sábado, outubro 24, 2009

Á Volta do Mundo

Mais um passeio, mais uma viagem. Desta vez à Volta do Mundo.
Imagine-se num balão e aprecie a viagem. Vale a pena.

sexta-feira, outubro 23, 2009

Haja Saúde

No dia 16 de Outubro comemorou-se o Dia Mundial da Alimentação.
Esta escola esteve envolvida na realização de actividades que chamaram a atenção, de toda a comunidade educativa, para a necessidade de uma alimentação equilibrada.
O Programa PES (através da sua Coordenadora); a turma de 12º ano do Curso Tecnológico de Desporto (com o incentivo do professor de Educação Física) e ainda outras turmas do Ensino Básico e Secundário (lideradas pelas Coordenadoras da Área de Projecto) estiveram envolvidas nestas realizações.
Veja agora os resultados do trabalho de investigação efectuado pela turma de 12ª ano do Curso Tecnológico de Desporto. O público alvo desta investigação foram os alunos da Escola Secundária do Lumiar.

quinta-feira, outubro 22, 2009

Pia do Urso

Não vale a pena ir para as Maldivas, não vale a pena ir para Punta Cana, não vale a pena ir para a Índia. Arrisca-se a ser apanhado por um furacão, um tsunami, um sismo ou a sofrer as consequências de uma doença tropical.
Fique-se aqui por Portugal. Visite as Aldeias Históricas do nosso país. São um autêntico tesouro escondido de Portugal. Marialva, Castelo Novo, Piodão, Castelo Rodrigo, Castelo Mendo, Linhares, Monsanto, Sortelha e Idanha-a-Velha.
Se não quiser ir para tão longe, aconselho-o(a), então, a ir até ao concelho da Batalha. A 12 Km de Fátima encontra Pia do Urso. Se quiser saber mais pormenores veja a apresentação que se segue.


quarta-feira, outubro 21, 2009

Os Prémios de Mérito

No dia 27 de Junho deste ano, alguns alunos da Escola Secundária Lumiar receberam os Prémios de Mérito de Educação, patrocinados pela Junta de Freguesia do Lumiar. Na Biblioteca Orlando Ribeiro, em Telheiras, onde decorreu a cerimónia, esteve patente, também, uma exposição com os trabalhos de alguns alunos dos Cursos de Educação e Formação desta escola. Veja agora a apresentação que lhe proponho com imagens destas iniciativas.

terça-feira, outubro 20, 2009

O Outro Lado da Maçã

O outro lado da cidade que nunca dorme é este: o lixo.
O impacto ambiental e a pegada ecológica dos habitantes de Nova York é enorme (já agora se quiser calcular a sua pegada ecológica clique aqui).
Uma cidade com quase dez milhões de habitantes e milhares de restaurantes dá origem a toneladas de lixo, todos os dias.
Este vídeo mostra exactamente isso. Aborda só o caso do lixo orgânico proveniente dos restos de comida que todos os dias milhares de pessoas deitam fora. Que consequências é que isto tem? O que é que se pode fazer? O que é a compostagem (doméstica ou não)? Podemos fazê-la nas nossas casas?
Ora veja.

segunda-feira, outubro 19, 2009

A Grande Maçã

O termo Grande Maçã (em inglês: The Big Apple) representa hoje a cidade de Nova Iorque.
Este nome tornou-se popular, mundialmente, a partir dos anos 70 do século XX.
Não se sabe ao certo a sua origem. Acredita-se que a expressão date de 1909, quando surge como metáfora, no livro O Viajante em Nova York, de Edward S. Martin. Na década de 20, o jornalista desportivo John Fitzgerald, do jornal New York Morning Telegraph, baptizou a sua coluna de Around the Big Apple (Ao Redor da Grande Maçã). Nos anos 30 e 40, vários músicos de jazz adoptaram esta expressão. Passaram a referir-se a toda a vizinhança próxima de, The Big Apple, um night club do Harlem , como a Grande Maçã. Deram, assim, mais um impulso importante, para ideia e nome alastrarem. O apelido, no entanto, caiu em desuso nas décadas seguintes. Foi só nos anos 70, graças a uma campanha do governo local (através da Agência de Convenções e Turismo de Nova Iorque), de incentivo ao turismo, que Big Apple se tornou um nome conhecido internacionalmente.

Se já visitou Nova York quer voltar, se não visitou quer, provavelmente, fazê-lo.
Os americanos consideram esta cidade, “um caso à parte”, quase considerando os habitantes de Nova York como pertencendo a outro país, ou a outro mundo. O resto do mundo pensa, exactamente, a mesma coisa.
Em Nova York é de salientar a ilha - Manhattan ou Gotham City como alguns lhe chamam – que tem 59 km² e é o condado mais densamente povoado de todos os estados, dos Estados Unidos.
A cidade de Nova York é sinónimo de comércio, de cultura e de lazer. Costuma dizer-se que é a cidade que nunca dorme. Que é a cidade de todas as raças, credos e culturas. Que é a cidade do autêntico Melting Pot.
Broadway, Soho, Greenwich Village, Little Italy, Chelsea, Garment District, Fulton Fish Market, East Village, 5th Avenue, Upper West Side, Upper East Side e Times Square, são alguns dos locais desta cidade, passíveis de serem visitados por pessoas de gostos diferentes. Merecem também ser vividos com toda a intensidade.
É preciso dizer mais? Penso que não.
Se não conhece a Grande Maçã ou não pode ir até lá, veja a apresentação que se segue.
Para além de belíssimas imagens, mostra a letra de um dos mais belos hinos, que foram escritos para uma cidade. Quem não se lembra de duas vozes especiais, Pavarotti e Liza Minnelli, a interpretarem New York, New York, canção popularizada pelo conhecido cantor, Frank Sinatra.


domingo, outubro 18, 2009

Os Poemas


Os poemas são pássaros que chegam
não se sabe de onde e pousam
no livro que lês.
Quando fechas o livro, eles alçam voo
como de um alçapão.
Eles não têm pouso
nem porto
alimentam-se um instante em cada par de mãos
e partem.
E olhas, então, essas tuas mãos vazias,
no maravilhoso espanto de saberes
que o alimento deles já estava em ti...

Fonte:
QUINTANA, Mário. Esconderijos do tempo. Porto Alegre: L&PM, 1980.