sábado, setembro 09, 2017

As Ilhas Turcas e Caicos

 As Ilhas Turcas e Caicos são um território ultramarino dependente do Reino Unido, e compostas por dois grupos de ilhas tropicais do arquipélago Lucaiano: as ilhas Caicos (maiores) e as ilhas Turcas (menores).
Localizam-se ao norte da ilha Hispaniola (onde se encontram o Haiti e a República Dominicana), no Mar das Caraíbas, ficando a sudoeste de Mayaguana, nas Bahamas.
Estas ilhas são conhecidas principalmente pelo turismo e como paraísos fiscais.
A população total é de cerca de 31 500 habitantes, 27 000 dos quais vivem em Providenciales, nas ilhas Caicos.
O nome "Ilhas Turcas" deve-se à abundância natural, no arquipélago, de uma certa espécie de cacto cuja forma recorda um fez turco. O nome "Caicos" refere-se aos "baixios ou recifes grandes que chegam às vezes a formar ilhotas".
Cockburn Town, a capital desde 1766, situa-se na Grande Turca, a cerca de 1 042 km a és-sudeste de Miami, nos Estados Unidos. As ilhas têm um total de 430 km². São geograficamente contíguas às Baamas, mas politicamente separadas destas.
O primeiro avistamento das ilhas hoje conhecidas como Turcas e Caicos ocorreu em 1512. Nos séculos seguintes, as ilhas foram reivindicadas por diversas potências europeias, tendo o Império Britânico acabado por controlá-las e permaneceram um território ultramarino britânico autónomo separado até hoje.
Em agosto de 2009, o Reino Unido suspendeu a autonomia das Ilhas Turcas e Caicos no seguimento de alegações de corrupção ministerial. A autonomia foi restaurada após as eleições gerais de 2012.

sexta-feira, setembro 08, 2017

O Furacão Irma

Segundo a Nasa, o furacão Irma é o maior da última década.

Na categoria cinco há mais de 33 horas, o Irma é o furacão nesta intensidade máxima de mais longa duração já registado no mundo até hoje pelos serviços meteorológicos - anunciou também a agência Météo France nesta quinta -feira.
Alguns países das Caraíbas e as pessoas que vivem nalgumas regiões da costa leste dos Estados Unidos aguardam ainda a passagem do furacão Irma que tem causado uma enorme devastação e um número de mortos ainda não totalmente conhecido.


Ao sobrevoar o Oceano Atlântico, um avião deparou-se com a força do furacão Irma. No vídeo, publicado pelo Centro de Operações de Aeronaves NOAA dos Estados Unidos, vê-se como o furacão afecta a estabilidade da aeronave e como o cenário é assustador lá fora.
Preste atenção a este vídeo, clicando aqui. Vale bem a pena.
E agora veja o vídeo baixo em que um morador filma a chegada das ondas e de muito vento a Cane Garden, nas British Virgin Islands.

quinta-feira, setembro 07, 2017

O Bailado dos Papagaios ou Pipas

O homem dos três "papagaios"  é um canadiano de 80 anos. Vêmo-lo aqui a participar num encontro anual da Kite Festival Internacional no Estado de Washington.
Ele maneja o voo de dois "papagaios" com as duas mãos enquanto o terceiro está ligado à sua cintura. Vejam até ao fim e admirem a aterragem incrível da última peça.
Como este homem é surdo, enquanto ele controla o "voo" os espectadores podem ficar quietos porque não houve os aplausos.
Assista ao vídeo abaixo e, certifique-se de que o som está ligado, porque a música é excelente e reflecte bem a movimentação dos "papagaios".
Fique, então com, "Romancing The Wind" com  Ray Bethell.
Não deixe de ver, pois vale bem a pena!

quarta-feira, setembro 06, 2017

O que fazer em caso de sismo?

 Um sismo de magnitude 3.2 na escala de Richter, com epicentro a 20 quilómetros de Peniche, foi registado na segunda-feira (4/9/17) pelas 18:58. 
A propósito desta notícia, é importante saber-se o que fazer para se estar seguro, sem entrar em pânico. Mas, como mais vale prevenir do que remediar é importante saber-se o que fazer antes e depois de acontecer este fenómeno geológico.
Um sismo, também chamado de abalo sísmico, tremor de terra, ou terramoto, é o resultado de uma súbita libertação de energia na crosta do planeta Terra, geralmente devido ao choque entre placas tectónicas, o que dá origem a ondas sísmicas. 
Os terramotos são medidos através de aparelhos chamados sismógrafos. 
As escalas utilizadas na medição dos sismos são as de Mercalli e de Richter. 
Os sismos abaixo da magnitude 3 são na sua maioria quase imperceptíveis ou fracos demais, enquanto que os de magnitude 7 ou mais, podem potencialmente causar sérios danos em áreas maiores, dependendo da sua profundidade. 
Um dos maiores terramotos e o mais recente foi o sismo, seguido de tsunami, de Tohoku de 2011, tendo atingido a magnitude 9, tendo sido o maior terramoto que atingiu o Japão desde que os registos começaram a serem feitos. 
Se quiser ficar a saber, então, como proceder em caso de sismo basta clicar aqui ou aqui.

