A Aquametragem (2018) é uma curta-metragem de animação digital 3D (de cerca de 6, 23 minutos) sobre o uso eficiente da água. Foi escrita e realizada pela portuguesa Marina Lobo e produzida pela Lisboa E-Nova em parceria com a EGEAC.
Este filme visa sensibilizar o público em geral para uma mudança de comportamentos no modo de consumo da água e para um uso eficiente deste bem, contribuindo assim para uma maior sustentabilidade hídrica. A curta-metragem alia a cultura à sustentabilidade e aborda temas como o uso eficiente, a água reciclada, a água virtual e o nexo água-energia.
Este curta, Aquametragem, foi o vencedor da categoria "Proteger o nosso planeta" no Festival de Filmes ODSs em Acção, organizado pela Organização das Nações Unidas (ONU). Esta é a maior competição de trabalhos cinematográficos dedicados aos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Sinopse:
O Hidro foi bafejado pela sorte. Em seu redor a água parece não ter fim. Mas o seu estado de alegria é interrompido por sinais de alerta. Afinal, a água é limitada e escassa. Será tarde demais? Conseguirá a família H2O mudar os seus comportamentos e gerir este recurso de forma eficiente, aplicando o princípio dos 5 R’s (Reduzir os consumos, Reduzir as perdas e desperdícios, Reutilizar a água, Reciclar a água e Recorrer a origens alternativas)?
Oiça João Gilberto (com Tom Jobim) numa das canções símbolo da Bossa Nova:Garota de Ipanema.
Olha que coisa mais linda
Mais cheia de graça
É ela menina
Que vem e que passa
Num doce balanço
Caminho do mar
Moça do corpo dourado
Do Sol de Ipanema
O seu balançado
É mais que um poema
É a coisa mais linda
Que eu já vi passar
Ah, por que estou tão sozinho?
Ah, por que tudo é tão triste?
Ah, a beleza que existe
A beleza que não é só minha
Que também passa sozinha
Ah, se ela soubesse
Que quando ela passa
O mundo, sorrindo
Se enche de graça
E fica mais lindo
Por causa do amor
Tall and tan And young and lovely
The girl from Ipanema
Goes walking
And when she passes
Each one she passes
Goes: Ah
When she walks
She's like a samba
That swings so cool
And sways so gently
That when she passes
Each one she passes
Goes: Ah
Oh, but he watches so sadly
How can he tell her he loves her?
Yes, he would give his heart gladly
But each day when she walks to the sea
She looks straight ahead not at he
Tall and tan
And young and lovely
The girl from Ipanema
Goes walking
And when she passes
He smiles but she doesn't see
Oh, but he watches so sadly
How can he tell her he loves her?
Yes, he would give his heart gladly
But each day when she walks to the sea
She looks straight ahead not at he
Tall and tan
And young and lovely
The girl from Ipanema
Goes walking
And when she passes
He smiles but she doesn't see
She just doesn't see
No, she doesn't see
But she doesn't see
She doesn't see
No, she doesn't see
João Gilberto(1931-2019) foi um cantor e compositor brasileiro. Considerado um artista genial, revolucionou a música brasileira ao criar uma nova batida de viola com influências do jazz para tocar samba: a chamada "bossa nova".
Dono de uma habilidade ímpar com a voz e a viola, João Gilberto tornou-se conhecido no mundo da música no fim da década de 50, com "Chega de Saudade", que rapidamente se tornou um símbolo da "bossa nova".
A bossa nova é um género musical que surgiu no Brasil no fim da década de 1950. Considerado uma nova forma de tocar samba — sob influência do jazz —, foi concebido por João Gilberto, Tom Jobim, Vinicius de Moraes e jovens cantores e compositores de classe média da Zona Sul da cidade do Rio de Janeiro.
Tem como marco inicial o disco e a canção homónima Chega de Saudade, em 1959, onde João Gilberto cria uma nova batida de viola e canta de modo particular a música composta por Antônio Carlos "Tom" Jobim e Vinicius de Moraes.
