sábado, janeiro 30, 2021

Uma Excelente Definição de Guerra


Erich "Bubi" Hartmann (1922 - 1993) foi um aviador alemão.

Durante a Segunda Guerra Mundial, enquanto serviu na Luftwaffe, cumpriu 1 404 missões e entrou em combate aéreo 825 vezes. 

No final da Segunda Guerra Mundial os americanos entregaram Erich Hartmann às forças russas. Erich Hartmann ficou preso na União Soviética por dez anos. 

sexta-feira, janeiro 29, 2021

Nuit et Brouillard

Nuit et Brouillard ou Night and Fog é uma curta metragem (do género documentário) francesa, de 1956 e realizada por Alain Resnais. 

Esta curta, que foi uma encomenda feita a Alain Resnais, foi feita dez anos após a libertação dos campos de concentração alemães. 

O título é retirado do programa de sequestros e desaparecimentos Nacht und Nebel (alemão para "Night and Fog") decretado pela Alemanha nazi. 

O documentário mostra os terrenos abandonados de Auschwitz e Majdanek, estabelecidos na Polónia ocupada, enquanto descreve a vida dos prisioneiros nos campos. O filme cruza imagens de arquivo a preto e branco com imagens a cor filmadas por Resnais em vários campos. 

Night and Fog foi feito em colaboração com o roteirista Jean Cayrol, um sobrevivente do campo de concentração Mauthausen-Gusen. A música da banda sonora foi composta por Hanns Eisler.

Estreado no Festival de Cannes de 1956, Nuit et Brouillard continua a ser simplesmente o melhor filme alguma vez feito sobre os campos de concentração. 

Sinopse:

Night and Fog é um documentário que alterna entre o passado e o presente, usando imagens em preto e branco e coloridas. A primeira parte de Night and Fog mostra resquícios de Auschwitz enquanto o narrador Michel Bouquet descreve a ascensão da ideologia nazista . O filme continua com comparações da vida do Schutzstaffel para os prisioneiros famintos nos campos. Bouquet então mostra o sadismo infligido aos condenados, incluindo as experiências científicas e médicos, execuções e estupros. Outra parte é mostrada totalmente a preto e branco e retrata imagens de câmaras de gás e pilhas de corpos. O tema final do filme retrata a libertação do país, a descoberta do horror dos campos e o questionamento de quem era o responsável por eles.

Night and Fog from UMSchoolOfCommunication on Vimeo.

quinta-feira, janeiro 28, 2021

O Clube Dumas

 O Clube Dumas é um livro do escritor, novelista e jornalista espanhol, Arturo Pérez-Reverte (1951).

Arturo Pérez-Reverte, antigo repórter de guerra, dedica-se em exclusivo à escrita desde finais dos anos 1980, tendo editado romances como "O Cemitério dos Barcos Sem Nome", "Território Comanche", "O Hussardo", O Pintor de Batalhas e os seis romances da série de aventuras "Capitão Alatriste".

O Clube Dumas é uma obra, parte mistério, parte puzzle, parte jogo intertextual. O Clube Dumas é uma das obras emblemáticas de um dos mais reputados escritores da atualidade. Foi adaptado para o cinema sob o título A Nona Porta, realizado por Roman Polanski e protagonizado por Johnny Depp.



Sinopse:

Pode um livro ser alvo de investigação policial como se de um crime se tratasse? Podem as suas páginas ser encaradas como pistas para um mistério com três séculos?

Lucas Corso, especialista em descobrir edições raras, está a tentar responder a este enigma quando é incumbido de uma dupla missão: autenticar um manuscrito de Os Três Mosqueteiros e decifrar o mistério de um livro queimado em 1667 e que, afirma a lenda, foi co-escrito por Satanás.

Dos arquivos do Santo Ofício às poeirentas estantes dos alfarrabistas e às mais seletas bibliotecas internacionais, Corso é atraído para uma teia de rituais satânicos, práticas ocultas e duelos com um elenco de personagens estranhamente semelhante ao da obra-prima de Alexandre Dumas. Auxiliado por uma beldade misteriosa com o nome de uma heroína de Arthur Conan Doyle, este «caçador de livros« parte de Madrid rumo a Paris, passando por Sintra, em perseguição de um sinistro e aparentemente omnisciente assassino.

quarta-feira, janeiro 27, 2021

A Nona Porta

 A Nona Porta (1999) é um filme do género thriller, realizado por Roman Polanski, e que conta no elenco com Frank Langella, Johnny Depp, Lena Olin e com a especial aparição do músico Goldie.

O filme A Nona Porta" foi inspirado na obra do escritor espanhol Arturo Pérez-Reverte, que foi editada em Portugal com o título "O Clube Dumas".

Sinopse:

Depp é Dean Corso, um "caçador" de livros raros e antigos pouco escrupuloso. É contratado por um estranho cliente, Boris Balkan (Frank Langella), para encontrar uma obra misteriosa, o "Livro das Nove Portas para o Reino das Trevas", da qual se pensa existirem apenas três cópias. Balkan, perito em satanismo, tem uma edição que deseja autenticar e quer que Corso encontre as outras duas. Diz-se que o livro é um manual para invocar Satanás e que foi escrito pelo próprio...

