sábado, maio 01, 2021

O Bolo do Tacho

O Bolo do Tacho, tradicional da serra de Monchique (Algarve), que tem origem na época medieval, é conhecido por vários nomes: Bolo de Maio, Bolo de Milho ou Bolo de Tacho. Este bolo é confecionado especificamente para o dia 1º de Maio.
No dia 1 de maio, as mulheres deveriam ter preparado um Bolo do Tacho que levavam em farnel ao alto da Foia da Serra de Monchique e onde deveria ser partido à mão e distribuído pelos convivas. 
Os homens levavam garrafões de aguardente de medronho e de licor de medronho e mel, denominado Melosa, festejando‑se assim a chegada do cuco, a ave que anunciava o início das plantações do novo ano agrícola e o tempo quente do verão.
Para celebrar esta tradição e o dia 1º de maio, aqui lhe deixo duas receitas, uma no link acima e a outra em baixo, cedida pelo Restaurante A Charrete, de Monchique.

Ingredientes:
1,6 kg de farinha de milho
20 g de erva-doce em grão
50 g de erva-doce moída
2 chávenas de café forte
4 casquinhas de limão
1 copo de anis ou aguardente
250 g de banha ou margarina
2 colheres de sopa de farinha de trigo
1 colher de sopa mal cheia de sal
2,5 dl de azeite
50 g de cacau
50 g de chocolate
50 g de canela
500 g de mel
1,250 kg de açúcar

Preparação:
De véspera faz‑se um chá com erva‑doce em grão e umas casquinhas de limão. Com este chá e o café escalda‑se a farinha, juntando‑se de seguida o mel, a banha, o açúcar e o azeite. Mistura‑se tudo muito bem.
No dia seguinte, junta‑se o resto do chá e o resto dos ingredientes. A massa deve ficar brandinha.
Deita‑se em tachos untados com banha e um pouco de azeite e vai a cozer, em forno bem quente, durante cerca de 2 horas.

sexta-feira, abril 30, 2021

Chan Chan

"Chan Chan" é uma composição de 1984 que foi gravada pela primeira vez em 1985. Em março de 1996, Compay Segundo, Eliades Ochoa e outros músicos cubanos veteranos gravaram uma nova versão da canção como parte do projeto Buena Vista Social Club. 

A canção tornou-se a faixa de abertura do seu álbum homónimo e a canção com a assinatura do grupo, alcançou fama internacional.

De Alto Cedro voy para Marcané

Llego a Cueto, voy para Mayarí

De Alto Cedro voy para Marcané

Llego a Cueto, voy para Mayarí

De Alto Cedro voy para Marcané

Llego a Cueto, voy para Mayarí

El cariño que te tengo

No te lo puedo negar

Se me sale la babita

Yo no lo puedo evitar

Cuando Juanica y Chan Chan

En el mar cernían arena

Como sacudía el jibe

A Chan Chan le daba pena

Limpia el camino de pajas

Que yo me quiero sentar

En aquel tronco que veo

Y así no puedo llegar

De alto Cedro voy para Marcané

Llego a Cueto, voy para Mayarí

De alto Cedro voy para Marcané

Llego a Cueto, voy para Mayarí

De alto Cedro voy para Marcané

Llego a Cueto, voy para Mayarí

De alto Cedro voy para Marcané

Llego a Cueto, voy para Mayarí

De alto Cedro voy para Marcané

Llego a Cueto, voy para Mayarí

De alto Cedro voy para Marcané

Llego a Cueto, voy para Mayarí

quinta-feira, abril 29, 2021

Isso Fica Horrível

Luciane Cachinski é uma influencer e youtuber brasileira que se dedica a transmitir ao público feminino, com um humor peculiar, o que aprendeu sobre moda durante 27 anos. 

Luciane é também proprietária da empresa Corte in Brazil, que fabrica, num pequeno atelier familiar, uma coleção feminina básica em malha. 

Veja no vídeo abaixo alguns detalhes (que por menores que sejam acabam chamando a atenção de forma negativa) que podem estragar completamente o seu look de acordo com a opinião de Luciane Cachinski. 

quarta-feira, abril 28, 2021

Jezzine

Jezzine é uma cidade do Líbano e capital do distrito com o mesmo nome. Localiza-se a 22 km de Sidon e a 40 km ao sul de Beirute.

