sábado, abril 10, 2021

Luanda, Lisboa, Paraíso

 Luanda, Lisboa, Paraíso é um livro da escritora portuguesa (nascida em Angola) Djaimilia Pereira de Almeida. É um livro que faz parte do Plano Nacional de Leitura e que recebeu o Prémio Oceanos 2019.

"Luanda, Lisboa, Paraíso” é um livro que não se consegue ler num só fôlego. Se, por um lado, é dura a viagem da miséria humana, por outro são belas as palavras que descrevem os cruzamentos geográficos, a metamorfose humana". PNL.

Sinopse:

Chegados a Lisboa, Cartola e Aquiles descobrem-se pai e filho na desventura. Até que num vale emoldurado por um pinhal, nas margens da cidade mil vezes sonhada pelo velho Cartola, encontram abrigo e fazem um amigo. Será esta amizade capaz de os salvar?

«Se o entendimento entre duas almas não muda o mundo, nenhuma ínfima parte do mundo é exactamente a mesma depois de duas almas se entenderem.» 

Luanda, Lisboa, Paraíso, o segundo romance de Djaimilia Pereira de Almeida, é o balanço tocante de três vidas obscuras, em que esperança e pessimismo, desperdício e redenção, surgem lado a lado.

sexta-feira, abril 09, 2021

O Palacete dos Condes de Sabrosa

O Palacete dos Condes de Sabrosa situa-se na Lapa, na Rua do Possolo (número 76), e é agora ocupado pelas embaixadas da Finlândia e de Andorra. 

O Palacete dos Condes de Sabrosa, construído no 3º quartel do séc. XVIII, é de arquitetura pombalina. 

É um imóvel que está revestido de azulejos da Cerâmica de Campolide (Fábrica do Rato) pintados por João Rodrigues. 
Situado na Estrela, o antigo Palácio dos Condes de Sabrosa, foi totalmente recuperado e convertido para escritórios tendo sido mantida a fachada e a traça original.

quinta-feira, abril 08, 2021

Quem se lembra?


Quem se lembra? 



De Glenn Miller, a Ray Charles, Roberto Carlos, Rita Pavone, Elvis Presley, e aos The Beatles, etc

Um vídeo que é uma preciosidade. Não perca. 

Ora veja!

quarta-feira, abril 07, 2021

Chasing Ice (Perseguindo o Gelo)

Chasing Ice é uma filmagem que mostra o derretimento de um glaciar (Glaciar Ilulissat) que ocorreu no oeste da Gronelândia. 
Esta curta metragem é impressionante e assustadora ao mesmo tempo. O filme condensou os 75 minutos reais do fenómeno, nos 4 ou 5 m em que dura o vídeo. No final compara-se o tamanho do
Glaciar com a planta da ilha de Manhattan, e informa-se que a altura do material movimentado tão rapidamente é 2 a 3 vezes maior que a dos arranha-céus.
Adam LeWinter e o realizador Jeff Orlowski esperou 17 dias para presenciar este momento incrível da natureza: o maior derretimento de um glaciar jamais filmado. 
O Chasing Ice ganhou o prémio de Excelência em Cinematografia em 2012, no Festival de Cinema de Sundance e também foi premiado como o Melhor Documentário da Associação Internacional da Imprensa, entre outros prémios, em festivais em todo o mundo.
Clique no vídeo abaixo, ligue o som e veja algo nunca filmado antes, com este extraordinário detalhe. 

terça-feira, abril 06, 2021

João

Agora que recomeçaram, nas escolas, as aulas presenciais, oiça a cantora portuguesa Luísa Sobral em João.