O desenrolar da investigação obriga Corso a diversas aventuras entre Nova Iorque, Toledo, Paris e até Sintra. Em Sintra um dos cenários do thriller foi o Chalet Biester e também o Hotel Central.

terça-feira, janeiro 26, 2021

O Chalet Biester

O Chalet Biester (também conhecido como Casa das Bruxas devido aos seus telhados de forma cónica) é um edifício neogótico, escondido na encosta norte da Serra de Sintra, que foi construído entre 1866 e 1869.

A obra foi encomendada ao arquiteto José Luís Monteiro. José Luís Monteiro (1848-1942) foi um dos mais destacados e importantes arquitetos do seu tempo. No interior do Chalet, o ilustre arquiteto teve a colaboração de dois outros artistas, Manini, na pintura decorativa e Leandro Braga, na escultura em madeira, que empregaram nesta fantástica vivenda todos os seus dotes artísticos. 

Mas a obra teve ainda outros intervenientes: Baeta na pintura de arauto na entrada, Paul Baudry nos frescos, Rafael Bordalo Pinheiro - nos azulejos, José da Quinta - na guarnição metálica do fogão da sala de jantar, Domingos António de Sousa Meira - nos estuques, Champ Vert - nos vitrais, F. Nogret - engenheiro paisagista que tratou de todos os jardins em 1887, e ainda o mestre Costa - na carpintaria e o seu sobrinho Carlos da Costa Soares - também na carpintaria. 

Assim, o Chalé Biester só poderia resultar numa obra que impressiona. Graças às suas características arquitetónicas o palácio parece fazer parte de um cenário imaginário, de uma ópera ou de um filme de suspense, da tal modo que serviu de cenário a Roman Polansky que aí dirigiu parte do seu thriller A Nona Porta.

O Chalet Biéster tem vindo a ser aprimorado e restaurado ao longos dos tempos e transformou-se  numa referência na paisagem de Sintra.

Este imóvel de exceção serviu de mote a uma reportagem do programa televisivo Espaços & Casas da SIC Noticias, que lhe proponho que veja em baixo. 

Não perca esta oportunidade.

segunda-feira, janeiro 25, 2021

Soar

Soar é uma curta-metragem em 3D, concebida, escrita e realizada por Alyce Tzue. Este pequeno filme nasceu como um projeto para a sua tese, mas atraiu a atenção do público em festivais ao redor do mundo. Acabou por ser premiado como vencedor da 42ª Student Oscar e foi declarado o melhor filme de animação feito por um estudante.

Soar transformou-se num hit graças à mensagem que quer transmitir: quando nos empenhamos com toda a nossa força, conseguimos tudo o que queremos e ainda mais.

Esta curta metragem inspirou-se nas obras de arte de Hayao Miyazaki e na história do Pequeno Príncipe de Antoine de Saint-Exupéry A sua realização teve lugar na Academy of Art University, em São Francisco e poderá transformar-se, em breve, numa longa metragem. 

Sinopse:

Soar é uma curta-metragem interpretada por uma menina que tem uma missão: ajudar uma jovem piloto a ir para casa voando, antes que seja tarde demais.

É um pequeno raio de esperança e uma história incrível para refletirmos, e é adequado tanto para adultos quanto para crianças. 

Não deixe de assistir.

domingo, janeiro 24, 2021

Adormeci Num Rio

 Adormeci num rio, acordei num rio,

da minha misteriosa

incapacidade de morrer nada sei

dizer-te, nem

de quem me salvou ou por que razão –


Havia um silêncio imenso.

Nenhum vento. Nenhum som humano.

O século amargo


tinha chegado ao fim,

o glorioso, o duradouro,


o sol frio

persistia como uma antiqualha, um memento,

com o tempo a correr por detrás –


O céu parecia muito límpido,

como no inverno,

o solo seco, inculto,


a luz oficial atravessava

calmamente uma fresta no ar


digna, complacente,

desfazia a esperança,

subordinava imagens do futuro aos sinais da passagem do futuro –


Julgo que caí.

Só à força pude tentar levantar-me,

tão estranha me era a dor física –


Tinha esquecido

a dureza destas condições:


a terra, não obsoleta,

mas quieta, o rio frio, pouco profundo –


Do meu sono não recordo

nada. Quando gritei,

a minha voz trouxe-me um inesperado consolo.


No silêncio da consciência, perguntei-me:

porque rejeitei a minha vida? E respondi

Die Erde überwältigt mich:

a terra derrota-me.

Tentei ser exacta nesta descrição,

para o caso de alguém me seguir. Posso garantir

que o pôr-do-sol no inverno é

incomparavelmente belo e a memória dele

dura muito tempo. Julgo que isto significa


que não havia noite.

A noite estava dentro de mim.

Louise Glück - "Telhados de Vidro", nº. 12, Averno, Lisboa, 2009

Tradução – Rui Pires Cabral