sábado, junho 10, 2017

Portugal by Miguel Esteves Cardoso


Hoje é Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas.
Para assinalar este dia especial, proponho-lhe que assista a um entrevista (de 2006) de Miguel Esteves Cardoso, ao historiador Rui Ramos (RTP).
O jornalista Miguel Esteves Cardoso, com ironia e olhar distanciado lista e caracteriza os "padrões de cultura" da actual sociedade portuguesa. A conversa corre como se MEC procurasse traçar o perfil de uma sociedade ideal (mas portuguesa).
Não perca, porque vale bem a pena.   

sexta-feira, junho 09, 2017

A beleza dos Açores

O programa da Tv Globo, Globo Repórter, revela os segredos e a beleza do arquipélago de Açores. Ora veja!
Não perca.

quinta-feira, junho 08, 2017

I Charleston Lisboa

O "I Charleston the World"  é uma iniciativa mundial. São vários grupos espalhados por todo o mundo que já têm um IC dedicado à sua cidade.  O Porto já tem a sua versão, produzida pela Swing Station em 2015.
Em 2016 chegou a vez da capital de ter o seu "I Charleston"!
O projecto "I Charleston Lisboa" apresenta a cidade de Lisboa através da dança Charleston, a dança dos loucos anos 20!

O Charleston é uma dança surgida pouco depois da Primeira guerra mundial, sendo um divertimento dos cabarés, onde as mulheres dançavam e mostravam mais as pernas porque as saias eram mais curtas e tinham o cabelo à garçonne. O nome da dança deve-se à cidade de Charleston, na Carolina do Sul.
Originalmente era dançada pelos negros do sul dos Estados Unidos e dançada em pistas de clubes, como o Cotton Club, ao som de uma orquestra formada exclusivamente por negros e frequentada pela elite branca.
As mulheres agitavam os vestidos curtos, de cintura baixa e muitas franjas e, ao som do charleston, balançavam os longos colares de cristal ou ondulavam as plumas e os leques.

Deixo-lhe agora o vídeo "I Charleston Lisboa", que mostra alguns pontos icónicos da cidade das sete colinas, como: o Rossio, o Chiado, o Castelo, Alfama, a Estrela, Belém, etc.!
Ora veja!
Vale bem a pena ver a alegria dos dançarinos, em contraponto à beleza da capital de Portugal!
"I Charleston Lisboa" - Castelo de S. Jorge from Câmara Municipal de Lisboa on Vimeo.

quarta-feira, junho 07, 2017

Joaquim Pinto de Andrade, Uma Quase Autobiografia

Joaquim Pinto de Andrade, Uma Quase Autobiografia é um livro das Edições Afrontamento que vai ser lançado hoje.
Joaquim Pinto de Andrade (1926 -2008) foi um sacerdote angolano e um dos fundadores do MPLA.
Formado em Teologia pela Universidade Gregoriana de Roma participou em 1956 no I Congresso dos Homens de Cultura Negra, realizado em Paris.
Foi Presidente honorário do MPLA em 1962 e a partir de 1974 fez parte do grupo Revolta Activa, contrário à política oficial do partido que em 11 de Novembro desse ano, assumiu o poder em Angola.
Era Chanceler da Arquidiocese de Luanda, e foi membro da Sociedade Africana da Cultura. Morreu no mesmo dia em que faleceu o seu companheiro político do MPLA Gentil Ferreira Viana.

terça-feira, junho 06, 2017

A Lobélia Azul

A Lobélia Azul (Lobelia erinus) é  uma planta de uma beleza exuberante, que pode ser utilizada em paisagismo (atenção que é tóxica), devido ao efeito calmante provocado pelas suas belas flores azuis.
Aprecia o clima ameno e adapta-se a diversas regiões, comportando-se como uma planta anual em climas temperados a subtropicais e bienal em climas tropicais a equatoriais. A origem desta planta é o continente africano em especial a África do Sul, o Malawi, e a Namíbia.
As pequenas flores tubulares, que surgem em profusão na primavera e verão, têm aspecto assimétrico e peculiar. Sendo que as duas pétalas superiores são eretas e pequenas, e as três pétalas inferiores são grandes e unidas formam a "pista de pouso" dos polinizadores.
As cores das flores variam do branco ao azul escuro, com o centro amarelo ou branco. Atualmente existe muitas variedades, entre as quais podemos citar: a "Alba" (de flores brancas), a "Florepleno"(de flores dobradas), a "Grandiflora" (de flores grandes), a "Speciosa" (pendente), a "Blue Moon" (de flores azuis), a "Crystal Palace" (folhagem bronzeada), a "Rosamunde" (flores vermelhas), entre outras.

O Lumiar


O Lumiar visto por alguns alunos em forma de apresentação. E agora outro trabalho sobre o Lumiar em vídeo.

segunda-feira, junho 05, 2017

Sintra: Património Mundial


Sintra é uma vila portuguesa do distrito de Lisboa (Área Metropolitana de Lisboa).
Esta vila dispõe de uma enorme variedade de edifícios históricos fascinantes e de belíssimas paisagens que a tornaram um dos melhores destinos turísticos, assim como a viagem complementar mais popular a partir de Lisboa.

É sede de um município com 319,23 km² de área e 381 728 habitantes (2015), limitado a norte por Mafra, a leste por Loures, Odivelas e Amadora, a sudeste por Oeiras, a sul por Cascais e a oeste pelo oceano Atlântico.
Sintra é a vila de Portugal com mais habitantes, seguida de Cascais e Oeiras (Portugal). Esta região também é conhecida como Riviera Portuguesa.

Proponho-lhe hoje que assista a mais um episódio da série documental "Património Mundial" que reúne 14 filmes sobre edifícios e paisagens portugueses classificados pela UNESCO como Património Mundial da Humanidade.
Das vinhas da Ilha do Pico, nos Açores, ao Mosteiro da Batalha, passando, claro, pelos Jerónimos e pelo centro histórico de Guimarães, esta série cobre parte do que de melhor existe em Portugal em património histórico construído e em paisagem natural.

Ora espreite Sintra:


domingo, junho 04, 2017

Não Tem Conserto

Oiça Saiming em Não Tem Conserto (Video_Official)
A Letra & Música é de Saiming; Beat: Magic Beatz; produção audio: Curlil_G Records; produção videoclip: Digital Motions.
O vídeoclip contou com a participação de Joana Marques & Ronaldo Rodrigues.