sábado, outubro 22, 2022

Como Usar O Vestido Camiseiro: Um Vestido Para Todas As idades

Saiba como usar o vestido camiseiro vendo mais um vídeo da influencer brasileira Luciane Cachinski.

Luciane Cachinski é uma influencer e youtuber brasileira que se dedica a transmitir ao público feminino, com um humor peculiar, o que aprendeu sobre moda durante 27 anos. 

Luciane é também proprietária da empresa Corte in Brazil, que fabrica, num pequeno atelier familiar, uma coleção feminina básica em malha. 

Neste vídeo Luciane  mostra-lhe que o Vestido Camiseiro é um modelo clássico, mas sempre atual e adequado para todos os tipos de corpo e para todas as idades. 

Este vestido é um ótimo investimento. Inspirado na camisa masculina, tem um corte que favorece a silhueta feminina. Comece por escolher um numa cor básica e vai ver que vai adorar, pois, este modelo dá-lhe estilo, conforto, elegância e ainda a deixa despojada. É maravilhoso!

Espero que goste. 
Ora veja. 
Vale bem a pena.

sexta-feira, outubro 21, 2022

Dália da Cunha-Sammer: Uma mulher À Frente do Seu Tempo

Dália da Cunha-Sammer (1928 - 2022) -  foi uma ginasta portuguesa e uma mulher à frente do seu tempo. Dália Cunha Sammer faleceu esta 4ª feira dia 18/10/22, com 93 anos.

Competiu nos Jogos Olímpicos de Verão de 1952 (com a irmã Natália) e nos Jogos Olímpicos de Verão de 1960

Frequentou um colégio de freiras onde aprendeu a jogar Basquetebol. Fez parte da equipa (com a irmã) de Atletismo feminino do Sporting Clube de Portugal em 1946, dando um contributo decisivo no sector dos lançamentos. Dália Cunha, foi campeã de Portugal no lançamento do peso, nas épocas de 1946 e 1947, e campeã de Lisboa nos 80 m barreiras, no salto em altura e no lançamento do peso. 

Foi também praticante de ginástica no Ginásio Clube Português, e nesta modalidade tornou-se numa das primeiras mulheres portuguesas a participar nos Jogos Olímpicos, marcando presença nas Olimpíadas de 1952, disputadas em Helsínquia, obtendo um 109º lugar, entre 159 atletas inscritas, e onde se fez acompanhar por Josef Sammer, o seu treinador e namorado, um alemão com quem casaria mais tarde.

Foi ainda campeã de ciclismo, patinadora e praticante de saltos acrobáticos, pelo que nessa altura já era a desportista portuguesa com maior popularidade, também graças à sua invulgar ousadia, que lhe permitiu tourear a cavalo no Campo Pequeno, participar na primeira Volta a Portugal em Automóvel e ter aulas de pilotagem de aviões, escapando à morte por uma coincidência, que a impediu embarcar no dia em que se preparava para pilotar um CUB, que se viria a despenhar num trágico acidente.

Em 1955 tornou-se monitora da classe de Ginástica Desportiva Aplicada Feminina do Sporting Clube de Portugal.

Lobito - Angola
Deu aulas de ginástica em Portugal (Lisboa e Torres Vedras) e em Angola (no Lobito e Benguela). No Lobito deu aulas no Colégio de Santa Doroteia para o qual organizou numerosos saraus. No Lobito Sports Club (juntamente com o marido Josef Sammer) foi professora de Ginástica Rítmica e Aplicada

No Lobito (Angola), Dália da Cunha-SammerJosef Sammer, foram duas importantes figuras, principalmente para os jovens, que os consideravam uma referência. 

Como ex-aluna, em Angola, aqui fica esta modesta homenagem à minha professora de ginástica. Que descanse em paz.

quinta-feira, outubro 20, 2022

Shahnameh: O Épico dos Reis Persas

O Épico dos Reis ou Livro dos Reis ou mesmo Xanamé (Shahnameh em persa)  é uma grande obra poética escrita no século X, pelo escritor iraniano Ferdowsi, que narra a história e a mitologia do Irão, desde a criação do mundo até à sua conquista pelos árabes no século VII. A elaboração desta obra levou cerca de 30 anos e o livro é constituído por 62 histórias (990 capítulos) e 56 700 dísticos (estrofes de dois versos).

Após a conquista árabe, o pálavi falado no Império Sassânida desapareceu dos documentos escritos, sendo substituído pelo árabe. O idioma reaparece no século IX, já como persa moderno, resultante da transformação oral do pálavi, mediante a incorporação de palavras árabes. Embora o persa já fosse então utilizado por alguns escritores iranianos, nenhum deles tinha produzido uma obra literária tão significativa como a de Ferdowsi. 

O Épico dos Reis é, por isso, visto como o momento do ressurgimento da língua persa e Ferdowsi considerado um herói nacional. Tal como a Divina Comédia de Dante estabeleceu os padrões da língua italiana, o Épico dos Reis correspondeu à certidão de nascimento da língua persa.

No vídeo abaixo pode ver o Shahnameh ou o Épico dos Reis Persas, obra-prima da literatura mundial, adaptado para a atualidade.

quarta-feira, outubro 19, 2022

Descomplicar a Menopausa

Descomplicar a Menopausa é um livro de Cristina Mesquita de Oliveira (presidente da Associação Portuguesa de Menopausa) e fundadora de  VIDAs (Associação Portuguesa de Menopausa e a Comunidade de Saúde em Menopausa MMDP — Movimento Menopausa Divertida Portugal).

Sinopse:

Menopausa não é doença. É, somente, uma etapa na vida da mulher, tal como a puberdade. No entanto, continua a ser alvo de preconceitos e de muita informação contraditória. 