O maestro Tom Jobim, cantor e instrumentista de renome, viria a tornar-se o compositor e arranjador dos maiores sucessos deste género musical.
De início, o termo Bossa Nova dizia respeito apenas a um novo modo de cantar e tocar samba, ou seja, a uma reformulação estética dentro do moderno samba carioca urbano.
Com o passar dos anos, a bossa nova tornou-se um dos movimentos mais influentes da história da música popular brasileira, passando a ser conhecida, também, em todo o mundo. Um exemplo disso é a canção "Garota de Ipanema", composta em 1962 por Vinicius de Moraes e Tom Jobim.
"A Morte Lenta: memórias dum sobrevivente de Buchenwald" é o único livro de Émile Henry. Este é o primeiro e único livro publicado originalmente em português, na primeira pessoa, sobre uma história de vida nos campos de concentração do III Reich. Émile Henry, esteve mais de dois anos no campo de concentração nazi de Buchenwald, depois de ter sido apanhado pelos alemães a tentar regressar a Portugal - onde já vivia antes - depois de cumprir o serviço militar obrigatório em França.
Émile Henry, sobrevivente do campo de concentração nazi de Buchenwald, quis contar a sua história a Portugal, país onde escolheu viver.
De acordo com o historiador, Fernando Rosas "cerca de 400 portugueses, talvez um pouco mais" estiveram confinados durante a Segunda Guerra Mundial em campos de concentração, prisões ou 'stalag' (campos de prisioneiros de guerra), sujeitos a brutais condições de trabalho forçado". Destes, "pelo menos 30 não sobreviveram".
Oiça Caetano Veloso em "Soy Loco Por Ti America "(ao vivo).
"Soy loco por ti, América" é uma canção composta por Gilberto Gil e José Carlos Capinan e gravada originalmente por Caetano Veloso no seu segundo álbum homónimo, Caetano Veloso. Foi regravada por Gilberto em 1987, para o seu disco com mesmo título, e também por Ivete Sangalo em 2005 para o álbum As Super Novas.
Soy loco por ti, América, yo voy traer una mujer playera
Que su nombre sea Marti, que su nombre sea Marti
Soy loco por ti de amores tenga como colores la espuma blanca de Latinoamérica
Y el cielo como bandera, y el cielo como bandera
Soy loco por ti, América, soy loco por ti de amores
Sorriso de quase nuvem, os rios, canções, o medo
O corpo cheio de estrelas, o corpo cheio de estrelas
Como se chama a amante desse país sem nome, esse tango, esse rancho,
Esse povo, dizei-me, arde o fogo de conhecê-la, o fogo de conhecê-la
Soy loco por ti, América, soy loco por ti de amores
El nombre del hombre muerto ya no se puede decirlo, quién sabe?
Antes que o dia arrebente, antes que o dia arrebente El nombre del hombre muerto antes que a definitiva noite se espalhe em Latinoamérica
El nombre del hombre es pueblo, el nombre del hombre es pueblo
Soy loco por ti, América, soy loco por ti de amores
Espero a manhã que cante, el nombre del hombre muerto
Não sejam palavras tristes, soy loco por ti de amores
Um poema ainda existe com palmeiras, com trincheiras, canções de guerra
Quem sabe canções do mar, ai, hasta te comover, ai, hasta te comover
Soy loco por ti, América, soy loco por ti de amores
Estou aqui de passagem, sei que adiante um dia vou morrer
De susto, de bala ou vício, de susto, de bala ou vício
Num precipício de luzes entre saudades, soluços, eu vou morrer de bruços
Nos braços, nos olhos, nos braços de uma mulher, nos braços de uma mulher
Mais apaixonado ainda dentro dos braços da camponesa, guerrilheira
Manequim, ai de mim, nos braços de quem me queira, nos braços de quem me queira
Soy loco por ti, América, soy loco por ti de amores Compositores: Gilberto Gil, Capinan, Torquato Neto