sábado, novembro 14, 2020

A Cidade da Praia (Cabo Verde): O Mundo Segundo Os Brasileiros



Aprecie mais um episódio da série da TV Bandeirantes, O Mundo Segundo Os Brasileiros que nos propõe um passeio pela cidade da Praia em Cabo Verde.
Nesta época de pandemia as viagens só podem ser virtuais. Aqui fica mais um passeio para nos animar.

sexta-feira, novembro 13, 2020

Creio

 

Creio nos anjos que andam pelo mundo,

Creio na deusa com olhos de diamantes,

Creio em amores lunares com piano ao fundo,

Creio nas lendas, nas fadas, nos atlantes;


Creio num engenho que falta mais fecundo

De harmonizar as partes dissonantes,

Creio que tudo é eterno num segundo,

Creio num céu futuro que houve dantes,


Creio nos deuses de um astral mais puro,

Na flor humilde que se encosta ao muro,

Creio na carne que enfeitiça o além,


Creio no incrível, nas coisas assombrosas,

Na ocupação do mundo pelas rosas,

Creio que o amor tem asas de ouro. amém.

Natália Correia

quinta-feira, novembro 12, 2020

Sem Nome

Sem Nome é um filme, de 2008, do género drama, que conta no elenco com Edgar Flores, Paulina Gaytan, Kristyan Ferrer, Tenoch Huerta Mejía, Diana García.

Este extraordinário thriller do estreante argumentista e realizador Cary Fukunaga, é um corajoso conto de lealdade e redenção, tendo por cenário o rude e agreste México.

Vencedor dos prémios para Melhor Realizador e Melhor Fotografia no Festival de Sundance 2009 e do prémio para Melhor Realizador Estreante no Festival de Edimburgo 2009, Sem Nome marca a emergência de uma brilhante nova voz do cinema.


Sinopse:

Sayra (Paulina Gaytan) é uma rapariga das Honduras que, na companhia do pai e do tio, faz o percurso de emigração até ao México e daí para os Estados Unidos, onde o pai tem já uma nova família. 

Willy 'El Casper' (Edgar Flores) é um rapaz a viver em Tapachula, México, que enfrenta um futuro incerto inserido num gang perigoso e implacável. Quando, pelo caminho, os seus destinos se cruzam nasce, entre os dois, um sentimento de mútua solidariedade e ambos vão perceber que, arriscando tudo, poderão ter esperança numa nova vida e alcançar o sonho americano.

quarta-feira, novembro 11, 2020

Porto Cidade


Ouça a excelente canção Porto Cidade na voz do cantor português José Cid.

O poema é da autoria de Arnaldo Trindade e a melodia é assinada pelo portuense  Betó Souza-Pinto.

terça-feira, novembro 10, 2020

O Meu Lugar de Sonho É



O meu local de sonho no Canadá é Toronto, down town, pois eu vivia numa residência que se localizava a três minutos da CN Tower.




Era um local com bastante diversidade e extremamente agradável.

H. Leitão - PTT1

segunda-feira, novembro 09, 2020

Para Lá da Fronteira (Crossing Over)

Para Lá da Fronteira ou Crossing Over é um filme americano, do género drama, de 2009, realizado e escrito por Wayne Kramer, que é um imigrante da África do Sul.

O filme foi filmado na própria cidade de Los Angeles, em 2007 e conta no elenco com os atores:  Harrison Ford, Ray Liotta e Ashley Judd.

Sinopse:

Um drama sobre a imigração. Diferentes pessoas, de diversas nacionalidades lutam pelo sonho americano, usando de todo o tipo de esquemas, negócios e fraudes para chegar à América, o país das oportunidades, para conseguir o status de legalidade em Los Angeles, nos Estados Unidos. 

O filme aborda os temas de vigilância de fronteiras, fraudes de documentos, o direito a asilo, o processo de obtenção do green card, o emprego de imigrantes em situação ilegal, naturalização, o combate ao terrorismo e o conflito entre culturas. 

Harrison Ford é Max Brogan, um trabalhador do Controlo Alfandegário e Imigração de Los Angeles que se deixa comover com cada caso que lhe passa pelas mãos: ele compreende bem como o seu trabalho e as suas decisões interferem com os destinos individuais daquelas pessoas... para sempre.

domingo, novembro 08, 2020

Al Hajjarah

 Al Hajjarah é uma vila situada no Iémen, distrito de Manakhah, nas montanhas Haraz ou Kharaz

É uma antiga cidade mercantil, situada ao longo da estrada que vai de Sana'a a Al-Hudayda. Hoje  é usada como acampamento base por trekkers. A palavra Hajar significa pedra, daí que o seu nome seja o nome mais apropriado para descrever esta antiga localidade comercial. 

Al Hajjarah foi construída sobre um precipício e é famosa pelas suas casas altas construídas nas falésias. A cidadela desta vila foi fundada no século XII pelos sulaihidas e tornou-se uma importante fortificação durante a ocupação otomana do Iémen, dada a importância estratégica da sua localização. 

A zona rica em pedreiras facilitou um fornecimento ilimitado de material de construção, o que tornou possível cimentar de forma segura os imponentes edifícios de pedra.

Quando foram construídos, eram os edifícios mais altos da região e os primeiros destinados à vida doméstica. Os esforços para erguer construções tão altas só acontecia com objetivos bélicos ou de defesa, nunca como moradias para o povo.

Em Al Hajjarah existe também a antiga residência do Imam Yahya Muhammad, um signatário do Tratado Ítalo-Iemenita de 1926.