sábado, novembro 05, 2022

TUT, o Rei Menino

Tutancámon (c. 1 341 a.C. — c. 1 323 a.C.) foi um faraó da décima oitava dinastia (governou de c. 1332–1323 a.C.), durante o período da história egípcia conhecido como Império Novo.

Desde a descoberta de sua tumba quase intacta, foi chamado coloquialmente como Rei Tut. O seu nome original, Tutankhaten, significa "Imagem viva de Áton", enquanto que Tutankhamun significa "Imagem viva de Amom". 

A descoberta a 4 de novembro de 1922, por Howard Carter, da tumba de Tutancámon, financiada por Lord Carnarvon, recebeu a cobertura da imprensa mundial. Isto despertou um enorme interesse público pelo antigo Egito, do qual a Máscara mortuária de Tutancámon continua a ser um símbolo popular. 

Tutancâmon foi enterrado num túmulo excepcionalmente pequeno tendo em conta o seu status. A sua morte pode ter ocorrido inesperadamente, antes da conclusão de uma grandiosa tumba real, fazendo com que a múmia de Tutancámon fosse sepultada num túmulo destinado a outra pessoa. Assim se preservaria a observância dos habituais 70 dias entre a morte e o enterro.

A tumba, encontrada quase intacta e repleta de tesouros, foi saqueada pelo menos duas vezes na antiguidade.  Mas, com base nos itens retirados (incluindo óleos e perfumes perecíveis) e a evidência de restauração da mesma após as intrusões, esses saques provavelmente ocorreram alguns meses depois do enterro inicial. Entretanto, a localização do túmulo perdeu-se no tempo, porque ficou soterrado por detritos de tumbas posteriores, além disso, foram construídas casas de trabalhadores sobre a sua entrada.

O túmulo continha 5,398 items, incluindo um caixão de ouro maciço, a máscara mortuária de Tutancámon, tronos, arcos e flechas, trombetas, um cálice de alabastro, 130 bengalas e suportes, comida, vinho, sandálias e roupas íntimas de linho. Howard Carter levou 10 anos a catalogar todos estes itens. Uma análise efetuada em 2016 descobriu que a lâmina de punhal de ferro de Tutancâmon, uma adaga recuperada da tumba, tinha uma lâmina de ferro confeccionada a partir de um meteorito.

Em fevereiro de 2010, os resultados dos testes de DNA realizados confirmaram que ele era o filho de uma múmia que alguns acreditavam ser de Aquenáton. A  mãe era a irmã e a esposa de seu pai, cujo nome é desconhecido, mas cujos restos mortais são positivamente identificados como a múmia "Dama Jovem" (possivelmente Nefertiti).  

Cem anos depois da descoberta do túmulo de Tut, o Rei Menino, repleto de tesouros maravilhosos, este continua a deslumbrar-nos e a proporcionar-nos novos conhecimentos acerca dos costumes egípcios. Tut transformou-se, assim, num dos faraós mais famosos do Egito. 

sexta-feira, novembro 04, 2022

A Gastronomia Cubana

As comidas típicas (ou principais pratos) de Cuba são: 

  • Moros y Cristianos: é um prato tradicional  servido tanto nos restaurantes como nas casas cubanas  (veja a receita no vídeo abaixo). É a versão cubana do arroz com feijão, que é um prato encontrado em toda a América Latina, Caraíbas e no sul dos E.U.A..

Moros y Cristianos significa literalmente em português, Mouros e Cristãos, que é um festival que ocorre na Espanha, de forma a celebrar a Reconquista aos mouros entre os séculos VIII e XV. Uma versão deste festival existe nas Filipinas como o nome de moro-moro. Em Portugal e nos países lusófonos, esta festa ocorre de forma parecida, com o nome de Cavalhadas.
Moros y Cristianos é a versão cubana do arroz com feijão, em que os Moros são representados pelo feijão e os Cristianos pelo arroz.

  • Ajiaco: Um prato muito famoso, não só em Cuba, mas também em outros países latinos. É um prato feito à base de batata, frango e milho. A especificidade do Ajiaco tem a ver com o uso de ervas nativas. Neste caso, especificamente, é adicionada uma erva chamada Guasca e as batatas utilizadas são originais de Cuba. 
  • Arroz Con pollo: Um dos pratos mais comuns e badalados de Cuba. A especificidade deste prato é a cor amarelada do arroz que  é misturado e cozido com Achiote. O acompanhante principal deste arroz é o frango, que também é cozido com o arroz.
  • Ropa Vieja: Um prato muito tradicional, básico e de sabor é excelente. Os ingredientes são: carne de vaca desfiada misturada com arroz branco, feijão e salada para fechar o prato. O grão de bico é algo fundamental também nesta refeição. 
  • Tamales: Um prato que pode encontrar noutros países, mas cada um deles tem um tempero específico. O cubano é uma mistura de frango e milho.  Os tamales são parecidos com uma pamonha, bem macia e deliciosa! 

E agora quais são as sobremesas cubanas?

As suas tradicionais sobremesas são: rosquita, tortica de morón e biscocho. No fundo são bolachinhas mais secas, mas deliciosas.

quinta-feira, novembro 03, 2022

Oxalá te Veja

Ouça a banda portuguesa O'queStrada (exclusivo Antena 3) em Oxalá te Veja. 

