A região oferece diversas atrações que variam da arquitetura típica, aos dialetos que ainda podem ser escutados em alguns lugares. Esta região é muito famosa, também, por organizar uma das festas mais conhecidas do país, a Oktoberfest de Blumenau.
Vale a pena viajar pelas estradas que interligam as cidades do Vale Europeu. Em diversos pontos as estradas são cortadas por rios, cascatas, moinhos, capelas, engenhos e paisagens rurais.
Além das suas tradições o Vale Europeu, destaca-se pela pujança da sua economia, pois é uma das regiões mais ricas não só de Santa Catarina, mas também do Brasil, e pelas lindas belezas naturais, que dão aos amantes do ecoturismo uma variedade enorme de opções: montanhas, cachoeiras, cavernas (não deixe de visitar a caverna de Botuverá, a maior do Sul do Brasil e uma das mais belas do país), rios caudalosos e percursos ecológicos, entre outros.
Nesta região existe, portanto, a hipótese de praticar diversos tipo de turismo: o Cicloturismo, o Turismo Religioso com a Rota da Fé (o Santuário de Santa Paulina - primeira santa brasileira - em Nova Trento e o Vale de Azambuja em Brusque); o Turismo Desportivo (os morros, vales, cachoeiras e rios desta região são um convite para prática de desportos como o trekking, o rapel, o mountain bike e o parapente); o Turismo de Aventura (com os rápidos do rio Itajaí e dos seus afluentes que estão entre os melhores do Brasil para a prática de rafting).
Aprecie agora dois vídeos sobre o Vale Europeu em Santa Catarina. Valem bem a pena.