sábado, novembro 26, 2022

Eugénio e os Pintores

Eugénio de Andrade - pintura de
Ana Paula Lopes

sei de pintores que se inquietavam por
a luz entardecia, muita gente se afadigava no
pressentirem uma relação entre a cor e a palavra.
era nos anos sessenta em s. lázaro, quando


lento regresso a casa, as aves recolhiam e
eles sabiam que havia alguém para falar
das águas e das luas e da sombra
das cores, dos gestos entre as hastes e os farrapos

do silêncio. seria à mesa do café, numa
sala cheia de livros, num vão de escada a caminho
do atelier que lhe propunham essa
revisita das fontes, das perturbadas melancolias

que ele havia de dizer por palavras no papel.
mostravam-lhe os trabalhos, esperando as
justas perífrases, os ritmos em que haviam de rever
a sua fome do real nas artes da pintura.

era o cruzar das solidões comovidas: tudo
seria reescrito, portuense, partilhado
com uma densa, irisada exactidão, lá onde
umas pétalas da música começam

a partir de uma cor ou de um murmúrio,
de um rosto ou de uma nuvem,
de uma explosão do sol, de uma agonia.
era nos anos sessenta, era em s. lázaro.

Vasco Graça Moura Poesia 1997/2000, Círculo de Leitores

sexta-feira, novembro 25, 2022

Como Pode Sentir-se Mais Confiante

Saiba como pode sentir-se mais confiante, vendo mais um vídeo da influencer brasileira Luciane Cachinski.

Luciane Cachinski é uma influencer e youtuber brasileira que se dedica a transmitir ao público feminino, com um humor peculiar, o que aprendeu sobre moda durante 27 anos. 

Luciane é também proprietária da empresa Corte in Brazil, que fabrica, num pequeno atelier familiar, uma coleção feminina básica em malha. Neste vídeo Luciane mostra-lhe como disfarçar a barriguinha que é o calcanhar de Aquiles de qualquer mulher. 

Assista a este vídeo, para se tornar mais autoconfiante. Aqui ficam cinco dicas muito simples para que consiga ter mais confiança naquilo que está a usar.

Ora veja. 

Vale bem a pena.



quinta-feira, novembro 24, 2022

Catar: O País do Mundial de 2022

O Catar ou Qatar, é um país árabe, conhecido oficialmente como um emirado do Médio Oriente. Situa-se na costa nordeste da Península Arábica, ocupando a pequena península do Catar.  Faz fronteira com a Arábia Saudita a sul, e o Golfo Pérsico envolve o resto do país. Um estreito do Golfo Pérsico separa o Catar da nação insular vizinha, o Bahrein.

A península do Catar localiza-se entre as latitudes de 24° e 27°N e as longitudes de 50° e 52°E. A maioria do país é composta por uma planície árida baixa e coberta de areia. A sudeste encontra-se o Khor al Adaid ("mar interior"), uma área de dunas de areia que cercam uma entrada do Golfo. O clima caracteriza-se por invernos amenos e verões muito quentes e húmidos.

O Catar é um país cuja paisagem abrange um deserto árido e um longo litoral no Golfo Pérsico repleto de praias e dunas. Também na costa, fica a capital Doha, conhecida pelos arranha-céus futuristas e pela arquitetura ultramoderna inspirada no antigo design islâmico, com exemplos como o Museu de Arte Islâmica, feito de calcário e localizado na marginal à beira-mar da cidade, chamado Corniche.

O ponto mais alto no Qatar é Qurayn Abu al Bawl, com 103 metros de altura. Na área de Jebel Dukhan existem as principais jazidas terrestres de petróleo do país, enquanto os campos de gás natural se localizam no mar, a noroeste da península.

O nome Catar deriva de Qatara, que se acredita referir à antiga cidade de Zubarah, um importante porto comercial e cidade da região. A palavra "Qatara" aparece pela primeira vez num mapa do mundo árabe de Ptolomeu.

O Catar é um emirado absolutista e hereditário comandado pela Casa de Thani desde meados do século XIX. As posições mais importantes no país são ocupadas por membros ou grupos próximos da família al-Thani. Em 1995, o xeque Hamad bin Khalifa Al Thani tornou-se emir após depor o pai, Khalifa bin Hamad al Thani, num golpe de Estado​​.

