sábado, outubro 09, 2021

Anita Malfatti

Anita Malfatti - Autorretrato
Anita Malfatti (1889 – 1964) foi uma pintora, desenhadora, gravadora, ilustradora e professora ítalo-brasileira. Anita Malfatti (portadora de deficiência motora) é considerada pioneira da Arte Moderna no Brasil.

A mostra expressionista da pintora, realizada em São Paulo na Exposição de Pintura Moderna (1922), foi um marco para a renovação das artes plásticas no Brasil. 

A crítica do escritor Monteiro Lobato, sobre a arte expressionista, publicada no jornal O Estado de São Paulo, intitulada "Paranoia ou mistificação?" serviu de ponto de partida para o Movimento Modernista no Brasil.

sexta-feira, outubro 08, 2021

Abdulrazak Gurnah: Prémio Nobel da Literatura de 2021

Abdulrazak Gurnah, romancista tanzaniano (nascido em Zanzibar), ganhou o Prémio Nobel da Literatura de 2021. 

Segundo a Academia, o prémio foi concedido "pela sua penetração intransigente e compassiva dos efeitos do colonialismo e do destino do refugiado no abismo entre culturas e continentes."

"Os seus romances fogem de descrições estereotipadas e abrem os nossos olhares para uma África Oriental culturalmente diversificada, desconhecida para muitos em outras partes do mundo", afirmou ainda a Academia.

Este romancista é conhecido sobretudo pelo livro "Paradise", de 1984, ambientado no leste da África durante a Primeira Guerra Mundial. A obra foi finalista na época, do Booker Prize de ficção.

O seu livro de estreia, "Memory of Departure", foi lançado em 1987. Este conta a história de um jovem talentoso que tenta uma nova vida sob a proteção do tio em Nairobi, mas em vez disso, é humilhado e precisa retornar para a sua problemática família, incluindo um pai alcoólatra e uma irmã que é forçada a prostituir-se.

"Pilgrims Way" (1988) e "Dottie" (1990) foram os livros seguintes do romancista. 

A sua obra mais recente, "Afterlives", foi lançada em 2020, e conta a história de Hamza, um jovem que é forçado a ir para a guerra ao lado dos alemães e que se torna dependente de um oficial que o explora sexualmente.

Abdulrazak Gurnah não tem atualmente obra traduzida disponível em Portugal. O seu único título trazido para o mercado nacional é "Junto ao Mar", que foi editado pela Difel, em 2003.

quinta-feira, outubro 07, 2021

As Casas da Roda dos Expostos

Em épocas recuadas os amores sacrílegos dos conventos e os amores adúlteros tinham consequências dolorosas para as mulheres desonradas por estes amores proibidos.

Até ao final do século XV, as mulheres que passavam por este tipo de situações enfrentavam dois cenários: ficar com o recém-nascido e assumir o papel de mãe solteira – papel esse que era muito malvisto na altura – ou abandoná-lo no meio da rua, rezando para que uma boa alma o acolhesse. Havia ainda uma terceira hipótese, a mais extrema: matar o recém-nascido. Assim não teriam de lidar com o escárnio e maldizer dos vizinhos por a criança não ter progenitor e ser fruto de uma relação proibida, ou com a vida de miséria que iria enfrentar nas ruas.

A urgência em resolver o problema coincide com o aparecimento das irmandades da Misericórdia. 

No século XIX foram instituídas, então, as Casas da Roda dos Expostos ou Rodas dos Expostos., as quais desempenharam um papel social fundamental no acolhimento das crianças abandonadas. 

A Casa da Roda dos Expostos de Almeida (ao lado)  ficava situada estrategicamente na rua da Muralha, junto a uma poterna. Esta pequena casa quadrangular (originalmente de dois pisos) apresenta na fachada a data epigrafada de 1843.



No vídeo abaixo pode ver uma Visita Teatralizada Online à Casa da Roda de Caria (esta visita em formato de filme online tem a apresentação de Verónica González e apresenta-nos a vila de Caria como cenário), que é um conteúdo que procura celebrar os nossos espaços e a história que temos, bem como assinalar o Dia Internacional dos Museus, que se celebra a18 de maio.

Quem não tem ascendentes expostos ou deixados na casa da Roda

quarta-feira, outubro 06, 2021

Vamos até Veliko Tarnovo?

Veliko Tarnovo é uma bonita cidade da Bulgária, frequentemente referida como a "Cidade dos Czares"  e conhecida como a capital histórica do Segundo Império Búlgaro. 

Veliko Tarnovo tem mais de 6000 anos de história e, a primeira evidência sobre a mesma, remonta a 4000 aC e foi encontrada na área de Kacica.

A parte velha da cidade está situada em três colinas, Tsarevets , Trapezitsa e Sveta Gora, erguendo-se entre os meandros do Rio Yantra.

Em Tsarevets estão os palácios dos imperadores búlgaros e do Patriarcado, a Catedral Patriarcal e também vários edifícios administrativos e residenciais.

Trapezitsa é conhecida pelas suas muitas igrejas e como a antiga residência principal da nobreza. Durante a Idade Média , a cidade estava entre os principais centros europeus de cultura e deu o seu nome à arquitetura da Escola de Arte de Tarnovo , à pintura da Escola de Arte de Tarnovo e à literatura.

O Que Há Para Ver Em  Veliko Tarnovo?

