Sabia que o Teatro foi uma manifestação cultural criada pela Civilização da Antiga Grécia?
De facto, o Teatro nasceu em Atenas. Estava associado ao culto de Dionísio, deus do vinho e das festividades.
As representações teatrais tinham lugar em recintos ao ar livre com excelentes condições acústicas e de percepção das peças.
Os actores usavam trajes de cores vivas e sapatos muito altos para ficarem com uma estatura imponente. Cobriam o rosto com máscaras que serviam quer para ampliar o som da voz, quer para tornar mais visível à distância, a expressão do personagem.
Um aspecto curioso é que, em cada peça, só existiam três actores, todos do sexo masculino. Cada um deles tinha que desempenhar vários papéis, incluindo os das personagens femininas. A representação dos actores, que actuavam na cena, era acompanhada pelos comentários do coro, que se movimentava na orquestra, juntamente com os músicos.
Havia dois géneros de representações: a tragédia e comédia.
As tragédias eram peças ou representações que pretendiam levar os espectadores a reflectir nos valores e no sentido da existência humana.
As comédias eram, por sua vez, peças de crítica social que retratavam figuras e acontecimentos da sociedade da época. Ao ridicularizar os defeitos e as limitações da actuação dos homens provocavam o riso na assistência.
Agora deixo-vos o Teatro de Sombras na actualidade. Duas belas apresentações que usam apenas as sombras (do corpo ou das mãos) acompanhadas por um excelente banda sonora.
sábado, março 28, 2009
sexta-feira, março 27, 2009
O Assassinato de César
Júlio César, considerado por muitos como um dos maiores líderes de Roma, foi brutalmente assassinado a 15 de Março de 44 a.C. por alguns senadores que temiam que ele se tornasse demasiado poderoso.
No Dia da Escola a turma C do 7º ano, apresentou uma pequena encenação destes acontecimentos. A peça termina com a morte de César, após ter proferido a célebre frase imortalizada por Shakespeare, " Até tu, Brutus, meu filho ".
Parabéns 7º C!
No Dia da Escola a turma C do 7º ano, apresentou uma pequena encenação destes acontecimentos. A peça termina com a morte de César, após ter proferido a célebre frase imortalizada por Shakespeare, " Até tu, Brutus, meu filho ".
Parabéns 7º C!
quinta-feira, março 26, 2009
Dia da Escola
No dia 5 de Março comemorou-se o Dia da Escola. Foi um dia diferente em que as aulas foram substituídas por diversas actividades.
Os alunos empenharam-se realizando trabalhos para as exposições, tendo participado activamente na preparação e acompanhamento de algumas iniciativas desenvolvidas ao longo deste dia.
Os alunos puderam "experimentar" actividades como o Hip-Hop, deram largas à sua veia artística, promovendo um show, cantando diversas canções em inglês na sala de Inglês, realizando uma peça de teatro.Leram poesia na Biblioteca, jogaram, na sala de Geografia, vários jogos entre os quais alguns sobre orientação Geográfica.
Os alunos empenharam-se realizando trabalhos para as exposições, tendo participado activamente na preparação e acompanhamento de algumas iniciativas desenvolvidas ao longo deste dia.
Os alunos puderam "experimentar" actividades como o Hip-Hop, deram largas à sua veia artística, promovendo um show, cantando diversas canções em inglês na sala de Inglês, realizando uma peça de teatro.Leram poesia na Biblioteca, jogaram, na sala de Geografia, vários jogos entre os quais alguns sobre orientação Geográfica.
quarta-feira, março 25, 2009
Um Encontro Com...
terça-feira, março 24, 2009
Lobito
Lobito, de António Mateus "é um hino a uma das cidades mais bonitas de Angola e às suas gentes, contado por quem nela viveu e a amou. A mão rigorosa do autor leva-nos até ao Lobito dos anos sessenta, guiando-nos pelos seus bairros, praças, ruas, praias e outros lugares guardados num canto privilegiado da memória de todos os que lá viveram."
Este romance é mais uma sugestão de leitura, para momentos de descontração e lazer.
segunda-feira, março 23, 2009
Água é Vida!
domingo, março 22, 2009
Outro Dia Especial...
As Nações Unidas, através de uma resolução de 22 de Dezembro de 1992, declararam o dia 22 de Março de cada ano, como o Dia Mundial da Água. O intuito é sensibilizar o público em geral para a necessidade de conservar os recursos hídricos.
As comemorações do Dia Mundial da Água de 2009 incidirão sobre as questões relacionadas com as águas compartilhadas entre nações. As disputas em torno da água são milenares. Procura-se, assim, que os países ignorem diferenças políticas e beneficiem de um património que é comum.
Pessoas de todo o mundo irão, pois, celebrar este dia sob o lema: Águas Partilhadas são Oportunidades Partilhadas.
Segundo as Nações Unidas, dentro de 20 anos, metade da população mundial será afectada por problemas relacionados com a falta de água. Teme-se, também, que as guerras do século XXI sejam motivadas pelas dificuldades de gestão e pela escassez deste recurso.
No nosso planeta há locais mais vulneráveis que outros a desastres naturais. Alguns destes desastres estão associados ao elemento água. É o caso das inundações e secas, deslizamentos de terra, avalanches e tempestades.
Os efeitos destes desastres resultam não só das condições naturais (solos menos produtivos, mais susceptíveis à erosão e à degradação ) mas também do nível de desenvolvimento humano local (nomeadamente em relação às actividades económicas). Daí que os efeitos mais severos sejam sentidos nos países em desenvolvimento.
As comemorações do Dia Mundial da Água de 2009 incidirão sobre as questões relacionadas com as águas compartilhadas entre nações. As disputas em torno da água são milenares. Procura-se, assim, que os países ignorem diferenças políticas e beneficiem de um património que é comum.
Pessoas de todo o mundo irão, pois, celebrar este dia sob o lema: Águas Partilhadas são Oportunidades Partilhadas.
Segundo as Nações Unidas, dentro de 20 anos, metade da população mundial será afectada por problemas relacionados com a falta de água. Teme-se, também, que as guerras do século XXI sejam motivadas pelas dificuldades de gestão e pela escassez deste recurso.
No nosso planeta há locais mais vulneráveis que outros a desastres naturais. Alguns destes desastres estão associados ao elemento água. É o caso das inundações e secas, deslizamentos de terra, avalanches e tempestades.
Os efeitos destes desastres resultam não só das condições naturais (solos menos produtivos, mais susceptíveis à erosão e à degradação ) mas também do nível de desenvolvimento humano local (nomeadamente em relação às actividades económicas). Daí que os efeitos mais severos sejam sentidos nos países em desenvolvimento.