sábado, junho 26, 2021

As Resistentes

Proponho-lhe hoje o livro, As Resistentes, de Judy Batalionque conta a história não contada de mulheres judias que combateram nos guetos de Hitler. 

Esta é uma das mais importantes histórias até agora não contadas da Segunda Guerra Mundial. Poderoso e inspirador, As Resistentes é um relato verdadeiro e inesquecível acerca da luta pela liberdade, da coragem excecional, da amizade entre mulheres e da sobrevivência perante a adversidade.

Sinopse:

Judy Batalion, neta de sobreviventes polacos do Holocausto, leva-nos até 1939 para nos apresentar Renia Kukielka, que arrisca a sua vida a viajar, a pé ou de comboio, pela Polónia ocupada. Batalion segue a vida de Renia e todas estas outras incríveis mulheres que foram contrabandistas, mulheres correio, lutadoras, espiãs, sabotadoras...

As Resistentes, traz para a luz do dia os feitos extraordinários e corajosos de um grupo de mulheres judias que se tornaram combatentes da Resistência.

Testemunhas do brutal assassínio das suas famílias e da violenta destruição das suas comunidades, um grupo de mulheres judias na Polónia, algumas ainda adolescentes tornaram-se o coração de uma vasta rede de resistência que lutou contra os nazis.

Com coragem, astúcia e nervos de aço, estas raparigas do gueto esconderam revólveres dentro de pães, mensagens codificadas nos seus cabelos, ajudaram a construir sistemas de bunkers subterrâneos e esconderam milhares de judeus em refúgios seguros. Namoriscaram soldados alemães, subornaram-nos com vinho e uísque, usaram a sua aparência para os seduzir e matar. Dinamitaram vias-férreas e sabotaram as linhas de abastecimento alemãs.

sexta-feira, junho 25, 2021

Guerra Fria

Oiça o jovem cantor brasileiro Luan Otten, em Guerra Fria (videoclipe oficial).

Luan é ex-integrante da UM44K, dupla que tinha com Saulo Poncio. Alguns meses após a notícia da sua carreira a solo, lançou a primeira canção sozinho, "Guerra Fria", em junho do ano passado.

A música retrata alguns momentos importantes da vida do cantor e viralizou nas plataformas digitais, garantindo a primeira posição nas rádios pop do Rio de Janeiro e alcançando o 21º lugar no ranking do Spotify Brasil.

O clipe da música, filmado debaixo de água, possui mais de 3,9 milhões de visualizações no YouTube. 

Em agosto, Luan lançou uma parceria com o comediante Whindersson Nunes, "Paraíso". O vídeo da música, gravado nos Lençóis Maranhenses, ultrapassou as 14 milhões de visualizações.

Assista então ao videoclipe de "Guerra Fria". Vale bem a pena.

quinta-feira, junho 24, 2021

São João: O Protetor dos Amores

Em Vila do Conde o São João é considerado, por muita gente, um santo casamenteiro. Daí que sejam conhecidas inúmeras tradições relacionadas com a concretização de amores e casamentos.

Na madrugada de São João cumpria-se um dos rituais mais pitorescos das festas sanjoaninas. Os casais de namorados deslocavam-se à fonte de São João, na cerca do Convento de Santa Clara e atiravam uma pedrinha que deveria cair no nicho da mesma. Se tal se verificasse, as jovens teriam o seu casamento assegurado.

Da mesma forma, teria boa sorte nas suas aspirações amorosas quem, na noite de São João, queimasse uma alcachofra e ela voltasse a ficar verde, depois de colocada ao orvalho.

Fazia ainda parte da crença popular que se se deixasse ao orvalho, na noite de São João, pequenos papéis enrolados com diferentes nomes escritos, o nome do eleito ou da eleita seria desvendado através do papel que aparecesse desenrolado.

Outra das tradições relacionadas com o S. João, como protetor dos amores, é a ida à praia.

A ida à praia é uma tradição que ainda hoje se mantém, embora em diferentes moldes. Rapazes e raparigas, deslocando-se até à praia, cantavam e dançavam ao som da música, enquanto outros, ao banhar os seus pés no mar, esperavam conseguir outras virtudes.

Atualmente, na noite de 24 de junho, os ranchos das Rendilheiras do Monte e da Praça formam cortejos até à praia e desfilam nos seus carros alegóricos, cantando ao desafio.

quarta-feira, junho 23, 2021

A Ilha Grande

A Ilha Grande é uma ilha localizada no litoral sul do estado do Rio de Janeiro (município de Angra dos Reis). Já abrigou uma prisão de segurança máxima, que foi fechada há pouco mais de vinte anos, razão pela qual ainda mantém o seu caráter selvagem, e é um destino turístico relativamente novo.

Os nativos da Ilha Grande são chamados badjecos, caiçaras ou ilhéus.

O lugar de maior dimensão é a Vila do Abraão. A Vila do Abraão com cerca de 3.000 habitantes, dispõe de posto de saúde, escola primária, posto dos correios e destacamentos do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar. Um serviço de barcos liga diariamente a Vila do Abraão a Angra dos Reis e Mangaratiba, no continente. A vila conta, também, com ampla oferta de pousadas, campings, bares, restaurantes e comércio para turistas. Há algumas outras pequenas comunidades espalhadas pela Ilha Grande, também dotadas de infraestruturas turísticas, como a Praia Vermelha, a Enseada do Bananal e a Praia do Japariz. A ilha conta com uma população total aproximada de 5.000 pessoas.

