sábado, novembro 27, 2021

A Ressurreição

 A Ressurreição (1945) é uma obra notável de Stanley Spencer.

Sir Stanley Spencer (1891 - 1959) foi um pintor inglês. Tornou-se conhecido porque as suas pinturas retratavam cenas bíblicas. 

Spencer  referiu-se a Cookham como "uma vila no céu". Nas cenas bíblicas que pintou, os moradores da vila onde vivia, são mostrados como personagens do Evangelho. 

O trabalho inicial de Spencer é considerado uma síntese do pós-impressionismo francês, exemplificado por exemplo por Paul Gauguin, além da pintura italiana inicial tipificada por Giotto. 

O quadro "A Ressureição" apresenta a noção poética de que depois da morte o que sobrevive é o amor. A tela foi inspirada numa visita de Spencer ao cemitério de Port Glasgow, na Escócia. Nela, são representados amantes cadavéricos fora dos seus túmulos, abraçando-se e beijando-se num momento de retorno à vida. A obra foi classificada por críticos como "um abraço de corpo inteiro".

sexta-feira, novembro 26, 2021

Rosa do Mundo - 2001 Poemas para o Futuro

"Rosa do Mundo - 2001 Poemas para o Futuro" é um livro de 2001, publicado por  Manuel Hermínio Monteiro e Manuela Correia na Assírio & Alvim.

Manuel Hermínio Monteiro (1952 - 2001) foi um empresário, escritor português e editor da Assírio & Alvim.

"Rosa do Mundo - 2001 Poemas para o Futuro" mostra-nos que em todos os tempos e por toda a parte sempre palpitou a energia poderosa da mais pura emoção humana que podemos experimentar nestas duas mil e uma pétalas que formam esta Rosa do Mundo. 

"Rosa do Mundo - 2001 Poemas para o Futuro" é o título de um projeto editorial e poético que deriva de um trabalho coletivo de mais de uma centena de intervenientes que, conseguiram aqui reunir muita da mais bela poesia do mundo.

quinta-feira, novembro 25, 2021

Último Desejo

Oiça os cantores António Zambujo e Ney Matogrosso a cantar Último Desejo de Noel Rosa.
Noel Rosa (1910 - 1937) foi um sambista, cantor, compositor e bandolinista brasileiro, e um dos maiores e mais importantes artistas da música no Brasil. Teve um papel fundamental na legitimação do samba de morro no "asfalto", ou seja, entre a classe média e a rádio, principal meio de comunicação na sua época - fato de grande importância, não só para o samba, mas para a história da música popular brasileira. Morto prematuramente aos 26 anos devido à tuberculose, deixou um conjunto de canções que se tornaram clássicas no cancioneiro popular brasileiro.

Nosso amor que eu não esqueço

E que teve o seu começo

Numa festa de São João


Morre, hoje, sem foguete

Sem retrato, sem bilhete

Sem luar e sem violão


Perto de você me calo

Tudo penso e nada falo

Tenho medo de chorar


Nunca mais quero seus beijos

Mas meu último desejo

Você não pode negar


Se alguma pessoa amiga

Pedir que você lhe diga

Se você me quer ou não

Diga que você me adora

Que você lamenta e chora

A nossa separação


Às pessoas que eu detesto

Diga sempre que eu não presto

Que meu lar é um botequim

Que eu arruinei sua vida

Que eu não mereço a comida

Que você pagou pra mim

quarta-feira, novembro 24, 2021

Vida Maria

"Vida Maria" é uma curta metragem brasileira (2006) produzida com recurso à computação gráfica 3D e finalizada em 35mm. Este pequeno filme realizado por Márcio Ramos (animador gráfico), mostra personagens e cenários realizados com texturas e cores pesquisadas e capturadas no sertão do Ceará, no Nordeste do Brasil, criando uma atmosfera realista e humanizada.
"Vida Maria" é um projeto premiado no "Prémio Ceará de Cinema e Vídeo", realizado pelo Governo do Estado do Ceará, e  foi também vencedor em mais de 50 festivais de cinema quer brasileiros quer internacionais.


