sábado, julho 11, 2020

Patch Adams: O Amor É Contagioso

Patch Adams: O Amor É Contagioso, é um filme (1998) realizado por Tom Shadyac que conta no elenco com: Robin Williams, Josef Sommer e Bob Gunton (veja o trailer abaixo).
Hunter Doherty "Patch" Adams (1945) é um médico norte-americano, famoso pela sua metodologia inusitada no tratamento de enfermos. Este médico formado pela Virginia Medical University foi o fundador do Instituto Gesundheit, em 1971.
Patch Adams é uma referência internacional por usar o humor como método de tratamento e pela forma humanizada de tratar os seus pacientes.
Este filme (comédia dramática, biografia) Patch Adams - O Amor é Contagioso, baseia-se na história da sua vida, e tem Robin Williams como seu intérprete. O filme mostra os conflitos que a medicina apresentava na época e que continua a apresentar nos dias de hoje.

Sinopse:
Em 1969, após tentar suicidar-se, Hunter Adams (Robin Williams) voluntariamente se interna num sanatório. Ao ajudar outros internos, descobre que deseja ser médico, para poder ajudar as pessoas. Deste modo, sai da instituição e entra na faculdade de medicina. Os seus métodos pouco convencionais causam inicialmente espanto, mas aos poucos vai conquistando todos, com exceção do reitor, que quer arranjar um motivo para o expulsar, apesar de ser o primeiro da turma.

Fique agora com um excerto do filme.
E agora com o trailer.

sexta-feira, julho 10, 2020

A Ponte-Túnel

A Ponte de Øresund  é uma ponte que liga a Dinamarca à Suécia, mais exatamente Copenhaga a Malmö, através do estreito de Öresund.
Com 7845 metros de comprimento, é a maior ponte rodoferroviária da Europa.
É uma ponte, mas também é um túnel. A Øresundbron é a maravilha arquitetónica de George K.S. Rotne.
O complexo rodoferroviário de 16 km, composto por 3 partes - a ponte (7845 m), o túnel submarino (3510 m) e a ilha artificial de Pepparholm (4055 m), é oficialmente designado por "Ligação de Øresund".

quarta-feira, julho 08, 2020

Ennio Morricone: O compositor

Ennio Morricone  (1928 - 2020) foi um compositor, orquestrador, maestro e trompetista italiano que escreveu músicas em diversos estilos.
Morricone compôs mais de 400 partituras para o cinema e a televisão, além de mais de 100 obras clássicas.
A banda sonora para o filme O Bom, o Mau e o Vilão (1966) é considerada uma das bandas sonoras mais influentes da história (como pode constatar no vídeo abaixo).
 
Assista agora às melhores obras de Ennio Morricone.

terça-feira, julho 07, 2020

O Que É Importante

Nos tempos que correm vale a pena ouvir (no vídeo abaixo) a ativista Vandana Shiva, sobre O Que É Importante.
Vandana Shiva (1952) é uma estudiosa indiana, física, ecofeminista,  ativista ambiental e anti-globalização. Recebeu o Right Livelihood Award (chamado de Prémio Nobel Alternativo) em 1993, e vários outros prémios.
Vandana Shiva é uma das líderes e membro da direção do Fórum Internacional sobre Globalização. É uma figura do movimento de solidariedade global conhecido como o movimento alter-globalização.
Tem defendido a sabedoria de muitas práticas tradicionais, como é evidente a partir de sua entrevista no livro Vedic Ecology (por Ranchor Prime) que se baseia na herança védica da Índia.
É membro do comité científico da Fundação IDEAS, grupo de reflexão do Partido Socialista espanhol. Também é membro da Organização Internacional para uma Sociedade Participativa.

segunda-feira, julho 06, 2020

E.U.A. Vs. Brasil


Não deixe de apreciar os contrastes de desenvolvimento entre os E.U.A. e o Brasil, através da apresentação que se segue.




Esta apresentação resultou do trabalho de projeto realizado, durante o período de aulas não presenciais, por duas alunas do 12º C.

domingo, julho 05, 2020

China: Cópia de Cidades

Esq: Tianducheng; Direita - Paris
Veja no vídeo abaixo, como a China copia e constrói cidades (ou partes delas) idênticas a algumas das mais importantes e emblemáticas cidades do mundo.
Há uma cópia da capital francesa no outro lado do mundo! Chama-se Tianducheng e fica nos subúrbios de Hangzhou, uma das principais metrópoles da China.
Há uma imitação da Torre Eiffel, de estátuas, a recriação de quarteirões com edifícios de arquitetura parisienses e até dos Jardins de Versailles.
Não perca a a oportunidade de conhecer esta realidade.
Vale bem a pena. Ora veja!