sábado, fevereiro 06, 2021

Humor - Em Desenhos

 





Nestes tempos de pandemia, nada como o Humor (em desenhos), para nos animar no confinamento.

sexta-feira, fevereiro 05, 2021

A Propósito da N.ª Sr.ª das Candeias: Provérbios de Fevereiro

O Dia de Nossa Senhora das Candeias comemora-se a 2 de fevereiro.

Nossa Senhora da Luz, Nossa Senhora da Candelária, Nossa Senhora da Apresentação ou Nossa Senhora da Purificação são outros nomes atribuídos à Santa Maria celebrada neste dia.

Em Portugal, onde se realizam muitas procissões em sua honra, a santa é o orago de dezenas de freguesias com o nome de Nossa Senhora da Luz, Nossa Senhora das Candeias ou Nossa Senhora da Purificação.

A santa começou a ser especialmente venerada em Portugal no século XV. Quando se descobriu uma imagem da Mãe de Deus entre uma estranha luz, no sítio de Carnide, em Lisboa, fundou-se ali um convento e uma igreja dedicada à santa. Com a expansão marítima de Portugal, o culto da santa foi espalhado pelo mundo, com especial relevo no Brasil.

A propósito da N.ª Sr.ª das Candeias aqui lhe deixo alguns provérbios de Fevereiro que a ela se referem, entre outros. Se quiser conhecer outros provérbios e suas variantes, referentes ao mês de fevereiro, basta clicar aqui.

- Se a Candelária (2/2) chora, está o Inverno fora, se a Candelária rir está o Inverno para vir.

- Se a Senhora das Candeias (2/2) ri e chora, está o inverno meio dentro e meio fora.

- Se a Senhora das Candeias (2/2) chora, está o inverno fora.

- Se a Senhora das Candeias (2/2) rir, está o inverno para vir

- Dia de S. Brás (3/2), a cegonha verás, e se não a vires o Inverno vem atrás.

- Bons dias em Janeiro, pagam-se em Fevereiro.

- Janeiro geoso e Fevereiro chuvoso fazem o ano formoso.

- Água de Fevereiro enche o celeiro.

- Em dia de S. Matias (24/2) começam as enxertias.

- Em Fevereiro, vai acima ao outeiro: se vires verdejar, põe-te a chorar; se vires terrear, põe-te a cantar.

- Tantos dias de geada terá Maio, quantos de nevoeiro teve Fevereiro.

- Em Fevereiro chuva, em Agosto uva.

quinta-feira, fevereiro 04, 2021

O Arquipélago de Tuamotu

O Arquipélago de Tuamotu ou Tuamotus é uma corrente de quase 80 ilhas e atóis, que se estende de noroeste a sudeste duma região do Oceano Pacífico Sul, que é aproximadamente do tamanho da Europa ocidental. 

Este arquipélago é administrado pelo governo da Polinésia Francesa, possui uma área territorial de cerca de 850 km² e tem quase 16 mil habitantes, formando a maior cadeia de atóis do mundo. As suas maiores e principais ilhas são Anaa, Fakarava, Rangiroa, Hao e Makemo.

As ilhas Tuamotu foram inicialmente povoadas por polinésios. O povo do Tahiti originalmente referia-se às ilhas como o Paumotus, que significa as "Ilhas Subservientes", até que uma delegação das ilhas convenceu as autoridades francesas a mudar o nome para Tuamotus, que significa "Ilhas Distantes".

No mapa do mundo, o Arquipélago de Tuamotu tem um segundo nome: as Ilhas Rossianos, pois muitos dos atóis receberam o nome dos russos: Kutuzov, Barclay de Tolly, Kruzenstern, Lazarev, Rumyantsev. 

Tetamanu

A antiga vila de Tetamanu, onde a primeira igreja de Tuamotu foi construída, fica situada na ilha de Fakarava. 

Fakarava é um atol do arquipélago de Tuamotu. Estende-se por uma área de 100,5 km², com 1578 habitantes, segundo os censos de 2007, com uma densidade de 16 hab/km².  O atol fica a 488 km a nordeste de Taiti.

O Tetamanu Village Resort, localizado no extremo sul de Fakarava,  numa reserva da biosfera da UNESCO, é uma charmosa pousada localizada a apenas uma hora e meia à vela ou a 45 minutos de vôo de Rangiroa.

Para quem gosta de mergulho nada como conhecer o Centro de Mergulho Tetamanu que está localizado na Vila Tetamanu.

A passagem de Tumakohua
A passagem de Tumakohua, onde o Centro de Mergulho Tetamanu está situado, abriga uma grande quantidade e diversidade de peixes e de tubarões. A uma profundidade de 20 - 30m pode descobrir todo o ecossistema desta passagem: garoupas, peixes-unicórnio e napoleões e muitos outros nadam sobre um fundo de coral rosa.

