"Na Europa, nos últimos trinta anos as crianças em idade escolar mudaram muito. A escola tradicional, não consegue, por vezes acompanhar nem compensar as diferenças de desenvolvimento. Os currículos escolares foram elaborados em relação à idade e não baseados no desenvolvimento da criança. Se compararmos as crianças de há 30 anos em relação às de hoje, em muitas das competências, nota-se uma diferença de desenvolvimento de talvez mais dois anos. Isto resulta de uma infância diferente; as crianças têm uma vida mais individualizada, crescem com os Media, passam menos tempo com os colegas de jogo e provêm de famílias com formas de vida diferentes. Em tempo da globalização são necessárias novas pedagogias e novas filosofias do ensino".
Antonio Cunha Justo - [diálogos_lusofonos] - Fevereiro 27, 2015.
Recomendo a visualização da apresentação que se segue, sobre um projeto de ensino revolucionário no Japão. Veja também, como a escola está em mutação na Europa, clicando aqui.
sábado, março 28, 2015
sexta-feira, março 27, 2015
O Museu Nacional do Teatro
O Museu Nacional do Teatro comemorou este ano o seu trigésimo aniversário e em janeiro passou a designar-se Museu Nacional do Teatro e da Dança pelo seu "papel histórico" nas duas áreas.
Foi inaugurado em 1985 e ocupa o Palácio do Monteiro-Mor, situado na freguesia do Lumiar em Lisboa. O Palácio do Monteiro-Mor, um edifício do século XVIII, que após um incêndio de que apenas restaram as paredes exteriores, foi restaurado e concebido para responder ao programa museológico do MNT.
Em 2003 foi inaugurada no edifício principal a primeira exposição de carácter permanente, "Peças de Teatro: as coleções do Museu".
A exposição permanente inclui peças das mais diversas origens, tais como trajos de cena criados e desenhados por artistas como Almada Negreiros ou Paula Rego, bem como trajos e joias de cena usados por Amália Rodrigues, figurinos e maquetas de cenário originais desenhados por Carlos Botelho, Mário Cesariny, José de Guimarães ou Pedro Calapez, retratos originais de gente de teatro pintados por Columbano, Tagarro e muitos outros, objetos e documentos que representam uma parte da História do Teatro e das Artes do Palco em Portugal e que correspondem a uma pequeníssima percentagem do total das coleções do Museu. Assim, do seu acervo, fazem parte cerca de 260.000 peças, trajos e adereços de cena, maquetes de cenários, figurinos, desenhos, caricaturas, programas, cartazes, postais, álbuns de recortes de jornal, manuscritos, folhetos, coplas, discos, partituras, teatros de papel do século XVIII ao século XX, assim como um espólio com cerca de 25.000 fotografias.
O Museu Nacional do Teatro apresenta para além da sua exposição permanente, exposições temporárias dedicadas a artistas e ou companhias de teatro, prestando desta forma a sua homenagem, aos diversos e conceituados artistas de palco portugueses.
Foi inaugurado em 1985 e ocupa o Palácio do Monteiro-Mor, situado na freguesia do Lumiar em Lisboa. O Palácio do Monteiro-Mor, um edifício do século XVIII, que após um incêndio de que apenas restaram as paredes exteriores, foi restaurado e concebido para responder ao programa museológico do MNT.
Em 2003 foi inaugurada no edifício principal a primeira exposição de carácter permanente, "Peças de Teatro: as coleções do Museu".
A exposição permanente inclui peças das mais diversas origens, tais como trajos de cena criados e desenhados por artistas como Almada Negreiros ou Paula Rego, bem como trajos e joias de cena usados por Amália Rodrigues, figurinos e maquetas de cenário originais desenhados por Carlos Botelho, Mário Cesariny, José de Guimarães ou Pedro Calapez, retratos originais de gente de teatro pintados por Columbano, Tagarro e muitos outros, objetos e documentos que representam uma parte da História do Teatro e das Artes do Palco em Portugal e que correspondem a uma pequeníssima percentagem do total das coleções do Museu. Assim, do seu acervo, fazem parte cerca de 260.000 peças, trajos e adereços de cena, maquetes de cenários, figurinos, desenhos, caricaturas, programas, cartazes, postais, álbuns de recortes de jornal, manuscritos, folhetos, coplas, discos, partituras, teatros de papel do século XVIII ao século XX, assim como um espólio com cerca de 25.000 fotografias.
O Museu Nacional do Teatro apresenta para além da sua exposição permanente, exposições temporárias dedicadas a artistas e ou companhias de teatro, prestando desta forma a sua homenagem, aos diversos e conceituados artistas de palco portugueses.
Na Galeria situada no edifício fronteiro à Receção são apresentadas exposições temporárias dedicadas a todos os aspetos que intervêm nas Artes do Espetáculo.
No edifício principal do Museu está, ainda, instalada a Biblioteca, também dedicada em exclusivo às artes do espetáculo, com cerca de 35 000 volumes. É, por isso, considerada a mais vasta e completa neste domínio, em Portugal.
