sábado, outubro 19, 2019

Desculpa!


Desculpa! é um filme holandês de 2013 do género drama realizado por Dave Schram, baseado no livro de Carry Slee e que aborda a temática do bullying nas escolas.


Sinopse:
Jochem (Stefan Collier) é um adolescente atormentado na escola por um grupo de colegas da sua turma. Os seus colegas testemunham a situação mas fingem que não estão a ver, por medo de represálias. Vera (Dorus Witte) e David (Robin Boissevain) são os únicos que se mostram decididos a ajudá-lo.
Jochem encontra um cachorro abandonado nas dunas e, mais tarde, visita o abrigo para animais onde conhece Vera e, desde então, começam a encontrar-se com frequência. Apaixona-se por Vera e decide falar disso na festa da turma. No mesmo dia, Jochem sofre bullying e é forçado a beber bebidas alcoólicas. No fim da festa, todos voltam para casa exceto Jochem. A mãe (Jessica Zeylmaker) fica preocupada e comunica a polícia.
Uma manhã, o diretor da escola conta à turma que Jochem não voltou para casa depois da festa. David sente‐se culpado e juntamente com outra colega vai à procura de Jochem para lhe dizer que está arrependido. Será que é tarde demais?

sexta-feira, outubro 18, 2019

O Caso de Nero Wolfe

O Caso de Nero Wolfe é um livro de Robert Goldsborough cujo enredo e mistério, segundo o autor, deu início à lendária dupla da literatura policial: Nero Wolfe e Archie Goodwin.
Robert Gerald Goldsborough (1937 - 2004) é um jornalista americano e escritor de romances de mistério. Trabalhou durante 45 anos para o Chicago Tribune e o Advertising Age.  Após a morte de Rex Stout, o escritor Robert Goldsborough continuou, a partir do final dos anos 80,  as aventuras de Nero Wolte, tendo ganho destaque como o autor de uma série de histórias daquele detetive, publicadas de 1986 a 1994.

Sinopse:
Em 1930, o jovem Archie Goodwin chega a Nova Iorque ansioso por viver em primeira mão o frenesim da cidade. Esse excesso de entusiasmo começa por lhe trazer dissabores mas acaba por lhe dar notoriedade suficiente para iniciar uma carreira de investigador. Mas será o rapto de Tommie Williamson, filho de um magnata, a pôr Archie frente ao homem que alterará o rumo da sua vida para sempre.
O desaparecimento do pequeno Tommie, de oito anos, está a deixar Nova Iorque em alvoroço. Apenas uma pessoa parece ter a capacidade de deslindar este caso: o genial e excêntrico Nero Wolfe. Mas o detetive vive em luxuosa reclusão e vai precisar de ajuda no terreno. Archie quer desesperadamente encontrar o rapazinho e mostrar que tem a aptidão necessária para formar uma parceria com Wolfe… mas conseguirá ele aquilo que nunca ninguém conseguiu antes?
O Caso de Nero Wolfe fala-nos das origens do duo detetivesco criado por Rex Stout. Robert Goldsborough capta gloriosamente o espírito da Nova Iorque dos anos 30 e revela como Nero Wolfe e Archie Goodwin uniram forças e se transformaram em lendas da literatura policial.

quinta-feira, outubro 17, 2019

Belo e diferente


Yang Shih Hao de Taiwan conta-nos uma bela história  Asia Got Talent de 2019.
É algo de Belo e diferente!
Ora veja. Vale bem a pena.

quarta-feira, outubro 16, 2019

Ave-do-paraíso-de-vitória

O Ptiloris victoriae, também conhecido como o duwuduwu para o povo Yidinji, é uma ave do paraíso endémica da região de Atherton Tableland, uma região localizada no estado de Queensland, na Austrália, onde reside o ano todo.
Esta ave foi descoberta em 1848 e posteriormente nomeada Rainha Vitória  Os machos têm uma linda plumagem roxa, que fica mais azul com tons esverdeados na cabeça e bronze na parte de baixo do peito. Os machos têm uma curiosa mancha azul em forma de triângulo no pescoço. As fêmeas são castanhas, com "sobrancelhas" brancas.
A forma como o macho procura atrair as fêmeas é fascinante – ele curva as asas em torno do corpo e dança para os lados, enquanto insufla a garganta para acentuar a linda plumagem colorida do pescoço.

terça-feira, outubro 15, 2019

Por Mis Pistolas

Cantinflas, é o nome artístico de Mario Moreno (1911-1993), que foi um ator e humorista mexicano.

Cantinflas nasceu numa família muito humilde e tinha 12 irmãos. Teve uma adolescência marcada pela pobreza o que o levou a começar a trabalhar muito cedo, primeiro como engraxador e depois como aprendiz de toureiro, motorista de táxi e pugilista.
A sua vida mudou quando aos vinte anos, trabalhando como empregado num teatro popular, teve a oportunidade de substituir o apresentador do espetáculo que adoeceu. Ao inverter frases, trocar palavras e abusar do improviso, Cantinflas, conquistou o público hispânico.

As suas origens inspiraram várias personagens, entre eles o famoso "El Peladito". A sua maneira de falar acabou por prejudicar a sua carreira internacional. Dos mais de 40 filmes que fez, a maior parte foi produzida pela sua própria companhia.
Em Hollywood fez apenas dois filmes: A Volta ao Mundo em 80 Dias, um sucesso de bilheteira e vencedor do Óscar de Melhor Filme em 1956, e Pepe, um fracasso de público e crítica.
Hoje proponho-lhe que assista ao filme Por Mis Pistolas, onde Cantinflas cruza o muro na fronteira.

segunda-feira, outubro 14, 2019

O Fascismo....




O Fascismo cura-se lendo e o Racismo cura-se viajando.
Miguel de Unamuno

domingo, outubro 13, 2019

O Arquipélago das Quirimbas

As Quirimbas são um arquipélago de ilhas coralinas do Oceano Índico que se estendem ao longo da costa da província de Cabo Delgado, no norte de Moçambique.
Estas ilhas foram descritas pelo cronista e geógrafo português António Bocarro em 1634.
O arquipélago é constituído por cerca de cinquenta pequenas ilhas dispostas aproximadamente na direção norte-sul, localizadas entre a foz do rio Rovuma, que faz fronteira entre Moçambique e a Tanzânia, e a baía da Quissanga, a cerca de vinte quilómetros a norte de Pemba.
Uma das ilhas tem igualmente o nome de Quirimba, mas a maior e mais populosa é a do Ibo, vizinha à anterior, que chegou a ser capital da colónia. Onze ilhas fazem parte do Parque Nacional das Quirimbas que abrange seis distritos da província de Cabo Delgado numa área total de 7500 km².