Tenho dores fechadas em caixinhas

Contra mim, contra ti, contra lá

Contra os dias que passam a meu lado

Tenho dores fechadas em caixinhas

Contra aqui, contra ali, contra cá

Que me dizem "estou aqui, estamos lá"

Ai diz-me lá-á

Diz-me aqui

Oxalá oxalá te veja a meu lado ao pé de mim

Tenho dores fechadas em caixinhas

Contra mim, contra ti, contra lá

Contra os dias que passam a meu lado

Tenho dores fechadas em caixinhas

Contra aqui, contra ali, contra cá

Mas que me dizem "estou aqui, estamos lá!"

Ai diz-me lá-á

Diz-me aqui

Oxalá oxalá te veja a meu lado ao pé de mim

Ao pé de mim

Ai oxalá te veja a meu lado ah

Oxalá te veja vem aqui

Ai oxalá te veja a meu lado ao pé de mim

Ao pé de mim

Glória à Hirmínia, ao merceneiro e tais fadistas

Glória à ginjinha, ao medronho e à revista

Glória à Hirmínia!

Glória!

À Hirmínia, ao merceneiro e tais fadistas

À ginjinha, ao medronho e à revista

Contra mim, contra ti, contra lá

Contra aqui, contra ali, contra cá

Conta mim, contra ti, contra lá

Contra mim, contra ti, contra lá

segunda-feira, outubro 31, 2022

Broas De Café

As Broas são uma tradição na época dos Santos ou no Natal em algumas regiões portuguesas. Aprenda a fazer broas de café com um toque de mel e nozes.  Para isso, deixo-lhe aqui várias receitas: nos vídeos abaixo, nos links e ainda outra já a seguir. 

Ingredientes 

700 g de açúcar amarelo
500 ml de café forte
500 ml de água
20 g de erva doce em pó
50 g de canela
1 colher de chá de sal
250 g de nozes moídas
500 ml de azeite
1 kg de farinha
4 colheres de sopa de mel

Preparação

Ferva os ingredientes todos com excepção da farinha.
Depois com o tacho fora do lume deita-se a farinha e leva-se novamente ao lume e deixa-se cozer um pouco.
Vão ao forno em tabuleiro untado a secar um pouco, eu deixo cerca de 20 minutos.
Ainda quentes passam-se por açúcar.

Algumas dicas:

A confecção das broas de café tem 2 segredos principais: a qualidade do café e a consistência da massa. Eis como proceder em cada uma das situações:

1. Para obter um café bem forte: ferva a água e adicione o café. Mexa bem e volte a ferver novamente.
2. Para saber quando a massa está com a consistência certa: mexa insistentemente até que comece a ficar com um comportamento semelhante à plasticina, em que a massa descola do fundo da panela. Se for necessário, adicione um pouco mais de farinha.
3. Pode substituir o mel por caramelo. Também pode alterar a quantidade de açúcar consoante o seu gosto pessoal.
4. A erva doce proporciona um aroma ótimo e contrasta bem com o sabor do café. Mas se não gostar, pode eliminar este ingrediente.

Agora as Broas de Café e Mel (de Pedrógão - Torres Novas), também conhecidas como como Broas Fervidas, ou Podres.

As Broas de Café e Mel são um dos doces tradicionais do Ribatejo, e são broas rápidas e fáceis de fazer. 

Ingredientes:

250ml azeite
200ml água
10gr café solúvel
250gr açúcar amarelo
10gr mel
500gr farinha T65
7gr erva doce
10gr canela
4gr fermento em pó
1 pitada cravinho
1 pitada de sal
100gr frutos secos grosseiramente picados (amêndoa - noz - pinhão - mistura de vários frutos secos)*
q.b. açúcar branco para polvilhar. Para as preparar não deixe de ver o vídeo a seguir. 

domingo, outubro 30, 2022

La Bodeguita del Medio

La Bodeguita del Medio, ou La Bodeguita, é um bar e restaurante de comida típica cubana localizado em Havana Velha, Cuba. 

Hoje em dia é uma  notória atração turística da cidade. As suas paredes estão repletas de escritos e assinaturas de visitantes, ilustres ou não. Dentre os seus frequentadores célebres, contam-se Salvador Allende, Pablo Neruda, Errol Flynn e Ernest Hemingway, que escreveu nas paredes: "My mojito in La Bodeguita, My daiquiri in El Floridita", ou seja, O Meu mojito na Bodeguita, o meu daiquiri no Floridita. O poeta cubano, Nicolás Guillén, por sua vez, dedicou-lhe estes versos:

La Bodeguita es ya la bodegona,

que en triunfo al aire su estandarte agita,

más sea bodegona o bodeguita

La Habana de ella con razón blasona.

Hártase bien allí quien bien abona

plata, guano, parné, pastora, guita.

Mas si no tiene un kilo y de hambre grita.

No faltara cuidado a su persona.

La copa en alto, mientras Puebla entona

su canción, y Martínez precipita.

Marejadas de añejo, de otra zona.

Brindo porque la historia se repita,

y porque es ya la bodegona,

nunca deje de ser La bodeguita.

E agora fique também com Carlos Puebla em La Bodeguita del Medio. Aqui, no documentário para a televisão cubana (1989), Carlos Puebla é acompanhado por Los Tradicionales.