Eu saio da escola sempre à mesma hora
Vejo o João que sai também
Já me fiz de distraída, sorri meio atrevida
Mas o João finge que não vê
Todas na escola gostam do João
Propõem namorar num papel com sim ou não
Sei que é difícil com tanta escolha assim
Que vai fazer o João gostar de mim
Sou a mais bonita e nunca sou escolhida
Quando fazem equipas para o futebol
Se alguém fica doente entro para suplente
Fico sentadinha a apanhar sol
Todas na escola gostam do João
Propõem namorar num papel com sim ou não
Sei que é difícil com tanta escolha assim
Que vai fazer o João gostar de mim
Todas na escola gostam do João
Propõem namorar num papel com sim ou não
Sei que é difícil com tanta escolha assim
Que vai fazer o João gostar de mim
O João olhar para mim
O João gostar de mim
Ele está a olhar para mim
Luísa Sobral: Compositora

segunda-feira, abril 05, 2021

Jeanne Hébuterne Com Um Grande Chapéu

 Aqui lhe deixo, para que aprecie, mais um cosplay do "Capture-me como faria Rembrandt" que é um grupo nas redes sociais em que as pessoas publicam cosplays de obras-primas. O conteúdo é criado pelos seguidores que enviam as suas fotografias no estilo de pinturas e esculturas. 

Algumas pessoas procuram repetir os detalhes das obras, enquanto outras fazem isso usando o sentido de humor. No final, o resultado é sempre surpreendente.

"Jeanne Hébuterne com um grande chapéu", é uma obra de Amedeo Modigliani.  Amedeo Modigliani (1884 - 1920) foi um artista plástico e escultor italiano que viveu parte significativa de sua vida adulta radicado em Paris.

Jeanne Hébuterne (1898 - 1920) foi uma pintora francesa. Quando Jeanne seguiu o seu irmão pelos caminhos da arte, escolheu para estudar a Academia Colarossi, na rua Grande Chaumière, em Paris. Jeanne desde pequena mostrou aptidão para a pintura e para o desenho. Possuía estilo próprio e criava as suas próprias roupas.

domingo, abril 04, 2021

O Compasso Pascal

O Compasso Pascal ou Visita Pascal é uma tradição portuguesa deste período da Páscoa. Consiste na visita (no dia de Páscoa ou nas semanas seguintes) do pároco (ou quem o substitua), realizada de casa a casa, de uma determinada paróquia, do Crucifixo de Cristo para celebrar a sua Ressurreição.

Um pequeno grupo de paroquianos ou mordomos, com ou sem o seu pároco, liderados por um crucifixo que representa a presença de Jesus vivo, percorre as várias casas dos paroquianos que manifestem a sua vontade de receber a visita de Jesus Ressuscitado no dia de Páscoa. 

Em cada uma das casas, após uma bênção inicial, os habitantes da casa visitada beijam a Cruz de Cristo como demonstração de adoração.

A esta tradição associaram-se diferentes formas de receber essa visita. Ela é vista como uma forma de confraternização dos membros da comunidade paroquial com a oferta de alimentos da quadra Pascal ou apenas uns minutos de repouso para o grupo itinerante. É também comum ser aproveitada para oferta de donativos pecuniários à paróquia .

Em cada aldeia, vila ou cidade, sobretudo do Norte e Centro de Portugal, o Compasso Pascal tem as suas particularidades ou características. Por exemplo, em Fiscal, Amares, há um ritual que se mantém e que se tem repetido ao longo do tempo. Nesta localidade a cruz é conduzida de barco até à outra margem do Rio Homem para que quem aí mora (lugares de S. Bento e de S. Pedro) a possa beijar.

Manda a tradição que sejam quatro os barcos a efetuar a travessia sobre as águas, onde vão o fogueteiro, o pároco e mordomos e a banda de música que acompanha o compasso. 

Esta é uma tradição antiga que se mantém nos dias de hoje, mas há também outras que vão persistindo no tempo como as limpezas das casas - que devem ficar impecáveis para receber precisamente o compasso pascal.

Este compasso de Fiscal, como em praticamente todas as localidades minhotas, e na região do Cávado é das manifestações religiosas mais importantes para os fiéis celebrarem a ressurreição de Jesus Cristo.