terça-feira, novembro 29, 2022

A Jambalaya

A Jambalaya é um prato típico dos Estados Unidos e muito difundido no Luisiana, mais especificamente na cidade de Nova Orleães. 

A Jambalaya é uma espécie de paella, em que os principais ingredientes são, além do arroz, o frango, o "andouille" (um tipo de chouriço de origem francesa), o lagostim de água doce ou o camarão, e vegetais, principalmente o pimentão, o aipo, a cebola, o tomilho e ainda a pimenta-caiena.

Esta comida típica resulta da mistura das influências francesas, espanholas, indígenas e africanas, na gastronomia de Nova Orleães.

A cozinha cajun-creole tem a marca da história da região pela presença de diferentes povos e culturas. Os seus pratos mais representativos são o gumbo (ensopado com quiabo e camarões) e a jambalaya, que pode ser feita na versão creole (com tomate), ou red jambalaya, e no estilo cajun (sem tomate), ou brown jambalaya.

O termo "Créole" refere-se aos imigrantes brancos e negros que vieram para o Luisiana no século XVIII, provenientes das colónias francesas nas Antilhas (a Martinica e o Haiti), e aos índios e brancos nativos que sofreram a sua influência.

A cozinha de Nova Orleães. é considerada a mais rica dos Estados Unidos, embora muito condimentada, e onde o equilíbrio e os ingredientes principais resultam numa combinação harmónica. 

Confira abaixo, uma receita deste prato tradicional da culinária cajun. 

Sem comentários: