sábado, abril 23, 2022

Lviv

Lviv é uma cidade situada no oeste da Ucrânia. Localiza-se perto da fronteira com a Polónia. Tem cerca de 800 mil habitantes. 

Foi fundada em 1256 pelo duque da Ruténia. Passou para a soberania polaca em 1340, para a austríaca em 1772, de novo para a polaca em 1919 e a ucraniana em 1939.


Aprecie agora um passeio virtual por esta bela cidade, tão falada nos últimos tempos. 

sexta-feira, abril 22, 2022

Yolanda

Oiça Haydée Milanés acompanhada pela inigualável voz da maravilhosa Omara Portuondo, em Yolanda.
Esto no puede ser no más que una canción
Quisiera fuera una declaración de amor
Romántica sin reparar en formas tales
Que ponga un freno a lo que siento ahora a raudales
Te amo
Te amo
(Eternamente te amo)
Si me faltaras no voy a morirme
Si he de morir quiero que sea contigo
Mi soledad se siente acompañada
Por eso a veces sé que necesito
Tu mano
Tu mano
(Eternamente tu mano)
Cuando te vi sabía que era cierto
Este temor de hallarme descubierto
Tú me desnudas con siete razones
Me abres el pecho siempre que me colmas
De amores
De amores
Eternamente de amores
Si alguna vez me siento derrotado
Renuncio a ver el sol cada mañana
Rezando el credo que me has enseñado
Miro a tu cara y digo en la ventana
Yolanda
Yolanda
Eternamente, Yolanda
Yolanda
Eternamente, Yolanda
Eternamente, Yolanda

quinta-feira, abril 21, 2022

Festival Política

Vá até ao Festival Política, hoje 21 de abril, às 19h, no cinema S. Jorge, assistir à conversa "27 de maio em Angola: desinformação, auto-censura e silêncios" – música/conversa 

A purga dentro do MPLA, a 27 de maio de 1977, desembocou em milhares de desaparecidos, mandados assassinar pelo regime de então como acusados de seguirem ideias de Nito Alves, um dos líderes do MPLA. A desinformação gerada pelos meios de informação do Estado angolano gerou uma violência que levou ao assassinato de três músicos muito populares: David Zé, Urbano de Castro e Artur Nunes. Como estão a ser testemunhadas, reconhecidas e transmitidas estas memórias traumáticas? Com o músico Chalo Correia, Verónica Leite Castro e José Eduardo Reis. Moderação de André Soares. Com tradução para Língua Gestual Portuguesa. 

Entrada gratuita. Não perca.

quarta-feira, abril 20, 2022

A Estrada de Caracórum

Caracórum é uma cordilheira localizada na fronteira entre o Paquistão, a China e a Índia, nas regiões de Guilguite, Ladaque e Baltistão. É uma das grandes cordilheiras da Ásia. Por vezes, é considerada como fazendo parte dos Himalaias, embora, tecnicamente, não os integre. "Caracórum" significa "cascalho negro" em turcomano, porque diversos dos seus glaciares e geleiras estão recobertas por aquele material.
A cordilheira inclui mais de 60 picos acima dos 7 000 metros, incluindo o K2, a segunda montanha mais alta do planeta, com 8 611 metros.
A estrada de Caracórum (considerada a Oitava Maravilha do Mundo) é a estrada internacional, pavimentada, que atinge maior altitude. Liga a República Popular da China ao Paquistão através das montanhas do Caracórum. Conhecida pelos chineses como a "autoestrada da amizade", atravessa a passagem de Khunjerab (ou passo) a uma altitude confirmada de 4693 metros, com as coordenadas geográficas 36º51'N 75º25'40"E.

A estrada de Caracórum é também conhecida pela abreviatura em inglês KKH (Karakoram Highway) e une as cidades de Kashgar na China à capital paquistanesa, Islamabad. No seu percurso, de 1300 km, 400 dos quais são em território chinês, segue parte da antiga Rota da Seda.
A estrada, iniciada em 1959 e concluída em 1986, atravessa o território de Caxemira, região em eterna disputa entre a Índia e o Paquistão, o que a converteu num ponto de vital importância estratégica e militar.

terça-feira, abril 19, 2022

Why Can't We



Aprecie o vídeo abaixo que tem como título Why Can't We que é uma excelente campanha para Salvar a Água.

Não perca. 
Olhe que vale bem a pena.

segunda-feira, abril 18, 2022

As Botas de Cano Alto e Cordões ou o Coturno Feminino

Saiba o que é o Coturno Feminino (bota de cano alto e cordões),  uma das tendências da moda (Off White) de 2022, vendo mais um vídeo da influencer brasileira Luciane Cachinski

Luciane Cachinski é uma influencer e youtuber brasileira que se dedica a transmitir ao público feminino, com um humor peculiar, o que aprendeu sobre moda durante 27 anos. 

Luciane é também proprietária da empresa Corte in Brazil, que fabrica, num pequeno atelier familiar, uma coleção feminina básica em malha. 

 Neste vídeo vai perceber que em determinados looks o coturno off white fica melhor que o coturno feminino preto.

Assim, dentro da categoria de botas femininas, o coturno off white tem-se mostrado uma tendência absoluta em 2022. Se ainda tinha dúvidas em usá-los, veja o vídeo e aposte neste tipo de botas!

domingo, abril 17, 2022

A Páscoa no Mundo

O kozunak da Bulgária
O Carnaval, é o período do ano em que as pessoas se divertem antes da quaresma, para se prepararem para a chegada da Páscoa.


Com a chegada da Páscoa o comércio fica agitado com a venda de amêndoas, frutos secos e ovos de chocolate.
Mas as comemorações desta época festiva são diferentes de país para país. Nalguns países estes festejos têm mais a ver com a chegada da Primavera ou com o culto dos mortos, do que com a Religião. 
Veja como são as tradições e os pratos típicos desta quadra, em algumas partes do Mundo


A Caça aos Ovos nos Países Anglo-Saxónicos
Nos Estados Unidos da América são realizados desfiles e também se faz a caça aos ovos em jardins ou praças.
Na Índia  é realizada a festa Holi ou Festival das Cores, de origem hindu, em comemoração ao deus Krishna.
Na Suécia as crianças saem às ruas para pedir dinheiro ou doces, principalmente chocolates, e em troca devolvem aos moradores cartões decorados.
Na Bulgária há a tradição de pintar ovos cozidos, abençoá-los e presentear uma pessoa com eles. Diz a história que aquele que guarda o ovo intacto terá um ano de sorte. 
Além disso, na quinta-feira santa são feitos os pães pascais (kolache ou kozunak).

As Procissões da Semana Santa em Espanha
Na China é realizado o Ching Ming, que é uma festa onde os chineses fazem oferendas para levar aos túmulos dos mortos. 
Em Espanha ocorrem as célebres procissões da Páscoa, a dança da morte (em Girona) e peças teatrais sobre Cristo.
No México são realizadas encenações acerca da Paixão de Cristo.