sábado, julho 14, 2012

Dos Gardenias

Oiça e veja o cantor Ibrahim Ferrer, em "Dos Gardenias" (Buena Vista Social Club).
Ibrahim Ferrer (1927 - 2005) foi um cantor cubano. Filho de uma dançarina de um clube nocturno, Ibrahim ficou órfão aos 12 anos de idade. Para sobreviver começou a cantar nas ruas. Ao longo dos anos, fez parte de diversos grupos musicais. Em 1953, juntou-se à banda de Pacho Alonso. Em 1959, mudou-se com a banda para Havana, tendo esta formação musical sido rebaptizada com o nome de "Los Bocudos". Com Alonso, Ferrer dedicou-se principalmente a ritmos cubanos. Mas, como declarou numa entrevista colectiva, sempre manteve o desejo de gravar boleros, o que veio a ocorrer no final de sua carreira, quando se juntou ao Buena Vista Social Club. O seu último disco (um disco de boleros) chamava-se "Mi Sueño". Já agora, Buena Vista Social Club era um clube de dança e actividades musicais, que existia Havana (Cuba) na década de 1940. Este clube era um local onde alguns músicos cubanos se encontravam e tocavam, entre eles Manuel "Puntillita" Licea, Compay Segundo, Rubén González, Ibrahim Ferrer, Pío Leyva, Anga Díaz e Omara Portuondo. Ao longo dos anos novos membros foram entrando no grupo. Na década de 1990, aproximadamente 40 anos após o encerramento do clube, inspirou a gravação de um disco do músico cubano Juan de Marcos González e do guitarrista americano Ry Cooder, feita com os músicos tradicionais daquele clube. O disco, chamado Buena Vista Social Club, tornou-se um sucesso internacional. Foi quando o realizador alemão Wim Wenders, filmou a apresentação do grupo na Holanda e no famoso Carnegie Hall em Nova York. Transformando estas filmagens num documentário, acompanhado de entrevistas feitas em Havana com os músicos. O filme, chamado Buena Vista Social Club, foi aclamado pela crítica, tendo sido indicado para os Oscares na categoria de Melhor Documentário e tendo ganho o prémio de Melhor documentário no European Film Awards. Em 2006 foi lançado "Rhythms del Mundo", um ábum com as estrelas do Buena Vista e da música cubana.

sexta-feira, julho 13, 2012

Surpresa!!!

Este é mais um vídeo (de 2011) genial.
A fantástica arte das sombras chinesas está aqui maravilhosamente comprovada através do bailado deslumbrante das mãos. As sombras chinesas são uma espécie de início da animação. Esta técnica teve origem nos países orientais. Os principais motivos representados eram: a religião, a sátira, a lenda e a história. Na maior parte dos países ocidentais da Europa as sombras chinesas tiveram a sua grande divulgação durante o séc. XIX. Em França já eram, contudo, conhecidas desde 1770. Existiam, neste país, vários animadores de rua que utilizavam a técnica das sombras chinesas como base do seu trabalho. O teatro de sombras pode ser o primeiro passo para se perder o medo de representar perante o público, pois o ecrã onde se projectam as sombras funciona como um elemento de protecção. No entanto, é de referir que, a preparação de uma representação com sombras chinesas, é muito complexa. É que requer um grande esforço para que se perceba o seu conteúdo e seja visualmente atraente. Veja agora, Let Calcutta Surprise You" do realizador Priyanka Rungta, apoiado por Arka Bhattacharyya.

quinta-feira, julho 12, 2012

O Encoberto

Que símbolo fecundo
Vem na aurora ansiosa?
Na Cruz Morta do Mundo
A Vida, que é a Rosa.

Que símbolo divino
Traz o dia já visto?
Na Cruz, que é o Destino,
A Rosa que é o Cristo.