Assinalando o dia mundial do Teatro e as três décadas de vida do Museu do Teatro e da Dança aqui fica este post. Não deixe, contudo de visitar este Museu. Entretanto ouça a conversa entre a RTP e o diretor da instituição, José Alvarez.
E agora faça uma visita virtual ao Museu do Teatro pelas mãos do seu diretor. Ao longo das salas deste Museu encontram-se, como já lhe disse objectos de actores portugueses e trabalhos de artistas como Almada Negreiros ou Paula Rego...
quinta-feira, março 26, 2015
A Educação Geográfica e os Livros de Geografia
É necessário reflectirmos sobre a importância do ensino da Geografia na educação actual em geral, por isso, é relevante conhecermos a evolução do ensino desta disciplina ao longo do tempo.
"A Comissão de Educação Geográfica afirma que a educação geográfica é indispensável para o desenvolvimento de cidadãos responsáveis e activos no mundo actual e no futuro (CEG, 1992: 5). A Geografia não é (e nunca foi…) uma disciplina neutra; ela transmite valores, quer explícita quer implicitamente. A diferença reside apenas nos valores que se têm tentado transmitir, ao longo dos tempos. Nos últimos anos, têm-se evidenciado mudanças no ensino da Geografia. A um modelo centrado na transmissão da informação, associada a uma ideia de neutralidade, objectividade e racionalidade de aprendizagem, confronta-se hoje um outro onde se atribui especial atenção aos conceitos, às atitudes e aos valores éticos (André e Cachinho, 1996: 1) - O CONTRIBUTO DA EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL. O CASO DA GEOGRAFIA NO ENSINO SECUNDÁRIO, Alzira Filipe Alberto".
Veja então, os caminhos trilhados pela educação geográfica em Portugal recordando o "Livro de Geografia de Portugal e Colónias (3ª e 4ª Classes) ".
No Estado Novo, os autores dos livros de Geografia para o ensino Primário, eram no geral professores primários anónimos, que ignoraram a supressão da disciplina, ditada nos anos 30.
"A Comissão de Educação Geográfica afirma que a educação geográfica é indispensável para o desenvolvimento de cidadãos responsáveis e activos no mundo actual e no futuro (CEG, 1992: 5). A Geografia não é (e nunca foi…) uma disciplina neutra; ela transmite valores, quer explícita quer implicitamente. A diferença reside apenas nos valores que se têm tentado transmitir, ao longo dos tempos. Nos últimos anos, têm-se evidenciado mudanças no ensino da Geografia. A um modelo centrado na transmissão da informação, associada a uma ideia de neutralidade, objectividade e racionalidade de aprendizagem, confronta-se hoje um outro onde se atribui especial atenção aos conceitos, às atitudes e aos valores éticos (André e Cachinho, 1996: 1) - O CONTRIBUTO DA EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL. O CASO DA GEOGRAFIA NO ENSINO SECUNDÁRIO, Alzira Filipe Alberto".
Veja então, os caminhos trilhados pela educação geográfica em Portugal recordando o "
No Estado Novo, os autores dos livros de Geografia para o ensino Primário, eram no geral professores primários anónimos, que ignoraram a supressão da disciplina, ditada nos anos 30.
quarta-feira, março 25, 2015
Sobre um Poema
Um poema cresce inseguramente
na confusão da carne,
sobe ainda sem palavras, só ferocidade e gosto,
talvez como sangue
ou sombra de sangue pelos canais do ser.
Fora existe o mundo. Fora, a esplêndida violência
ou os bagos de uva de onde nascem
as raízes minúsculas do sol.
Fora, os corpos genuínos e inalteráveis
do nosso amor,
os rios, a grande paz exterior das coisas,
as folhas dormindo o silêncio,
as sementes à beira do vento,
- a hora teatral da posse.
E o poema cresce tomando tudo em seu regaço.
E já nenhum poder destrói o poema.
Insustentável, único,
invade as órbitas, a face amorfa das paredes,
a miséria dos minutos,
a força sustida das coisas,
a redonda e livre harmonia do mundo.
- Em baixo o instrumento perplexo ignora
a espinha do mistério.
- E o poema faz-se contra o tempo e a carne.
Herberto Helder
na confusão da carne,
sobe ainda sem palavras, só ferocidade e gosto,
talvez como sangue
ou sombra de sangue pelos canais do ser.
Fora existe o mundo. Fora, a esplêndida violência
ou os bagos de uva de onde nascem
as raízes minúsculas do sol.
Fora, os corpos genuínos e inalteráveis
do nosso amor,
os rios, a grande paz exterior das coisas,
as folhas dormindo o silêncio,
as sementes à beira do vento,
- a hora teatral da posse.
E o poema cresce tomando tudo em seu regaço.
E já nenhum poder destrói o poema.
Insustentável, único,
invade as órbitas, a face amorfa das paredes,
a miséria dos minutos,
a força sustida das coisas,
a redonda e livre harmonia do mundo.
- Em baixo o instrumento perplexo ignora
a espinha do mistério.
- E o poema faz-se contra o tempo e a carne.