O Catar foi um protetorado britânico até se tornar independente em 1971. Desde então, tornou-se um dos estados mais ricos da região, devido às receitas provenientes do petróleo e do gás natural (possui a terceira maior reserva mundial de gás). Antes da descoberta do petróleo, a economia do país era baseada principalmente na extração de pérolas e no comércio marítimo. Atualmente, lidera a lista dos países mais ricos do mundo e está classificado em 41º lugar (logo depois de Portugal) na lista das Nações Unidas de países com maior desenvolvimento humano (IDH), e em 3° no mundo árabe. A Freedom House considera o país como "não livre". A  Amnistia Internacional tem noticiado vários atropelos aos direitos humanos. Desde a primeira Guerra do Golfo, tem sido um importante aliado militar dos Estados Unidos e atualmente abriga uma importante base militar na região.

Em 1515, D. Manuel I de Portugal tornou o Reino de Ormuz um Estado vassalo. O Reino de Portugal passou a controlar uma parcela significativa da Arábia Oriental em 1521. O Forte de Al Zubara (provavelmente de origem portuguesa), é uma  fortaleza militar histórica do Catar que é património mundial do UNESCO. Em 1550, os habitantes de al-Hasa colocaram-se voluntariamente sob domínio do Império Otomano, preferindo-o em relação ao Império Português.

O Catar tem uma população estimada em 2,8 milhões de habitantes, dos quais apenas 313 mil são nativos catarianos. Os demais são trabalhadores estrangeiros, especialmente de outras nações árabes (13%), do subcontinente indiano (Índia 24%, Nepal 16%, Bangladesh 5%, Paquistão 4%, Sri Lanka 2%), do Sudeste Asiático (Filipinas 11%) e demais países (7%). Também é um dos poucos países do mundo em que os seus cidadãos não pagam impostos.

A religião predominante e oficial do Catar é o islamismo (sunita) embora haja cerca de 5% de seguidores do islamismo xiita. A lei xaria é a principal fonte da legislação do Catar de acordo com a Constituição.

Em 2010, de acordo com o Pew Research Center havia 67,7% de muçulmanos, 13,8% de cristãos, 13,8% hindus e 3,1% budistas. 

A população cristã é composta quase inteiramente por estrangeiros. Desde 2008, os cristãos foram autorizados a construir igrejas em terrenos doados pelo governo, mas a atividade missionária estrangeira é desencorajada oficialmente. Apesar de serem uma parcela significativa da população, hindus e budistas não têm um lugar oficial de culto.

Se quiser saber quais são os melhores passeios no Catar, O País do Mundial de 2022, não deixe de ver os restantes vídeos desta série especial do Viaje Comigo. São mais três vídeos mostrando a cultura, costumes, museus, parques, estádios e atrações turísticas na capital do país, Doha, que pode ver clicando nos links a seguir: Passeios e ComprasMercado Waqif Catar 4 (Os Estádios Do Mundial FIFA 2022).

quarta-feira, novembro 23, 2022

Yolanda

Ouça o mítico Pablo Milanés em Yolanda (Ao vivo em Havana, Cuba, em 2019). 

Pablo Milanés (1943 - 2022) foi um cantor e guitarrista cubano. E quem é esta mulher que inspirou versos tão apaixonados a Pablo Milanés

Chama-se Yolanda Benet, produtora de cinema e TV em Cuba, e era a esposa de Pablo em 1970. Tinha acabado de dar à luz Lynn, a primeira filha do casal. Mas o cantor não podia estar presente no momento do parto por causa de compromissos profissionais agendados para longe de Havana. Quando chegou à cidade, entregou à mulher uma das canções mais bonitas e românticas do mundo.

