sábado, fevereiro 04, 2012

Doci Papiaçám di Macau

A Doci Papiaçam di Macau é uma versão, em patuá, de uma canção escrita por José "Adé" dos Santos Ferreira. Esta canção faz parte do espectáculo "Macau Sâm Assi (This is Macau)".
Os Dóci Papiaçam di Macau são um grupo de teatro. Se quiser pode ter, aqui , um pequeno cheirinho do que foi o "Sorti Doci" (título de uma peça deste grupo de teatro, que girava à volta dos casinos).
O patuá, é uma língua crioula de base portuguesa existente em Macau. Patuá macaense, também chamada Crioulo macaense, Patuá di Macau, Papia Cristam di Macau, Doci Papiaçam di Macau ou ainda de Macaista Chapado, é uma língua crioula de base portuguesa formada em Macau a partir do século XVI, influenciada pelas línguas chinesas, malaias e cingalesas. Sofre também de alguma influência do inglês, do tailandês, do espanhol e de algumas línguas da Índia.
Actualmente continua a ser ainda falado por um pequeno número de macaenses que vivem em Macau ou no estrangeiro, na sua maioria já com uma idade avançada.
Este crioulo foi originalmente desenvolvido pelos macaenses e, ao longo dos séculos, sofreu muitas mudanças na sua gramática, fonética e vocabulário para responder à evolução da demografia e da cultura de Macau. Alguns estudiosos dividem o patuá em dois tipos: o arcaico, falado até ao século XIX, e o moderno, desenvolvido e falado a partir do século XIX e muito influenciado pelo cantonês.

O Patuá era dominado e falado por um grande número de macaenses e por alguns chineses de Macau, principalmente as esposas chinesas de portugueses.
Para eles, o patuá é mais fácil de aprender e pronunciar visto que este crioulo tem influências chinesas. Até ao séc. XIX, ele tornou-se numa língua importante de comunicação entre os macaenses, os chineses e os portugueses, e contribuiu bastante para o desenvolvimento socio-económico da Cidade do Santo Nome de Deus de Macau. Mas, mesmo durante o seu apogeu, o número de falantes deste crioulo era relativamente baixo, não ultrapassando as dezenas de milhares.
Miguel Senna Fernandes é um dos rostos que ‘teima’ em preservar o patuá de Macau.
Aqui ficam estas referências, porque é bom apadrinharmos estes legados. Só, assim, os poderemos ajudar a manter vivos nos quatro cantos do mundo.

Assista, também aqui, ao vídeo em que é cantada em patuá, a canção "Macau". Esta canção foi interpretada, pelo grupo Doci Papiaçam di Macau, na apresentação feita por ocasião da transição de Macau, para a República Popular da China, em Dezembro de 1999.

sexta-feira, fevereiro 03, 2012

Vida No Campo



Álvaro Domingues, geógrafo de formação (docente na Faculdade de Arquitectura do Porto), "pré-lança" o livro 'Vida no Campo'. O livro, editado pela Dafne, integra com "A Rua da Estrada" e "Volta a Portugal" uma triologia do autor.Este livro, Vida no Campo, fala da desruralização do nosso país.

Para viabilizar economicamente a publicação do livro, o autor e a editora lançaram uma campanha de subscrição de compra antecipada, de uma edição numerada e assinada pelo autor.

quinta-feira, fevereiro 02, 2012

A "Bolha" Chinesa

A "bolha" do imobiliário chinês quando rebentar poderá ser ainda mais devastadora do que foi a americana, em 2008.
Veja com atenção este vídeo, que é bastante elucidativo! O documentário que aqui é apresentado mostra como a China está a provocar um crescimento fictício, construindo gigantescas cidades fantasmas. Constrói-as sem que haja procura para tal. Este facto, altera os dados económicos e cria números que não existem.
A ver vamos, o que vai acontecer ao mundo e à China a breve trecho!

quarta-feira, fevereiro 01, 2012

Yu Ming

Ju Ming é um escultor de Taiwan (Formosa) que atingiu a fama, no seu país, nos anos 70 e em Nova York nos anos 80.
Na adolescência começou a sua aprendizagem esculpindo em madeira. Hoje, utiliza na sua arte uma série de outros materiais: bronze, aço, espuma de borracha, etc.
Ju Ming é um escultor aclamado internacionalmente. Dos trabalhos que tem exposto um pouco por todo o lado, há a salientar: "The Living World "family" que continua a aumentar e "Living World".
Muito do seu trabalho encontra-se exposto no Museu Juming, que se localiza nos arredores de Taipé. Este Museu, que está aberto ao público, foi construído a expensas do próprio artista. Não deixe pois, de ver a apresentação abaixo, que mostra as obras e o Museu de Ju Ming.

terça-feira, janeiro 31, 2012

Xico

Luísa Sobral é uma jovem cantora e compositora portuguesa, nascida em Lisboa em 1987.
Saiu do anonimato em 2003 no programa Ídolos, da SIC. Tinha apenas 16 anos. Não venceu, mas ficou em 3.º lugar. Pouco tempo depois rumou para os Estados Unidos para estudar na Berklee College of Music, onde terminou a licenciatura em 2009.
Editou o seu álbum de estreia, "The Cherry On My Cake", em Março de 2011 que atingiu, na primeira semana, o nº 3 da tabela de vendas em Portugal.
Entre as suas influências, destacam-se nomes como Billie Holiday, Ella Fitzgerald, Chet Baker, Björk, Regina Spektor, Rui Veloso, Jorge Palma, Bernardo Sassetti, Sara Tavares, Maria João e Mário Laginha.
Ouça agora, Luísa Sobral, interpretando ao vivo no CASCAIS COOLJAZZFEST 2011 (29 de Julho), a música Xico.

domingo, janeiro 29, 2012

Auroras Boreais


A maior erupção solar dos últimos seis anos provocou uma aurora boreal (26/1), observada em várias zonas da Europa e da Ásia. Aprecie, aqui, a beleza de mais este fenómeno da natureza.