sábado, fevereiro 20, 2021

Comboio Noturno Para Lisboa: O Filme

Comboio Noturno Para Lisboa (2013) é um filme, do género drama, realizado por Bille August que conta no elenco com: Jeremy Irons, Mélanie Laurent, Jack Huston, Bruno Ganz, Nicolau Breyner, Charlotte Rampling, Beatriz Batarda e Christopher Lee.

Este é mais um filme gravado em Portugal e foi uma produção conjunta da Alemanha, Suíça e Portugal. Além da estação de Caxias, neste filme pode ver a Estação de Santa Apolónia em todo o seu esplendor, bem como as ruas e ruazinhas das zonas mais típicas de Lisboa. Assista ao trailer (em baixo) e abra o link acima e veja se reconhece algum destes locais.

Sinopse: 

A vida do professor Raimund Gregorius (Jeremy Irons) um professor suíço, transforma-se depois de conhecer e salvar uma jovem a um passo de cometer suicídio. Ela, no entanto, desaparece deixando poucos vestígios. Tudo o que ele sabe é que ela é portuguesa. Ela contudo, esqueceu-se do casaco, onde ele encontra um livro que o vai fazer apanhar um comboio para Lisboa onde viverá  uma envolvente aventura. Aí, vai deixar-se levar pela história de Amadeu do Prado, um homem que fazia parte da resistência ao Estado Novo e viveu uma vida digna de um romance. 

O filme tem como pano de fundo a Revolução dos Cravos em Portugal, o período da Ditadura e a busca pelo autor desconhecido.

sexta-feira, fevereiro 19, 2021

O Bom, o Mau e o Vilão

Oiça a música do filme, O Bom o Mau e o Vilão,  do cineasta italiano Sergio Leone (1929 - 1989).

Nos anos 60, quando o cinema italiano estava essencialmente voltado para as comédias, Sergio Leone especializou-se em filmes épicos e depois na recriação do Oeste e nos filmes de western. 

Passou treze anos preparando o clássico Era uma vez na América, um épico lançado em 1984 no Festival de Cannes.

Foi um dos mais brilhantes cineastas da sua geração e inventor de um estilo em que não faltam lances de pura genialidade. 

Hoje é fonte de inspiração para novos cineastas como Quentin Tarantino e Robert Rodriguez.

Oiça então a música do filme O Bom, O Mau e o Vilão. A banda sonora deste filme foi composta pelo colaborador frequente de Leone, Ennio Morricone.

quinta-feira, fevereiro 18, 2021

O Percurso dos Jeans e a Globalização

Toda a gente conhece os jeans, mas nem todos sabem que eles surgiram de um tecido muito tradicional.

Os jeans passaram por diversas mudanças ao longo de sua história e a sua trajetória é ampla, tanto no sentido material, como simbólico.

Veja o percurso feito por uns jeans de ganga desde o fabrico do tecido até ao produto final.  

Perceberá também os efeitos da  globalização e suas consequências no ambiente.

Para refletir.

Não perca.

quarta-feira, fevereiro 17, 2021

Casuarina

Hoje quarta feira de cinzas oiça a banda brasileira Casuarina, ao vivo, no programa Todas as Bossas
Casuarina é um grupo musical de samba originado na cidade do Rio de Janeiro no ano de 2001.
Um dos maiores expoentes da geração de novos sambistas que fez o ritmo renascer no bairro carioca da Lapa ao longo das últimas décadas, o Casuarina, hoje, é conhecido por amantes do samba de todo o Brasil. Este grupo, foi liderado (até 2017) nos palcos pelo cantor e compositor João Cavalcanti, tem na sua bagagem sete CDs e dois DVDs, com sucessos próprios e de grandes vultos da canção brasileira, como Dorival Caymmi, Vinícius de Moraes e Jackson do Pandeiro.


Deixo-lhe aqui uma hora de excelente música. 
Não perca!

terça-feira, fevereiro 16, 2021

A Live Irmãos


Neste dia de Carnaval tão diferente do habitual oiça os cantores brasileiros, Seu Jorge e Alexandre Pires, na Live Irmãos.  A live que emocionou o Brasil!

Seu Jorge e Alexandre Pires conduziram maravilhosamente bem este grande show ao vivo que, certamente, se não fosse a pandemia, ou não teria acontecido ou não teria sido tão perfeito.



Curta com alegria este dia de Carnaval assistindo ao vídeo que se segue. 

Não perca esta oportunidade. 

Ora veja!

segunda-feira, fevereiro 15, 2021

Eu Quero É Botar Meu Bloco Na Rua

Hoje 2ª feira de Carnaval oiça "Eu Quero é Botar Meu Bloco na Rua", nas vozes de João Cavalcanti e de Lenine, que é uma faixa do DVD "10 Anos de Lapa", da banda brasileira Casuarina, gravado em 2012 nos Arcos da Lapa. 

Eu Quero É Botar Meu Bloco Na Rua, é uma música do cantor e compositor brasileiro Sérgio Sampaio.

Há quem diga que eu dormi de touca

Que eu perdi a boca, que eu fugi da briga

Que eu caí do galho e que não vi saída

Que eu morri de medo quando o pau quebrou

Há quem diga que eu não sei de nada

Que eu não sou de nada e não peço desculpas

Que eu não tenho culpa, mas que eu dei bobeira

E que Durango Kid quase me pegou

Eu quero é botar meu bloco na rua

Brincar, botar pra gemer

Eu quero é botar meu bloco na rua

Gingar, pra dar e vender

Eu, por mim, queria isso e aquilo

Um quilo mais daquilo, um grilo menos disso

É disso que eu preciso ou não é nada disso

Eu quero é todo mundo nesse carnaval

Eu quero é botar meu bloco na rua

Brincar, botar pra gemer

Eu quero é botar meu bloco na rua

Gingar, pra dar e vender

domingo, fevereiro 14, 2021

Comboio Nocturno para Lisboa

Comboio Nocturno para Lisboa é um livro do escritor suíço Pascal Mercier, pseudónimo literário do filósofo Peter Bieri. 

Sinopse:

Comboio Nocturno para Lisboa começa numa manhã chuvosa. Uma mulher prepara-se para saltar de uma ponte de Berna. Raimund Gregorius, um banal professor de grego e latim de 57 anos, evita o acto desesperado e fica surpreendido com o som de uma palavra. Português, responde ela, ao ser questionada sobre a língua que fala.

Antes de desaparecer da história ainda tem tempo de escrever um número de telefone na testa deste míope professor que descobre, por acaso, um livro de um autor português, Amadeu Inácio de Almeida Prado, intitulado Um Ourives das Palavras. Sem conseguir explicar porquê, entra num comboio para Lisboa atrás deste médico que morreu 30 anos antes, em 1975, pouco depois da Revolução, numa descoberta do outro que acaba por ser uma descoberta de si próprio.