Herberto Helder
terça-feira, março 24, 2015
Uma Pousada de Portugal no Terreiro do Paço
Está confirmada a abertura de uma Pousada no Terreiro do Paço, em Lisboa, mesmo a tempo do Verão. Se a quiser ficar a conhecer já, basta ver as primeiras imagens aqui.
Em pleno Terreiro do Paço, o grupo Pestana, que gere a rede de Pousadas de Portugal, confirmou a abertura da nova coqueluche da hotelaria alfacinha para 1 de junho.
Esta Pousada de Portugal situa-se num edifício pombalino, na ala ocidental da praça, que foi reabilitado e renovado, dando origem a uma pousada monumental, com espaços históricos de luxo. São 90 quartos e suites, repartidos por quartos Classic, Superior, Deluxe, Duplex e Suites com vista para o rio.
No complexo, encontram-se ainda spa, piscina, sauna, sala de tratamentos e ginásio. Mas há também um restaurante - com 80 lugares - e dois bares. A ementa do restaurante promete "vários pratos típicos da gastronomia tradicional portuguesa", além de vista para a praça. As atenções vão também estar particularmente viradas para o "pátio interior com uma cúpula amovível". Para os negócios, há ainda duas salas de reunião intregadas num espaço com uma capacidade de cerca de 300 pessoas.
Em pleno Terreiro do Paço, o grupo Pestana, que gere a rede de Pousadas de Portugal, confirmou a abertura da nova coqueluche da hotelaria alfacinha para 1 de junho.
Esta Pousada de Portugal situa-se num edifício pombalino, na ala ocidental da praça, que foi reabilitado e renovado, dando origem a uma pousada monumental, com espaços históricos de luxo. São 90 quartos e suites, repartidos por quartos Classic, Superior, Deluxe, Duplex e Suites com vista para o rio.
No complexo, encontram-se ainda spa, piscina, sauna, sala de tratamentos e ginásio. Mas há também um restaurante - com 80 lugares - e dois bares. A ementa do restaurante promete "vários pratos típicos da gastronomia tradicional portuguesa", além de vista para a praça. As atenções vão também estar particularmente viradas para o "pátio interior com uma cúpula amovível". Para os negócios, há ainda duas salas de reunião intregadas num espaço com uma capacidade de cerca de 300 pessoas.
segunda-feira, março 23, 2015
Lição sobre a água
Este líquido é água.
Quando pura
é inodora, insípida e incolor.
Reduzida a vapor,
sob tensão e a alta temperatura,
move os êmbolos das máquinas que, por isso,
se denominam máquinas de vapor.
É um bom dissolvente.
Embora com excepções mas de um modo geral,
dissolve tudo bem, bases e sais.
Congela a zero graus centesimais
e ferve a 100, quando à pressão normal.
Foi neste líquido que numa noite cálida de Verão,
sob um luar gomoso e branco de camélia,
apareceu a boiar o cadáver de Ofélia
com um nenúfar na mão.
António Gedeão
Quando pura
é inodora, insípida e incolor.
Reduzida a vapor,
sob tensão e a alta temperatura,
move os êmbolos das máquinas que, por isso,
se denominam máquinas de vapor.
É um bom dissolvente.
Embora com excepções mas de um modo geral,
dissolve tudo bem, bases e sais.
Congela a zero graus centesimais
e ferve a 100, quando à pressão normal.
Foi neste líquido que numa noite cálida de Verão,
sob um luar gomoso e branco de camélia,
apareceu a boiar o cadáver de Ofélia
com um nenúfar na mão.
António Gedeão
domingo, março 22, 2015
O Museu de Cera de Viena
O Museu de Cera de Madame Tussaud, é um local de visita obrigatório em Londres. Todos os anos, mais de 3 milhões de visitantes passam por lá.
O Museu de Cera de Viena, que lhe sugiro que conheça hoje, abriu ao público em 2011 e é considerado atualmente o mais perfeito do mundo.
Este novo museu de cera de Madame Tussaud, foi construído no famoso Parque Prater, onde foi o cenário do filme "O Terceiro Homem", de Orson Wells.
Entre personalidades austríacas de referência como Strauss, Sissi, Mozart e Klint (entre muitos outros) irá encontrar o presidente Obama, Nelson Mandela, Arnold Schwarzenegger e Niki Lauda, também entre muitas outras personalidades.
Ora veja! É absolutamente imperdível. E agora um vídeo sobre o assunto.
O Museu de Cera de Viena, que lhe sugiro que conheça hoje, abriu ao público em 2011 e é considerado atualmente o mais perfeito do mundo.
Este novo museu de cera de Madame Tussaud, foi construído no famoso Parque Prater, onde foi o cenário do filme "O Terceiro Homem", de Orson Wells.
Entre personalidades austríacas de referência como Strauss, Sissi, Mozart e Klint (entre muitos outros) irá encontrar o presidente Obama, Nelson Mandela, Arnold Schwarzenegger e Niki Lauda, também entre muitas outras personalidades.
Ora veja! É absolutamente imperdível. E agora um vídeo sobre o assunto.