sábado, março 06, 2021

007 – Ao Serviço de Sua Majestade

007 : Ao Serviço de Sua Majestade (1969) é um filme realizado por Peter R. Hunt, contando no elenco com George Lazenby e Diana Rigg.

Este filme foi rodado na Suíça e em Portugal, em sítios como o Guincho, a Herdade do Vinho no Zambujal e o Estoril Palácio Hotel.

De referir inclusive, que a inspiração para a saga do agente secreto James Bond, surgiu durante a II Guerra Mundial, quando o criador do personagem, Ian Flemming, se hospedou no hotel (Estoril Palácio Hotel) e aí pode observar a atividade de muitos espiões. Uma outra curiosidade importante é que os empregados do hotel fizeram o papel de figurantes e o rapaz que abre a porta a James Bond, José Diogo Vieira, ainda ali trabalha como concierge.

Já agora uma outra curiosidade deste filme é que a equipa do "007: Ao Serviço de Sua Majestade", dirigida pelo realizador de cinema Peter R. Hunt, em rodagem no Estoril, filmou aqui a cena do casamento de James Bond, com a interpretação dos atores George Lazenby e Diana Rigg.

A quantidade de filmes gravados em Portugal é grande. Portugal é um país muito bonito e, por isso, compreendemos perfeitamente porque é que muita gente a gente vem até cá, para fazer turismo ou trabalhar.  

O cinema não é exceção e as nossas histórias, pessoas e locais têm inspirado não só vários realizadores estrangeiros a fazerem filmes sobre Portugal, como a filmarem em Portugal. 

Em 2019, assinalaram-se os 50 anos do filme "007 - Ao Serviço De Sua Majestade", que estreou em dezembro de 1969, veja no vídeo abaixo uma reportagem (Antena 3) sobre o assunto.

 Veja agora o documentário sobre as gravações de 007: Ao Serviço de Sua Majestade.

sexta-feira, março 05, 2021

Creio nos Anjos que Andam pelo Mundo

Creio nos anjos que andam pelo mundo,

Creio na Deusa com olhos de diamantes,

Creio em amores lunares com piano ao fundo,

Creio nas lendas, nas fadas, nos atlantes,


Creio num engenho que falta mais fecundo

De harmonizar as partes dissonantes,

Creio que tudo eterno num segundo,

Creio num céu futuro que houve dantes,


Creio nos deuses de um astral mais puro,

Na flor humilde que se encosta ao muro,

Creio na carne que enfeitiça o além,


Creio no incrível, nas coisas assombrosas,

Na ocupação do mundo pelas rosas,

Creio que o Amor tem asas de ouro. Ámen.

Natália Correia


quinta-feira, março 04, 2021

A Ilha Bonaire

A ilha Bonaire é um município especial dos Países Baixos, situada no mar das Caraíbas, ao largo da costa da Venezuela. Tem cerca de 16.000 habitantes e a capital é Kralendijk.

O grupo de ilhas chamadas de ilhas do sul é constituído por Aruba, Bonaire e Curaçao. As ilhas do sul em conjunto formam as chamadas Ilhas ABC. Nas três ilhas o holandês e o papiamento são as línguas oficiais, sendo que o espanhol e o inglês são falados por muita gente. Bonaire é a segunda maior em área neste arquipélago, depois de Curaçao. 

Bonaire fica a 48 km de Curaçao, a pouco mais de 150 de Aruba e a 80 da Venezuela. É interessante que as ilhas ABC - Aruba, Bonaire e Curaçao – têm as mesmas raízes, no entanto personalidades diferentes.

As ilhas eram habitadas por índios até a chegada dos espanhóis em 1499. Tornaram-se colónias holandesas em 1636. Em 1986, Bonaire passou a fazer parte das Antilhas Holandesas até estas serem extintas em 2010 e então tornou-se um território especial do Reino dos Países Baixos.

Os indígenas que habitavam Bonaire, os Arawak, chamaram-lhe Bojnay ("terras baixas"). Também foi povoada por grupos de índios Caiquetio. 


Bonaire é uma ilha tranquila, sossegada, de grande beleza e repleta de flamingos. Em Bonaire há lagos de água salgada. Um dos mais bonitos é o lago Goto, habitado por 20 000 flamingos. Contudo, é incrível como esta pequena ilha, abençoada pela natureza, guarda os seus maiores segredos debaixo de água. É um verdadeiro aquário a céu aberto, com pontos de visibilidade até 30 metros de profundidade, e o melhor de tudo, com imensos corais localizados junto à costa .

Bonaire tem poucas praias de areia, mas, é um paraíso para quem ama o fundo do mar.

quarta-feira, março 03, 2021

Samba na Gamboa: Os 80 anos de Martinho da Vila

Assista a mais um episódio do programa televisivo Samba na Gamboa, conduzido pelo cantor brasileiro Diogo Nogueiraque aqui assinalava os 80 anos de Martinho da Vila.
Martinho da Vila conta aqui que depois de uma formação como auxiliar de químico, percebeu que poderia ter um salário melhor como militar e decidiu ingressar no exército, onde foi cabo e sargento. 
A partir de 1969 dedica-se exclusivamente à carreira de cantor e compositor, gosto que vinha desenvolvendo desde a adolescência, em blocos de carnaval como o Boca do Mato. 
Em 1969 gravou o LP Martinho da Vila, que atingiu o 1º lugar no mundo da música brasileira e foi recordista em vendas. 
Além de sua relação com a Vila Isabel, escola de samba que acabou por adotar no seu nome artístico, Martinho fala também sobre seu gosto pelo partido alto e a sua relação com a África, celebrando a ancestralidade tão presente na sua obra. 
Entre os clássicos cantados neste programa musical estão "Menina Moça", "Disritmia" e "Ex-amor".

terça-feira, março 02, 2021

Ibiza: O Mundo Segundo Os Brasileiros

Ibiza é uma das ilhas Baleares, um arquipélago da Espanha situado no Mar Mediterrâneo. Ela é também conhecida pela animada vida noturna das cidades de Ibiza e de Sant Antoni de Portmary .

Venha daí conhecer Ibiza pela mão do programa televisivo O Mundo Segundo Os Brasileiros.

Ora veja!

segunda-feira, março 01, 2021

Jô Soares: O Que É Ser Professor

Leia com atenção o documento abaixo onde o humorista brasileiro Jô Soares define o que é ser professor. 
Não perca a oportunidade de ler e refletir sobre estas sábias palavras. 
Ora veja!


domingo, fevereiro 28, 2021

Vamos até Haid al-Jazil?

Venha daí, então! 

Haid al-Jazil, é uma bonita aldeia, que remonta ao século XVI, e que fica localizada no centro do Iémen.

Haid al-Jazil é uma das aldeias do distrito de Daw'an, na província de Hadhramaut, que tem uma população de cerca de 17  pessoas, a  maioria delas da família Al Amoudi, de acordo com o censo de 2004. 

Situa-se no topo de uma grande rocha que tem 100 m de altura, e fica bem no centro de Wadi Daw'an Layasar e próximo de um oásis de tamareiras.

As casas desta aldeia são feitas de tijolos de barro, no tradicional estilo Hadhrami, pelo que requerem uma constante manutenção.  Na região do vale de Wadi Dawan chove muito pouco, mas, quando isso ocorre geralmente dá origem a inundações.



Anos de chuvas fortes, erosão e falta de manutenção regular deixaram quase 70 por cento das casas em ruínas.