A 21 de Agosto de 2015 assinalaram-se os 600 anos da chegada dos portugueses a Ceuta. Ceuta é uma cidade autónoma de Espanha situada no norte de África, na desembocadura oriental do estreito de Gibraltar, na pequena península de Almina, em frente a Algeciras e à colónia britânica de Gibraltar, situadas no lado oposto do estreito.
O território constitui um enclave espanhol no território de Marrocos, com o qual faz fronteira a oeste e sudoeste, e é rodeado a norte, leste e sul pelo Mediterrâneo.
O território tem 18,5 km² de área e segundo dados de janeiro de 2011, tinha 82 376 habitantes. A população é composta sobretudo de cristãos e muçulmanos, havendo também uma comunidade judaica e uma pequena comunidade hindu.
O centro urbano e os bairros mais antigos situam-se perto do porto e na encosta do Monte Hacho, que domina a cidade.
Assista, agora, a uma pequena peça documental, em vídeo, da Radiotelevisión da Cidade Autónoma de Ceuta que celebra a conquista portuguesa e o início de uma nova era para a civilização europeia.
Este vídeo, com cerca de 16 minutos, destaca a importância cultural e civilizacional do ínicio das
Ceuta - Vista do Monte Hacho
"Descobertas" para Portugal, para a Espanha, para a Europa… e para o Mundo … Ceuta, no norte de África, foi conquistada há 600 anos quando 20 mil homens liderados por D.João Ise lançaram na tomada da praça africana. Ainda hoje existem na cidade vestígios que contam a presença portuguesa de há 600 anos.