Esto no puede ser no mas que una canción
Quisiera fuera una declaración de amor
Romantica sin reparar en formas tales
Que ponga freno a lo que siento ahora a raudales

Te amo
Te amo
Eternamente te amo

Si me faltaras no voy a morirme
Si he de morir quiero que sea contigo

Mi soledad se siente acompañada
Por eso a veces se que necesito
Tu mano
Tu mano
Eternamente tu mano

Cuando te vi sabia que era cierto
Este temor de hallarme descubierto
Tu me desnudas con siete razones
Me abres el pecho siempre que me colmas
De amores
De amores
Eternamente de amores
Si alguna vez me siento derrotado

Renuncio a ver el sol cada mañana
Rezando el credo que me has enseñado
Miro tu cara y digo en la ventana

Yolanda
Yolanda
Eternamente Yolanda
Yolanda
Eternamente Yolanda
Eternamente Yolanda

terça-feira, novembro 22, 2022

Hebe de Bonafini: Uma Mulher de Coragem

Hebe de Bonafini (1928 - 2022) foi uma ativista argentina e uma das fundadoras da Associação das Mães da Praça de Maio.

Hebe foi cofundadora e símbolo deste movimento de mães, formado na década de 1970 para exigir informações sobre os filhos sequestrados, torturados e desaparecidos durante a sanguinária ditadura militar que governou o país entre 1976 e 1983 e que deixou 30 mil mortos.

Ainda hoje, as Mães da Praça de Maio reúnem-se todas as quintas-feiras nesta praça, diante da Casa Rosada, a sede do governo argentino, em busca de justiça e verdade. Hebe perdeu dois dos seus três filhos sequestrados pelos militares. O seu filho mais velho, Jorge Omar, foi sequestrado e desapareceu em 8 de fevereiro de 1977, em La Plata, tendo, em 6 de dezembro do mesmo ano acontecido o mesmo ao seu outro filho, Raúl Alfredo, em Berazategui. Em 25 de maio de 1978, desapareceria também a sua nora, María Elena Bugnone Cepeda, mulher de Jorge.

segunda-feira, novembro 21, 2022

Os Emirados Árabes: O Mundo Segundo Os Brasileiros

Venha conhecer Os Emirados Árabes através do programa televisivo: O Mundo Segundo Os Brasileiros

Baseado no original espanhol, a série leva o telespectador a percorrer alguns dos principais roteiros turísticos do mundo, lugares bastante conhecidos ou pouco explorados, porém repletos de descobertas e contrastes. O programa, começou a ser exibido na sua versão brasileira em 2011.

Agora que o Mundial de Futebol se realiza no Qatar, não deixe de conhecer (nem que seja virtualmente) esta região do Médio Oriente.

Os Emirados (ou emiratos) Árabes Unidos situam-se no Médio Oriente. Como o nome já diz, o país é uma união (federação) de sete emirados: Abu Dhabi, Ajman, Dubai, Fujairah, Ras al-Khaimah, Sharjah e Umm al-Quwain.

A principais religião do país é o islamismo. Como língua oficial, os Emirados Árabes adotam o árabe. A moeda é o dirham. Os Emirados Árabes possuem limites com o Golfo Pérsico (norte, leste e oeste), Omã a leste e Arábia Saudita ao sul.  

Não perca a oportunidade de conhecer mais esta região do globo. 

Ora veja.

domingo, novembro 20, 2022

A Viúva e o Papagaio

 A Viúva e o Papagaio é um livro de Virginia Woolf (recomendado pelo Plano Nacional de Leitura para o 5.º ano de escolaridade).

Virginia Woolf  (1882 - 1941), desde cedo ligada a grupos de intelectuais, casou em 1912 com Leonard Woolf e com ele fundou a editora Hogarth Press, responsável pela revelação de autores como Katherine Mansfield e T. S. Eliot e pela publicação das suas próprias obras. Reconhecida como uma das mais proeminentes figuras do modernismo britânico, destacam-se entre os seus trabalhos os romances Mrs Dalloway (1925), Orlando (1928) e As Ondas (1931), assim como o ensaio Um Quarto que Seja Seu (1929). Após sucessivas crises depressivas e não suportando o isolamento provocado pelo agravar da Segunda Guerra Mundial, suicida-se em março de 1941, em Lewes.

Sinopse:

Imprevisível, divertido e inteligente, este conto acompanha a aventura da Sra. Gage, uma velha viúva que descobre uma herança inesperada com a ajuda de um papagaio invulgar. "Não está ninguém em casa!", "Não está ninguém em casa!" é só o que o papagaio James sabe dizer, mas ele esconde um segredo, assim como esta história esconde uma lição…