terça-feira, setembro 05, 2017

Kashgar

Kashgar é uma cidade-oásis situada na parte ocidental da Região Autónoma Uigur de Xinjiang, na República Popular da China. Kashgar tem uma área de 162 000 km² e uma população de cerca de 3,5 milhões de habitantes.
Situada a oeste do deserto de Taklamakan, no sopé das montanhas Tian Shan, a cidade está a uma altitude de 1290 m.
Kashgar situa-se no cruzamento entre as rotas que provêm do vale do Amu Daria, de Khokand e Samarcanda, Almaty, Aksu e Kotan, o que a converteu num importante centro político e comercial quase desde a sua fundação.
A cerca de 200 km a oeste da actual cidade, mesmo na fronteira com o Quirguistão, passava a antiga Rota da Seda. A auto-estrada do Karakorum une Islamabad, a capital do Paquistão, com Kashgar, atravessando o passo Khunjerab.
Kashgar tem uma importante comunidade muçulmana devido à destacada presença de uigures.
Se visitar a cidade de Kashgar, tem a chance de viajar no tempo mais de um século.
 Kashgar é uma cidade que simboliza a vida durante os tempos das caravanas da Rota da Seda.  Andar pelas ruelas de tijolos de lama da Cidade Velha é uma aventura emocionante (mesmo que uma boa parte da Cidade Velha esteja a ser destruída ) e a área em torno de Kashgar tem também muito a oferecer. É possível viajar de camelo no deserto de Taklamakan um dia e em seguida viajar pela estrada de Karakorum até à passagem em altitude entre a China e o Paquistão.
No passado  Kashgar foi um importante centro para os comerciantes da Rota da Seda. Hoje a cidade oferece ao viajante a possibilidade de conhecer ótimas paisagens - acesso tanto às montanhas como ao deserto - além de muitos lugares interessantes para ver.
Caminhe pelos becos da Cidade Velha, visite o Mausoléu Apak Khoja para ouvir a fascinante história da Concubina Perfumada, visite o famoso mercado dominical  (onde acorrem numerosos agricultores da zona).e, claro, faça um passeio pela Mesquita Id Kah, a maior mesquita de toda a China.
Pode aventurar-se fora dos limites da cidade, e aí puderá visitar a antiga cidade de pedra perto de Tashkorgan, o recém-descoberto Shipton Arch e a cidade de Yengisar - lar das famosas facas Uyghur.
Se não pode ir até lá veja os dois vídeos abaixo. Aqui vai o primeiro.
E agora o segundo.

segunda-feira, setembro 04, 2017

A Seringa


A invenção da seringa foi um grande avanço na medicina.
Em 1899, Letitia Geer inventou uma seringa médica que podia ser utilizada apenas com uma das mãos o que deu origem à maioria das seringas médicas mopdernas.

domingo, setembro 03, 2017

A Edelweiss ou Flor do Amor

 Já ouviu falar na edelweiss? Quer saber um pouco mais sobre a história desta flor?
Trata-se de uma pequena planta cercada de pétalas brancas, com o centro amarelado e brácteas que lembram uma estrela.
Além de ser uma flor encantadora, a edelweiss possui algumas particularidades interessantes.
A edelweiss é uma planta nativa da Europa, sendo conhecida também como pé-de-leão. Outra particularidade é que a edelweiss (Leontopodium alpinum) é da mesma família das margaridas.
Esta planta é nativa dos Alpes e outras montanhas europeias, florescendo entre julho e setembro em alguns locais da Suíça, Áustria, França e Itália, em altitudes que vão de 1.800 a 3.000 metros.
A coloração da edelweiss é que deu origem ao seu nome, que é uma junção de duas palavras alemãs. Edel pode ser traduzido como nobre, enquanto weiss significa branco - ou seja, branco nobre ou branco precioso.
O formato em estrela e os pelos brancos fizeram da flor de edelweiss um dos maiores símbolos suíços e austríacos, de tal maneira que é considerada a flor nacional destes dois países.
Entre tantas lendas sobre a edelweiss, uma delas diz que a flor nasceu nos Alpes por causa das lágrimas de uma virgem desconsolada pela perda de seu amor.
Esta história fez com que a planta se tornasse símbolo do amor eterno e sinónimo de pureza, romantismo e demonstração amorosa.
A beleza da flor da edelweiss faz dela uma das preferidas dos jardins e centros de jardinagem europeus, figurando como planta ornamental em locais com mais de 1.500 metros de altitude, onde a sua sobrevivência se torna possível.
Além disso, é utilizada também para fins cosméticos (para bloqueadores solares e cremes antienvelhecimento) e na indústria alimentícia (ingrediente de licores, cervejas, chás, queijos e chocolates).
Assista agora, a uma cena do filme Música no Coração, que celebrizou esta bela flor.