A partir do Centro de Mergulho pode chegar a outros fabulosos locais de mergulho onde ficará cativado pela beleza e riqueza da vida subaquática e emocionado pelo encontro com grandes predadores.

É uma parte do mundo paradisíaca e simplesmente divina.

quarta-feira, fevereiro 03, 2021

A Casa dos Espíritos: o filme

 A Casa dos Espíritos é um filme (1994) do género drama, realizado por Bille August e que conta nos principais papeis com os seguintes atores: Meryl Streep, Glenn Close e Jeremy Irons.

A ação de A Casa dos Espíritos, adaptado do livro homónimo de Isabel Allende, passa-se toda no Chile. Contudo, nenhuma das cenas do filme foi gravada no Chile. E, surpreendentemente, a maior parte do filme foi gravada na Dinamarca, em Lisboa e no Alentejo. 

Sinopse:

A história do Chile da década de 20 aos anos 70 é contada através da saga da família Trueba, que começa com a união de um homem simples (Jeremy Irons), que fica rico, com uma jovem (Meryl Streep) de poderes paranormais. A saga se desenvolve até esta família ser atingida pela revolução, que no início da década de 70 derrubou o presidente Salvador Allende. A história da família Trueba percorre várias gerações e vários momentos históricos do país, num cenário de cortar a respiração. 

terça-feira, fevereiro 02, 2021

Madrid: O Mundo Segundo os Brasileiros

Conheça a cidade de Madrid através do programa televisivo: O Mundo Segundo os Brasileiros.

Madrid é a capital e a maior cidade da Espanha. Tem uma população de aproximadamente 3,3 milhões de pessoas, com uma área metropolitana com cerca de 6,5 milhões de habitantes. É a segunda maior cidade da União Europeia, depois de Berlim, e a sua área metropolitana é a terceira maior da UE, depois de Londres e Paris. A área urbana da capital espanhola abrange um total de 604,3 de Km2.

Não perca mais esta visita virtual, através do vídeo abaixo ou clicando aqui. Em tempos de pandemia, estas são outras alternativas para se distrair.

segunda-feira, fevereiro 01, 2021

A Casa dos Espíritos

 A Casa dos Espíritos é um livro da escritora peruana Isabel Allende.

Isabel Allende viveu no Chile entre 1945 e 1975, com largos períodos de residência noutros locais, na Venezuela até 1988 e, desde então, na Califórnia. 

Em 1982, o seu primeiro romance, A Casa dos Espíritos, converteu-se num dos títulos míticos da literatura latino-americana. Livro recomendado para o Ensino Secundário como sugestão de leitura pelo Plano Nacional de Leitura.

Seguiram-se muitos outros, todos êxitos internacionais. A sua obra está traduzida em trinta e cinco línguas.

Sinopse:

Nesta sua surpreendente obra de estreia, Isabel Allende constrói um universo repleto de espíritos, de personagens multifacetadas e humanas, entre elas Esteban Trueba, o patriarca, que vive obcecado pela terra e pela paixão absoluta pela esposa, que ele sente sempre para lá do seu alcance.

Clara é a matriarca esquiva e misteriosa, dotada de poderes sobrenaturais, que prediz as tragédias da família e estabelece o destino da casa e dos Trueba. Blanca, a sua filha suave e rebelde, nutre um amor pelo filho do capataz do seu pai, o que provoca o desprezo de Esteban, mesmo quando deste amor nasce a neta que ele adora: Alba, uma beleza luminosa e uma mulher ardente e voluntariosa.

As paixões da família Trueba, as suas lutas e segredos desenvolvem-se ao longo de três gerações e de um século de violentas mudanças. Num contexto de revolução e contrarrevolução, a autora dá vida a uma família unida por laços de amor e ódio mais complexos e duradouros que as lealdades políticas que a poderiam separar. 

domingo, janeiro 31, 2021

O Chalet Saudade



O Chalet Saudade
localiza-se no centro da vila de Sintra, embora afastado das suas ruas mais turísticas pois fica numa encosta do Vale da Raposa e na envolvência do Monte da Lua, do Castelo dos Mouros e do Palácio da Vila.
O Chalet Saudade foi construído no século XIX, a sua localização e características arquitetónicas permitem a obtenção de excelentes vistas panorâmicas ao redor.
O Chalet Saudade foi, há uns anos, completamente remodelado mantendo o mobiliário português vintage, os frescos em trompe l’œil, os jardins românticos, as fontes e os lagos. 
A localização desta casa de hóspedes permite explorar a romântica Vila de Sintra e os seus arredores.  
Proponho-lhe hoje que faça uma visita virtual a este Chalet, clicando aqui, e aqui ou visualizando o vídeo abaixo. 
O vídeo é uma reportagem do programa (2013) da SIC Notícias, Espaços & Casas, sobre  a arquitetura, design de interiores e espaços públicos.