Esta pequena cidade está cercada por picos de montanhas, a uma altitude média de 950 m, e de pinhais, sendo a principal estância de veraneio e de destino turístico do sul do Líbano (sobretudo no Inverno).

A cidade está localizada nas encostas de Tumat Niha e está rodeada de florestas de pinheiros, vinhas e hortas. Do alto do enorme topo rochoso conhecido como Shir, pode-se desfrutar de uma vista panorâmica das localidades circundantes espalhadas no meio de uma planície fértil e protegida por montanhas.

A exploração desta pequena localidade permite-nos verificar a importância do artesanato tradicional, conhecer a sua gastronomia e património construído, bem como contemplar os bosques de pinheiros que se situam num enorme promontório rochoso.

Fique a conhecer melhor esta parte do Líbano através do vídeo abaixo. Não perca esta oportunidade porque o Líbano é um país que surpreende com algumas maravilhas.

Ora veja.

terça-feira, abril 27, 2021

Love

Love é uma obra do artista Robert Indiana (1965).

Robert Indiana (1928 - 2018) foi um artista americano associado ao movimento da Pop Art. A sua impressão "LOVE", criada pela primeira vez para o cartão de Natal do Museu de Arte Moderna em 1965, serviu de base para a sua escultura Love de 1970 e para o selo "LOVE" do Serviço Postal dos Estados Unidos, amplamente distribuído em 1973.



O artista norte-americano Robert Indiana criou uma Pop-Art considerada um pictograma moderno. A palavra "love", amor em português, é representada em vermelho, contrastando com o fundo azul e verde, transformando-se num ícone da Pop - Art. A escultura Love ganhou fama mundial nos anos 70.

Situada na esquina da Avenida das Américas (Sexta Avenida) com a Rua 55, é uma das esculturas mais fotografadas de Nova York.

segunda-feira, abril 26, 2021

O Meu Coração É Árabe

O Meu Coração É Árabe é um livro de Adalberto Alves, O Meu Coração É Árabe (Assírio & Alvim, 1987). 

Adalberto Alves (1939)é poeta, pensador, escritor, ensaísta, arabista, historiador, conferencista e jurista português.

Foi premiado com o Prémio Internacional Sharjah da UNESCO para a Cultura Árabe - 2008 .

Antes do 25 de Abril de 1974 fez ativa oposição ao regime salazarista e advogou no Tribunal Plenário, em defesa de presos políticos, tendo-lhe sido vedado, até ao 25 de Abril, o acesso à Função Pública.

Adalberto Alves é um incansável viajante, árabe de coração e, quem sabe nas suas lembranças,... Enamorado, como todo o místico, dos resplendores da sua própria alma.

Aqui lhe deixo como sugestão de leitura a sua Poesia Luso-Árabe.

domingo, abril 25, 2021

O 25 de Abril e os Pintores Portugueses

Francisco Relógio - Série: Os Pintores
Portugueses e o 25 de Abril

Francisco Relógio (1926 - 1997) foi um pintor português.

Em 1939 fixou residência em Lisboa, onde frequentou a Escola Industrial Fonseca Benevides.

A sua obra inicial surge em articulação com o neorrealismo. Além da pintura, e desenho trabalhou em ilustração, cenografia, fez cartões para tapeçaria e painéis de azulejos.

Francisco Relógio participou em inúmeras mostras coletivas, nomeadamente na I e na II Exposições de Artes Plásticas da Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa (1957; 1961).

Expôs individualmente na Galeria Pórtico, Lisboa (1958); Casa dos Estudantes do Império, Lisboa (1958); Casa da Imprensa (1959); Galeria Divulgação, Porto (1959); Galeria do Diário de Notícias, Lisboa (1960); Interforma, Lisboa (1970); Galeria S. Francisco, Lisboa (1970); Galeria Alvarez, Porto (1973); Galeria Tempo, Lisboa (1979); Exposição retrospetiva, Galeria Municipal da Amadora (atual Galeria Artur Bual), 1992; etc.