O castelo é o cartão postal de Veliko Tarnovo (onde se realiza o light & show - show de luzes). Antiga casa dos czares medievais, o Fortress Tsarevets é a principal atração da cidade. Fica no topo de uma colina, numa localização estratégica que os trácios e romanos usavam como posição defensiva. Mas foram os bizantinos que aqui construíram a primeira fortaleza entre os séculos V e VII d.C.

Além disso pode ver a Catedral Rozhdestvo Bogorodichno que é provavelmente a segunda construção que verá logo à chegada a Veliko Tarnovo.

No centro da cidade de Veliko Tarnovo pode ver ainda o Monumento Asenevtsi, que foi construído em 1985 para homenagear três reis e também para celebrar o poder búlgaro medieval.

Os cavaleiros no centro do monumento são os Asenevtsi (Asen): Petar, Kaloyan e Ivan Asen II, os três irmãos que governaram a Bulgária após a libertação do domínio bizantino. Eles governaram o estado medieval búlgaro, também chamado de Segundo Reino Búlgaro, entre 1187 e 1280.

A Gurko Street e a Stefan Stambolov, entre outras, são ruas que não deve deixar de visitar também, ou pelos seus murais coloridos ou pelas lojas de lembranças, os cafés e os restaurantes. 

O monumento à Mãe Bulgária é dedicado aos búlgaros mortos nas guerras russo-turca, sérvia-búlgara, balcânica e na primeira guerra mundial.

Atualmente Veliko Tarnovo é um importante centro administrativo, económico, educacional e cultural do norte da Bulgária.

terça-feira, outubro 05, 2021

Uma Data: Dois Significados!

 Hoje dia da Implantação da República em Portugal é também o Dia Mundial do Professor.

Aqui lhe deixo imagens e frases que celebram esta data.



"Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina". 

Cora Coralina

"Educar é impregnar de sentido o que fazemos a cada instante".

Paulo Freire

segunda-feira, outubro 04, 2021

O Pudim Molotof ou Molotov

O Pudim Molotof ou Molotov é uma sobremesa feita em praticamente todo o país. 

Ao contrário da grande maioria dos bolos, sobremesas, doces, e pastéis de Portugal a versão original não leva doce de ovos, pelo contrário, leva as claras e não as gemas. Normalmente faz-se o Pudim Molotof para se gastar as claras, das gemas usadas noutras sobremesas, como o pudim de ovos, ou qualquer outro doce conventual.

A origem do nome e da receita é um pouco confusa e incerta. O nome original supostamente seria Malakoff e não Molotov. Malakoff é uma fortaleza localizada em Sebastopol na Crimeia. O nome "Malakoff" estaria então relacionado com a guerra da Crimeia, entre 1854 e 1855. Com o tempo, e devido à parecença do nome com o famoso cocktail molotov (arma química incendiária – utilizada em manifestações urbanas e guerrilhas – recebeu o nome de cocktail molotov, devido a um político russo Viatcheslav Mikhailovitch Molotov), o nome mudou para Molotof/Molotov

O Pudim Molotov é uma sobremesa muito suave e fofa, que se desfaz completamente na boca ao comer. Tem um sabor doce de caramelo.  

Existe igualmente uma variação do Pudim Molotov com doce de ovos por cima, o que estraga um pouco a ideia de o fazer para gastar as sobras de claras.

Ingredientes:

10 claras de ovo
10 colheres de sopa de açúcar
caramelo q. b.
1 pacote de amêndoas laminadas (opcional)
canela q. b.

Confeção:

Pré-aqueça o forno a 180º. Bata as claras em castelo e vá colocando o açúcar, aos poucos, enquanto for mexendo.

Acrescente o caramelo até o preparado anterior ficar com a tonalidade  "café com leite".

Coloque na forma e coza o Molotof durante 10 minutos, Deixe-o repousar dentro do forno  durante 20 minutos apenas com a porta do forno um pouco aberta.

Depois de retirar o Molotof do forno, desenforme-o de imediato para ser decorado com um pouco de caramelo, amêndoas laminadas (opcional) e canela ao seu gosto.

domingo, outubro 03, 2021

Mannish Boy

Se aprecia Blues não deixe de ouvir Muddy Waters em Mannish Boy (áudio).

Muddy Waters (1913 -1983) Cantor e guitarrista norte-americano, foi um músico de blues norte-americano, considerado o pai do Chicago blues. Foi considerado o 49.º melhor guitarrista da história, pela revista norte-americana Rolling Stone.

Muddy Waters serviu de referência e inspiração para inúmeros agrupamentos de blues dos anos 60. A sua influência estendeu-se ainda aos domínios do rock e a artistas como Chuck Berry, Bob Dylan, Eric Clapton, Jimi Hendrix, Jeff Beck ou os Rolling Stones.

Oh, yeah
Oh, yeah
Everything gonna be alright this mornin'
Now, when I was a young boy
At the age of five
My mother said I was gonna be
The greatest man alive
But now I'm a man
I'm age twenty-one
I want you to believe me, honey
We having lots of fun
I'm a man (yeah)
I spell M
A, child
N
That represent man
No B
O, child
Y
That spell mannish boy
I'm a man
I'm a full-grown man
I'm a man
I'm a rollin' stone
I'm a man
I'm a hoochie-coochie man
Sittin' on the outside
Just me and my mate
I'm made to move
Come up two hours late
Wasn't that a man?

I spell M
A, child
N
That represesnt man
No B
O, child
Y
That spell mannish boy
I'm a man
I'm a full-grown man
I'm a man
I'm a rolllin' stone
I'm a man
Full-grown man
Oh, well
Oh, well