Stress e exaustão, mudanças de humor, alterações no padrão de sono, confusão mental, baixa libido, ondas de calor, suores noturnos e aumento de peso são alguns dos efeitos do processo de menopausa. Uma etapa de vida desafiante, que pode parecer solitária, mas não tem de ser assim! 

Com este livro, a autora, oferece conhecimento, combatendo mitos e mal-entendidos, para ajudar todas as mulheres a transformarem esse momento desafiante num processo emocionante e positivo.

* Descubra o que acontece ao seu corpo durante as três fases do processo de menopausa; 

* Saiba o que esperar, os efeitos mais comuns, porque se manifestam e como lidar com eles; 

* Obtenha orientação abrangente sobre a variedade de tratamentos disponíveis, incluindo medicina tradicional e complementar. 

Deixe a menopausa das suas mães e avós para trás e viva sem medos a menopausa do século XXI!

terça-feira, outubro 18, 2022

Os S'more

O S'more é um petisco tradicional famoso em acampamentos e filmes norte-americanos, que tem direito a Dia Nacional e tudo (é comemorado anualmente em 10 de agosto). 

Os s’mores são sanduíches de bolacha com marshmallow e chocolate, muito populares nas fogueiras noturnas dos acampamentos nos Estados Unidos e no Canadá, consistindo num marshmallow assado no fogo e numa camada de chocolate entre duas fatias de graham cracker.

S'more é uma contração da frase "some more (um pouco mais)". Uma das primeiras receitas publicadas para um s'more foi encontrada num livro de receitas publicado pela empresa Campfire Smores na década de 1920 onde foi chamado de "Graham Cracker Sandwich". O texto indica que o petisco já era popular entre os escoteiros e as escoteiras. Em 1927, uma receita de "Some More" foi publicada em Tramping and Trailing with the Girl Scouts.

A contração "s'mores" aparece, em conjunto com a receita,  numa publicação de 1938 destinada a acampamentos de verão. Uma receita de 1956 usa o nome "S'Mores", e lista os ingredientes como "um sanduíche de dois biscoitos, marshmallow tostado e 1 ½ barra de chocolate". Um livro de receitas de Betty Crocker de 1957 contém uma receita semelhante sob o nome de "s'mores".

Os S'mores são cozinhados tradicionalmente usando uma fogueira, embora também possam ser feitos em casa, num forno, num micro-ondas ou com um kit especial para fazer s'mores. O marshmallow, normalmente seguro por um espeto de metal ou madeira, é aquecido sobre o fogo até ficar dourado. O marshmallow quente é então colocado no topo de uma metade de bolacha com um pedaço de chocolate. A segunda metade da bolacha cracker é então sobreposta no topo da primeira metade.

Vários doces contendo graham cracker, chocolate e marshmallow são frequentemente vendidos como variações de s'mores, mas não são necessariamente aquecidos ou servidos na mesma forma que os tradicionais s'mores. O s'more em barra da Hershey é um exemplo. 

Este lanchinho delicioso tem uma receita simples: marshmallows derretidos com chocolate, colocados no meio de duas bolachas no estilo cream cracker. 

Mas não precisa de uma fogueira para prepará-los, basta ter um forno ou micro-ondas, como pode ver na receita abaixo.

segunda-feira, outubro 17, 2022

A Canção de Lisboa

A Canção de Lisboa (1933) é um filme português (comédia) realizado por José Cottinelli Telmo. Foi a segunda longa metragem sonora portuguesa (a primeira foi A Severa; uma cinebiografia de 1931 da fadista Maria Severa Onofriana) e teve como protagonistas Vasco Santana, Beatriz Costa, António Silva, Teresa Gomes, Sofia Santos, Manoel de Oliveira, Alfredo Silva, Eduardo Fernandes, Ana Maria, Manuel Santos Carvalho e Silvestre Alegrim.

Foi a primeira longa-metragem totalmente produzida em Portugal, nos laboratórios da Lisboa Filme e com equipamento Tobis. Estreou no Teatro São Luiz de Lisboa em Novembro de 1933, sendo a primeira de uma longa série de comédias populares genericamente designadas por comédia à portuguesa.

Na equipa estiveram alguns dos maiores nomes da cultura portuguesa da época, como o pintor Carlos Botelho (como assistente de direção) e o poeta José Gomes Ferreira (assistente de redacção). O artista Almada Negreiros foi autor de ambos os cartazes promocionais. A Canção de Lisboa continua a ser um clássico do cinema em Portugal, e várias das suas linhas e canções entraram na gíria comum dos portugueses.

Sinopse:

Vasco Leitão (Vasco Santana), vive da mesada das tias, que vivem em Trás-os-Montes, que nunca vieram à capital, e o consideram um aluno cumpridor. Ora, o Vasco prefere os retiros e os arraiais, as cantigas populares e as mulheres bonitas, em particular Alice (Beatriz Costa), uma costureira do Bairro dos Castelinhos, o que não agrada ao pai, o alfaiate Caetano (António Silva), sabendo-o crivado de dívidas...

Os azares de Vasco sucedem-se: no mesmo dia em que é reprovado no exame final de curso, recebe uma carta em que as tias lhe anunciam uma visita a Lisboa!...

domingo, outubro 16, 2022

Amanhecemos

dos capins seco-verdosos dos ventos areal pitanga

todos cantos

nossos cantos     aos galos das manhãs ngolas

povoação ao povo

cântico novo

kuku kukuééé

mumu mumuééé kuakiééé

amanhecemos

a festa reverdesce menino o luto das queimadas

as tetembua pirilampeando

outro clatrear

kimenemene gargalhos

sangas e fontes se beijam

no kuakiár os pássaros voados

Jorge Macedo (Poeta angolano)