A Ilha Grande é considerada uma verdadeira maravilha da natureza: 193 Km2 de superfície, com 130 km de costa, onde se encontram 106 praias, incluindo algumas das mais belas do Brasil. Para citar apenas uma, não se pode deixar de referir Lopes Mendes, um refúgio de paz e beleza com vista para uma baía plácida, onde só se chega após algumas horas de caminhos pela floresta.

A Ilha Grande está praticamente toda coberta de vegetação densa, a chamada Mata Atlântica, a floresta brasileira, contornada pelas areias douradas das suas praias. 

Esta ilha só pode ser percorrida a pé, ao longo de 16 trilhos, ou então de barco ao longo da sua costa. As cachoeiras também são famosas, o que lhe proporcionará a chance de um mergulho refrescante durante os seus passeios. 

As costas da Ilha Grande voltadas para o continente são rodeadas por águas mais calmas e quentes, como as da Lagoa Azul, uma pequena lagoa com água incrivelmente cristalina, perfeita para snorkel, que está localizada entre duas pequenas ilhotas.

As atividades económicas desta região são a pesca e, principalmente, o turismo. A ilha oferece, atualmente, muitas alternativas turísticas: passeios de barco, praias com águas calmas para mergulho em família, praias destinadas à prática de desportos como o surf, trilhos ecológicos por dentro da mata no centro da ilha, mountain-bike, além de algumas atrações históricas.

Há na ilha 4 unidades de conservação ambiental: o Parque Estadual da Ilha Grande, o Parque Estadual Marinho do Aventureiro, a Reserva Biológica Estadual da Praia do Sul (cujo acesso é somente permitido a pesquisadores e pessoas autorizadas pelo Instituto Estadual do Ambiente (INEA) e a Área de Proteção Ambiental (APA) de Tamoios. Todas estas áreas visam garantir a proteção da flora e fauna da grande reserva de Mata Atlântica existente na ilha e da vida marinha circundante.

Um paraíso natural visto de cima, a Lagoa Azul, na Ilha Grande - Angra dos Reis.

terça-feira, junho 22, 2021

Como Disfarçar a Barriguinha

Saiba como disfarçar a barriguinha vendo mais um vídeo da influencer brasileira Luciane Cachinski.

Luciane Cachinski é uma influencer e youtuber brasileira que se dedica a transmitir ao público feminino, com um humor peculiar, o que aprendeu sobre moda durante 27 anos. 

Luciane é também proprietária da empresa Corte in Brazil, que fabrica, num pequeno atelier familiar, uma coleção feminina básica em malha. 

Mesmo com aquela barriguinha indesejada podemos tranquilamente fazer com que ela não sobressaía no nosso look. Neste vídeo pode aprender a conviver tranquilamente com esta eterna companheira das mulheres!

Não perca. Olhe que vale mesmo a pena.

segunda-feira, junho 21, 2021

Pedaço de Mim

Oiça os cantores brasileiros Chico Buarque e Zizi Possi em Pedaço de Mim.

Oh, pedaço de mim

Oh, metade afastada de mim

Leva o teu olhar

Que a saudade é o pior tormento

É pior do que o esquecimento

É pior do que se entrevar

Oh, pedaço de mim

Oh, metade exilada de mim

Leva os teus sinais

Que a saudade dói como um barco

Que aos poucos descreve um arco

E evita atracar no cais

Oh, pedaço de mim

Oh, metade arrancada de mim

Leva o vulto teu

Que a saudade é o revés de um parto

A saudade é arrumar o quarto

Do filho que já morreu

Oh, pedaço de mim

Oh, metade amputada de mim

Leva o que há de ti

Que a saudade dói latejada

É assim como uma fisgada

No membro que já perdi

Oh, pedaço de mim

Oh, metade adorada de mim

Lava os olhos meus

Que a saudade é o pior castigo

E eu não quero levar comigo

A mortalha do amor

Adeus

Compositores: Chico Buarque

domingo, junho 20, 2021

Os Amantes

Aprecie ao lado a pintura "Os Amantes" de Magritte (1928).

René Magritte (1898 -1967) foi um dos principais artistas surrealistas belgas, ao lado de Paul Delvaux.

Esta pintura mostra uma figura masculina de fato preto, abraçado a uma mulher vestida de vermelho. As figuras estão a beijar-se, mas, curiosamente, através dos véus. E é isto que faz a pintura ser provocadora.  A obra é considerada perturbadora e instigante ao mesmo tempo. Há várias interpretações possíveis para as pinturas de Magritte. Desejos frustrados são um tema comum no trabalho deste artista.

A sua origem desta pintura é um mistério, porém acredita-se que está associada a Fantôma, uma personagem da literatura francesa que está sempre com o rosto coberto. Outra teoria associa esta obra à mãe de Magritte, que morreu tragicamente depois de se atirar a um rio. Ela foi encontrada com o tecido do próprio vestido envolto na cabeça.