Que símbolo final
Mostra o sol já desperto?
Na Cruz morta e fatal
A Rosa do Encoberto.
Fernando Pessoa (Brasão, Mensagem)

quarta-feira, julho 11, 2012

Síntese Perfeita

Este vídeo é uma síntese perfeita. Em dois minutos conta-se, com imagens e música, toda a história da humanidade. Este foi o projecto final (Our Story In 2 Minutes), do estudante de ensino médio, Zack Hemsey. A música chama-se Mind Heist (de Inception). Ora veja!

terça-feira, julho 10, 2012

A Joana em Versalhes

Se não tem hipótese de ir até Paris, visite aqui, a exposição de Joana Vasconcelos no Palácio de Versailles. Joana Vasconcelos (1971) é uma artista plástica portuguesa. Vive e trabalha em Lisboa no circuito internacional da arte contemporânea.
As participações na Bienal de Veneza, em 2005, 2007 e 2012 , afirmaram em definitivo a carreira desta artista. A representação na Trienal de Echigo Tsumari, no Japão, em 2006, a exposição Contaminação, em 2008, na Pinacoteca do Estado de São Paulo, no Brasil, ou a participação na importante exposição colectiva "Un Certain Etat du Monde?" A Selection of Works From François Pinault Foundation Collection, realizada no Garage Centre for Contemporary Culture, em Moscovo, em 2009, deram sequência a uma singular carreira internacional. "Sem Rede", a grande exposição antológica apresentada em 2010, no Museu Colecção Berardo, constituiu um enorme sucesso junto do público, estabelecendo-se como a exposição, realizada em Portugal, mais visitada de sempre.
Este ano, Joana Vasconcelos faz parte da magna exposição anual de arte contemporânea no Palácio de Versalhes. Depois do americano Jeff Koons, dos franceses Xavier Veilhan e Bernar Venet, e do japonês Takashi Murakami, Joana Vasconcelos será a primeira mulher e a mais jovem artista contemporânea a expor em Versalhes.
Não perca esta exposição! Siga as indicações (clique em CARTE para ver o plano da exposição e, depois,nos números correspondentes a cada obra exposta)do link acima e pode passear-se pelos salões de Versalhes e deliciar-se com a Exposição da Joana V.

segunda-feira, julho 09, 2012

North Atlantic

North Atlantic é uma curta metragem portuguesa que está entre as 50 melhores no Youtube Film Festival de Ridley Scott.
Depois de um ano fantástico por entre alguns dos mais importantes festivais internacionais de  cinema, NORTH ATLANTIC - primeira curta-metragem do realizador português Bernardo Nascimento - foi recentemente seleccionada como uma das 50 melhores curtas entre 15 000 concorrentes no Youtube Film Festival organizado por Ridley Scott. Até 13 de Julho, os 50 filmes estarão "online" para que o público possa votar, elegendo os 10 melhores. Estes abrirão o Festival de Veneza, onde Ridley Scott e Michael Fassbender atribuirão o grande prémio, escolhendo um realizador/projecto de longa metragem para produzir, com um orçamento de 500 000 USD. NORTH ATLANTIC, que estreou no BFI London Film Festival e foi premiado em Milão, Varsóvia, Tóquio, Vila do Conde, Los Angeles, entre outros. É a única curta metragem portuguesa nas meias-finais deste "campeonato do mundo de curtas".  Tem 15 minutos, e está disponível aqui ( em HD/full screen/auscultadores).
Já agora é de referir que, NORTH ATLANTIC precisa de chegar ao público português quanto antes,para que possa ser visto e votado em tempo útil (a votação termina no dia 13 de Julho). Aqui fica o nosso apoio e contributo na divulgação deste filme, para que esta excelente oportunidade para o cinema nacional se converta numa realidade.
Para lhe abrir o apetite, deixo-o agora, com uma das críticas registadas no mais visitado site de crítica de curtas-metragens - ShortOfTheWeek"I was moved more by this film than I have been by a theatrical release in the past year. That may seem like high praise, but really, it’s a testament to the craftsmanship of the movie. North Atlantic is a flawless example of the short form (...) it’s amazing that this is his inaugural work"
Não perca esta oportunidade. Veja o filme e vote!

domingo, julho 08, 2012

A Criança que Pensa em Fadas

A CRIANÇA que pensa em fadas e acredita nas fadas
Age como um deus doente, mas como um deus.
Porque embora afirme que existe o que não existe
Sabe como é que as cousas existem, que é existindo,
Sabe que existir existe e não se explica,
Sabe que não há razão nenhuma para nada existir,
Sabe que ser é estar em algum ponto
Só não sabe que o pensamento não é um ponto qualquer.
Alberto Caeiro, in "Poemas Inconjuntos" (Heterónimo de Fernando Pessoa)