that moment live
Give me what you alone can give A kiss to build a dream on
O jornalista brasileiro Ramos Silva entrevista, para o programa Voz do Planalto, TV Nova Nordeste, o poeta cordelista Ismael Gaião.
Oiça então a poesia de cordel de Ismael Gaião em, "É Assim que a Gente Fala".