Sinopse:
O filme narra a história da rotina da personagem "Maria José", uma menina de cinco anos de idade que se diverte a aprender a escrever o nome, mas que é obrigada pela mãe a abandonar os estudos e começar a cuidar dos afazeres domésticos e a trabalhar na roça. Enquanto trabalha ela cresce, casa, tem filhos e depois envelhece e o ciclo continua a reproduzir-se nas outras Marias suas filhas, netas e bisnetas.
A mãe da personagem vive uma vida sem perspetivas por que foi isso que aprendeu. Da mesma forma ensina a filha Maria e esta reproduz o mesmo para os seus filhos, que também foram estimulados a deixar de sonhar e de brincar. A ausência da educação nas gerações mais novas mostra como na infância é importante o lúdico e a escola.
São apresentadas neste filme imagens que mostram uma semelhança muito grande com a realidade de alguns países e regiões. 
Não perca. 
Ora veja.

terça-feira, novembro 23, 2021

Nova Deli: O Mundo Segundo Os Brasileiros

Venha conhecer Nova Delia segunda maior e mais importante cidade da Índia, através do programa televisivo: O Mundo Segundo Os Brasileiros. 

Nova Deli é a capital da Índia. Com uma área total de 42,7 km², Nova Deli situa-se dentro da metrópole do mesmo nome, e atualmente serve como sede do Governo da República Índia.

Projetada pelo arquiteto britânico Edwin Lutyens, a cidade é conhecida pelas avenidas amplas cercadas por árvores, e por ser sede de diversas instituições e monumentos nacionais. 

De 1911 até à Proclamação da Independência da Índia em 1947, a cidade era a capital e o centro administrativo da colónia e desde então manteve esse estatuto.

Existiram oito cidades chamadas Deli, contíguas ou não, desde a primeira chamada Indraprashta, até à atual Deli.

A atual Nova Deli foi projetada ao sul da Cidade Antiga, construída pelo imperador mogol Shah Jahan. A cidade situa-se, portanto, diante do sítio de sete antigas cidades, e inclui inúmeros monumentos históricos, como o Yantra Mandir e os Jardins de Lodhi.

Não deixe de fazer mais esta viagem virtual, até Nova Deli na Ásia, através deste programa de televisão.

segunda-feira, novembro 22, 2021

Amigo

Mal nos conhecemos

Inauguramos a palavra amigo!


Amigo é um sorriso

De boca em boca,

Um olhar bem limpo


Uma casa, mesmo modesta, que se oferece.

Um coração pronto a pulsar

Na nossa mão!


Amigo (recordam-se, vocês aí,

Escrupulosos detritos?)

Amigo é o contrário de inimigo!


Amigo é o erro corrigido,

Não o erro perseguido, explorado.

É a verdade partilhada, praticada.

Amigo é a solidão derrotada!


Amigo é uma grande tarefa,

Um trabalho sem fim,

Um espaço útil, um tempo fértil,

Amigo vai ser, é já uma grande festa!

Alexandre O'Neill 

domingo, novembro 21, 2021

Esse Ano Foi Bem Diferente

Oiça a jovem cantora brasileira Concê em Esse Ano Foi Bem Diferente. 

Se eu pudesse te trazer comigo

Levaria pra qualquer lugar

Mas eu sei que posso contar contigo

Mesmo longe aonde quer que eu vá


Eu queria não ter ido embora

Uma chance de poder ficar

Eu queria estar na sua porta

Se eu
pudesse te reencontrar


Mas eu sei que é da boca pra fora

Quando eu falo em querer voltar

Já chegamos a tão longe agora

E ainda há tanto pra alcançar

Alcançar

Esse ano foi bem diferente

Mas ainda há o que celebrar

No Natal que vem o meu presente

É poder de novo te abraçar

Te abraçar


Mas se cuida aí de longe que

Daqui eu vou tentar

Mas se cuida aí de longe que

Daqui eu vou tentar