sábado, maio 15, 2021

O Ídolo

 "O Ídolo" é uma curta metragem (de cerca de 20 m) do realizador português Pedro Varela. 

Este é o primeiro filme baseado nos argumentos para cinema que o poeta português Fernando Pessoa nos deixou.

Talvez a maioria das pessoas saiba que Fernando Pessoa foi poeta, filósofo, dramaturgo, publicitário, astrólogo, crítico literário, mas o que muita gente não sabe é que ele foi também argumentista. 

Com base no argumento "Note for a thriller, or film", escrito há quase cem anos, a Samsung desafiou o realizador Pedro Varela a dar vida a esta obra pessoana (que pode ver no vídeo em baixo).

Sinopse:

A partir de um esboço escrito há quase 100 anos, várias personagens de diferentes origens recebem a difícil missão de transportar um artefacto de valor incalculável a bordo de um navio que faz a travessia transatlântica entre Nova Iorque, nos EUA, e Southampton, no Reino Unido.  É o ponto de partida de uma aventura onde ninguém é quem aparenta ser.

sexta-feira, maio 14, 2021

Como Rejuvenescer a sua Aparência

 Aqui lhe deixo as 10 dicas para rejuvenescer a sua aparência, de acordo com a opinião de Luciane Cachinski que é uma influencer e youtuber brasileira que se dedica a transmitir ao público feminino, com um humor peculiar, o que aprendeu sobre moda durante 27 anos. 

Luciane é também proprietária da empresa Corte in Brazil, que fabrica, num pequeno atelier familiar, uma coleção feminina básica em malha. 

Ora veja. 

Não perca esta oportunidade!

quinta-feira, maio 13, 2021

O Direito ao Delírio

Que tal começarmos a exercer

O direito de sonhar?

Que tal se delirarmos um pouquinho?


No próximo milénio, o ar estará limpo

de todo veneno

O televisor deixará de ser

o membro mais importante da família

As pessoas trabalharão para viver,

em vez de viver para trabalhar.


Os economistas não chamarão

nível de vida o nível de consumo,

nem chamarão qualidade de vida

a quantidade de coisas.


Ninguém será considerado herói

ou tolo só porque faz aquilo que

acredita ser justo, em vez de fazer

aquilo que mais lhe convém.

A comida não será uma mercadoria,

nem a comunicação um negócio,

porque comida e comunicação

são direitos humanos.


A educação não será um privilégio

apenas de quem possa pagá-la.

A polícia não será a maldição daqueles

que não podem comprá-la.


A justiça e a liberdade,

irmãs siamesas

condenadas a viverem separadas,

voltarão a juntar-se, bem unidas

ombro com ombro.


E os desertos do mundo e os desertos

da alma serão reflorestados.

Eduardo Galeano

quarta-feira, maio 12, 2021

Arcos de la Frontera

 Arcos de la Frontera é uma localidade que fica na província espanhola de Cádiz, a pouco mais de 85 km de Sevilha.  

Arcos de la Frontera conta com aproximadamente com 31.000 habitantes, que vivem principalmente do turismo, da indústria, da agricultura e da pecuária. 

Arcos de la Frontera faz parte da Rota das Aldeias Brancas, por isso, as suas casas são pintadas de branco, uma tradição muito antiga que tem como finalidade combater o calor, o que lhe dá um grande charme. O vilarejo está localizado no topo de uma montanha, numa posição privilegiada que domina toda a região ao redor, pelo que muitas das suas casas ficam mesmo na beira de um abismo.

As construções e monumentos árabes do século XI, as ruas estreitas e os becos tortuosos enfeitados com arcos caiados de branco, tornam Arcos um dos mais bonitos vilarejos da província de Cádiz, na Andaluzia. 

Arcos já estava povoada nos tempos da pré-história. Séculos mais tarde, foi dominada pelos muçulmanos, e passou a ser conhecida como Arkos. A cidade foi reconquistada pelos cristãos em 1255.

O que ver e visitar em Arcos?

Uma sugestão é a visita ao Miradouro de Abades.  Do Miradouro de Abades, a vista alcança o Rio Guadalete, o chamado Bairro Baixo, a zona conhecida como Maria Auxiliadora e também a imponente ponte de ferro São Miguel.

Em Arcos de la Frontera há também um percurso pedestre urbano com o objetivo de potenciar o turismo. Chama-se Rota Monumental e atravessa boa parte do centro histórico da localidade.

Seguindo esta rota pode visitar a Basílica de Santa Maria, a Praça do Cabildo com a Varanda da Peña Nova, o Castelo de Arcos de la Frontera, o Museu de Belém, a Igreja de São Pedro e o Palácio de Mayorazgo.

Arcos de la Frontera é  seguramente uma das "aldeias brancas"  mais bonitas da Andaluzia.

Ora veja.

terça-feira, maio 11, 2021

Autorretrato com Isabela Brandt

Este é o Autorretrato com Isabela Brandt, de Peter Paul Rubens (1609).

Rubens (1577 - 1640) foi um importante pintor flamengo, um dos maiores representantes do Barroco na Europa do século XVII, proponente de um estilo extravagante que enfatizava movimento, cor e sensualidade. 

É conhecido por realizar obras contrarreformistas, retratos e pinturas históricas de assuntos mitológicos e alegóricos.

Esta obra é um autorretrato de Rubens e de sua esposa Isabela Brandt, com quem o artista se casou em 1609. Pertencente ao estilo barroco, o movimento e cor da pintura emprestam-lhe um ar de sensualidade, que a fizeram destacar-se entre os trabalhos do pintor flamengo. A planta que aparece ao lado do casal, conhecida como madressilva, simboliza o amor conjugal e a união. Especula-se que o quadro foi pintado no mesmo ano do casamento dos dois.

segunda-feira, maio 10, 2021

Rainha do Deserto

Rainha do Deserto é um filme do género drama biográfico (2015) do realizador Werner Herzog que conta no elenco com Nicole Kidman, Robert Pattinson e James Franco.

O filme narra os acontecimentos da vida de Gertrude Bell, uma história biográfica que adapta a obra homónima escrita por Georgina Howell (1942-2016) sobre Gertrude Bell, arqueóloga, escritora, cartógrafa e política britânica do início do século XX.


Sinopse:

Gertrude Bell (Nicole Kidman) nasceu na Inglaterra, mas tornou-se conhecida devido ao seu trabalho no Médio Oriente. Escritora, arqueóloga, cartógrafa e exploradora, ela passa também a trabalhar para o governo britânico como seu representante na região. Aí estabelece laços de amizade com T.E. Lawrence (Robert Pattinson), mais conhecido como Lawrence da Arábia, que também tem presença marcante no local. Com o tempo, Gertrude acaba por participar da criação dos estados da Jordânia e do Iraque.

domingo, maio 09, 2021

Uma Exposição: Paulo Ossião

Paulo Ossião (1952), é um artista plástico e pintor aguarelista português. 

É autor de uma vasta obra que abrange a pintura, a cerâmica, o desenho e a escultura. Sendo reconhecido pelos tons de azul utilizados nas suas obras e a apreciada técnica de aguarela.

Se quiser ficar a conhecer este artista plástico não deixe de visitar a exposição de Paulo Ossião patente desde ontem na Galeria de Arte do Clube Nacional de Artes Plásticas.