Não sei como vieste,
mas deve haver um caminho
para regressar da morte.
Estás sentada no jardim,
as mãos no regaço cheias de doçura,
os olhos pousados nas últimas rosas
dos grandes e calmos dias de Setembro.
Que música escutas tão atentamente
que não dás por mim?
Que bosque, ou rio, ou mar?
Ou é dentro de ti
que tudo canta ainda?
Queria falar contigo,
dizer-te apenas que estou aqui,
mas tenho medo,
medo que toda a música cesse
e tu não possas mais olhar as rosas.
Medo de quebrar o fio
com que teces os dias sem memória.
Com que palavras
ou beijos ou lágrimas
se acordam os mortos sem os ferir,
sem os trazer a esta espuma negra
onde corpos e corpos se repetem,
parcimoniosamente, no meio de sombras?
Deixa-te estar assim,
ó cheia de doçura,
sentada, olhando as rosas,
e tão alheia
que nem dás por mim.
Eugénio de Andrade (Coração do Dia)
sábado, setembro 01, 2012
terça-feira, agosto 28, 2012
Malandragem
Cássia Eller (1962 — 2001) foi uma cantora e guitarrista do rock brasileiro dos anos 90.
O interesse pela música começou aos 14 anos, quando ganhou uma viola de presente. Tocava principalmente músicas dos Beatles. Aos 18, em Brasília, começou a cantar num coral, fez testes para musicais, trabalhou em duas óperas como corista, além de se apresentar como cantora de um grupo de forró. Despontou, no entanto, para o mundo artístico em 1981, ao participar num espetáculo de Oswaldo Montenegro.
Cássia Eller sempre teve uma presença em palco bastante intensa. Caracterizada pela voz grave e pelo ecletismo musical, interpretou canções de grandes compositores do rock brasileiro, como Cazuza e Renato Russo, além de artistas da MPB como Caetano Veloso e Chico Buarque, passando pelo pop de Nando Reis e o incomum de Arrigo Barnabé e Wally Salomão, até sambas de Riachão e rocks clássicos de Jimi Hendrix, Rita Lee, Beatles, John Lennon e Nirvana.
Teve uma trajetória musical bastante importante, embora curta. Gravou cerca de dez álbuns próprios no decorrer de doze anos de carreira. De facto, a sua carreira só chamou a atenção das grandes editoras em 1989. A primeira participação em disco foi em 1990, no LP de Wagner Tiso intitulado "Baobab".
2001, o ano da sua morte, foi um ano bastante produtivo para Cássia Eller. Em Janeiro, apresentou-se no Rock in Rio III, num show em que o baião, o samba e os clássicos da MPB foram cantados em ritmo de rock.
Entre Maio e Dezembro, Cássia Eller fez 95 shows. O que a levou a gravar um DVD ao vivo: o Acústico MTV. O álbum vendeu até hoje mais de um milhão de cópias e tornou-se o maior sucesso da carreira de Cássia.
No mesmo ano de 2001, apresentou-se no Video Music Brasil, da MTV, ao lado de Rita Lee, Roberto de Carvalho e Nando Reis com "Top Top" d'Os Mutantes, presente no seu "Acústico MTV".
No fim do ano, apresentar-se-ia na Praça do Ó, na Barra da Tijuca, no Rio, durante os festejos do réveillon. Faleceu dois dias antes, em 29 de Dezembro.
Ouça, agora, Cássia Eller no tema "Malandragem".