sábado, setembro 10, 2022

Como Ensinar a Estudar



Aprenda como ensinar a estudar através da apresentação abaixo. 
Não perca porque vale muito a pena. Ora veja.

sexta-feira, setembro 09, 2022

Botas: Tendência Inverno 2022

 Conheça uma das tendências da moda de inverno de 2022, vendo mais um vídeo da influencer brasileira Luciane Cachinski.

Luciane Cachinski é uma influencer e youtuber brasileira que se dedica a transmitir ao público feminino, com um humor peculiar, o que aprendeu sobre moda durante 27 anos. 

Luciane é também proprietária da empresa Corte in Brazil, que fabrica, num pequeno atelier familiar, uma coleção feminina básica em malha. 

Estamos a caminho da estação em que as mulheres costumam usar botas. Lembre-se que elas estão em alta neste inverno!

As botas trazem modernidade, classe, muito estilo feminino e versatilidade aos nossos looks. Há vários tipos de botas pelo que só tem de escolher aquele que melhor lhe fica.

Temos as botas over the knee, as botas de cano curto, os coturnos femininos, as botas com salto e as botas sem salto, etc.. Realmente uma variedade incrível de calçado feminino em 2022!!

Espero que goste. 
Ora veja. Vale bem a pena.

quinta-feira, setembro 08, 2022

A Literatura Persa

A literatura persa abrange cerca de dois mil anos e meio de criação literária, apesar de muito do material pré-islâmico se ter perdido. As suas fontes são a região em que se situa o atual Irão bem como outras áreas da Ásia Central onde a língua persa é ou foi usada. Por exemplo, Molana, um dos mais amados poetas persas, nascido em Bactro (actual Afeganistão), escreveu em persa e viveu em Icônio, então capital dos Seljúcidas. Os gasnévidas conquistaram extensos territórios na Ásia Central e do Sul e adotaram o Persa como língua da corte. Por essa razão há literatura persa em língua persa originária do Irão, Afeganistão e outras partes da Ásia Central. Nem toda esta literatura foi escrita em Persa, uma vez que alguns consideram as obras escritas por persas noutras línguas, como o grego ou o árabe, como fazendo parte da literatura persa.

Descrita como uma das grandes literaturas da humanidade, a literatura persa tem as suas raízes nas obras sobreviventes escritas em Persa Médio e Persa Antigo, o último desde 522 a.C. (a data da inscrição Aqueménida mais antiga, a Inscrição de Beistum). No entanto, a maior parte da literatura persa é a do período após a conquista islâmica do Irão, em cerca de 650 d.C. Após a subida o poder dos Abássidas no ano 750, os persas tornaram-se os escribas e burocratas do Império Islâmico e, cada vez mais, os seus escritores e poetas. A literatura em Persa Moderno surgiu e floresceu nas regiões de Coração e da Transoxiana, por razões políticas - as primeiras dinastias iranianas, como os Taíridas e os Samânidas, tinham o centro do seu poder no Coração.

Os persas escreveram tanto em Persa como em Árabe, predominando o Persa mais tardiamente. Poetas persas como Ferdusi, Saadi, Hafez, Attar, Rumi e Omar Khayyām são mundialmente conhecidos e influenciaram a literatura em vários países.



Assista agora ao vídeo abaixo, onde a música clássica do Irão sublinha a voz de Mahsa Vahdat, que interpreta grandes poemas persas.

quarta-feira, setembro 07, 2022

Persépolis

Persépolis ou "A cidade persa", em persa antigo foi uma das capitais do Império Aqueménida. Encontra-se a cerca de 70 km da cidade iraniana de Xiraz (província de Fars), perto do lugar em que o rio Pulvar desemboca em Cur (Ciro). A sua construção, começada por Dario I, continuou ao longo de dois séculos, até à conquista do Império persa por Alexandre Magno.

A primeira capital do Império Aqueménida foi Pasárgada, porém em 512 a.C. o rei Dario I empreendeu a construção deste complexo sumptuoso, ampliado posteriormente pelo seu filho Xerxes I e pelo seu neto Artaxerxes I. Enquanto as capitais administrativas dos xás aqueménidas foram Susa, Ecbátana e Babilónia, a cidadela de Persépolis manteve a função de capital cerimonial, onde se celebravam as festas de ano novo. Construída numa região remota e montanhosa, Persépolis era uma residência real pouco conveniente e era visitada principalmente na primavera.

terça-feira, setembro 06, 2022

segunda-feira, setembro 05, 2022

Ler um livro é para o bom leitor...



"Ler um livro é para o bom leitor conhecer a pessoa e o modo de pensar de alguém que lhe é estranho. É procurar compreendê-lo e, sempre que possível, fazer dele um amigo".

Hermann Hesse

domingo, setembro 04, 2022

Pasárgada

Pasárgada era uma cidade da antiga Pérsia. Atualmente é um sítio arqueológico. Situa-se na província de Fars, no Irão, e localiza-se 87 Km a nordeste de Persépolis. Foi a primeira capital da Pérsia Aqueménida, no tempo de Ciro II, e coexistiu com as demais, dado que era um costume persa manter várias capitais em simultâneo, em função da vastidão do seu império: Persépolis, Ecbátana, Susã ou Sardes

A Pérsia estendia-se num imenso território que ia do Mediterrâneo oriental e Egipto e até alcançava o vale do rio Indo e o mar de Aral. 

O sítio arqueológico de Pasárgada abrange 160 hectares e apresenta algumas das primeiras manifestações de arte e arquitetura persa. 

Pasárgada é desde 2004 Património Mundial da Unesco.