sábado, maio 16, 2020

Notícias Falsas ou Fake News


Fake News, são notícias falsas publicadas por um certo tipo de comunicação social que promove a distribuição deliberada de desinformação ou boatos, através dos jornais impressos, da televisão, da rádio, ou ainda online, como nas redes sociais.
Este tipo de notícias é escrito e publicado com a intenção de enganar, com o objetivo de se obter ganhos financeiros ou políticos, muitas vezes com manchetes sensacionalistas, exageradas ou evidentemente falsas para chamar a atenção.

sexta-feira, maio 15, 2020

Outra Vida

Oiça o cantor brasileiro Armandinho, na música,  Outra Vida (Acústico) - Vídeo Oficial.
Talvez não seja nessa vida ainda
Mas você ainda vai ser a minha vida
Então a gente vai fugir pro mar
Eu vou pedir pra namorar
Você vai me dizer que vai pensar
Mas no fim, vai beijar

Talvez não seja nessa vida ainda
Mas você ainda vai ser a minha vida
Sem ter mais mentiras pra me ver
Sem amor antigo pra esquecer
Sem os teus amigos pra esconder
Pode crer, que tudo vai dar certo

Uebaruê iô
Sou Pescador, sonhador
Vou dizer pra Deus nosso senhor
Que tu és o amor da minha vida
Pois não dá pra viver nessa vida morrendo de amor

Talvez não seja nessa vida ainda
Mas você ainda vai ser a minha vida
E uma abelhinha vai fazer o mel
Estrela Dalva vai cruzar no céu
E o vento certo vai soprar no mar
Pode crer, que tudo vai dar certo

Uebaruê iô
Sou Pescador, sonhador
Vou dizer pra Deus nosso senhor
Que tu és o amor da minha vida
Pois não dá pra viver nessa vida morrendo de amor

Uebaruê iô
Sou Pescador, sonhador
Vou dizer pra Deus nosso senhor
Que tu és o amor da minha vida
Pois não dá pra viver nessa vida morrendo de amor

Uebaruê iô
Uebaruê iô
Ueba iô

quinta-feira, maio 14, 2020

Escadinhas da Rocha, Escadinhas da Rocha Conde de Óbidos ou Escadaria José António Marques

A ligar a então Rua 24 de Julho (desde 1928 é a Avenida 24 de Julho) ao Jardim das Albertas (desde 1925 é o Jardim Nove de Abril) foi construída uma escadaria entre 1887 e 1892, vulgarmente conhecida por Escadinhas da Rocha ou Escadinhas da Rocha Conde de Óbidos.
Quase um século depois, em 1985, foi atribuído ao espaço o topónimo Escadaria José António Marques para homenagear o fundador da Cruz Vermelha Portuguesa

quarta-feira, maio 13, 2020

O Farol do Bugio:Visita Virtual

O Farol do Bugio é uma espécie de sentinela localizada na foz do rio Tejo.
Trata-se de uma torre circular de cantaria, branca, encimada por uma lanterna e varandim vermelhos, no interior de um forte também circular.
Este forte isolado é uma referência internacional da história da engenharia militar marítima. Em finais do séc. XVI chamava-se Torre de São Lourenço da Cabeça Seca, depois passou a ser conhecido por Forte de São Lourenço e só em meados do séc. XX é que passou a ser conhecido como Farol do Bugio. 
O local onde se ergue é um banco de areia formado pelo assoreamento da foz do rio, fruto da dinâmica da confluência de suas águas com as do oceano Atlântico, ao ritmo das marés.
Sendo o único da região com a superfície acima da linha de marés durante todo o ano, ficou-lhe a toponímia de cabeço ou cabeça seca. A toponímia bugio pode ser atribuída, entre outras versões, ao francês bougie (vela), devido à semelhança da sua estrutura circular e da primitiva torre encimada por farol, com uma vela acesa sobre o seu castiçal.
Se não conhece este farol, proponho-lhe uma visita virtual, para lhe abrir o apetite, através de dois vídeos.
O primeiro vídeo é: Farol do Bugio, Oeiras - Travel Ep. 27 | DiogoOliveiraPhotography.
E o segundo é: Aerial View 4K - Farol do Bugio - Bugio Lighthouse - Lisbon, Portugal.

terça-feira, maio 12, 2020

Comboio Nocturno Para Lisboa

Comboio Nocturno Para Lisboa é um filme (2012) realizado por Bille August e que conta no elenco com: Jeremy Irons, Mélanie Laurent, Jack Huston, Bruno Ganz, Nicolau Breyner, Charlotte Rampling, Beatriz Batarda e Christopher Lee.
Este filme de Bille August ("A Casa dos Espíritos", "Aos Miseráveis", "Na Linha da Morte"), é a adaptação cinematográfica do "best-seller" homónimo, escrito em 2004 pelo suíço Peter Bieri, sob o pseudónimo Pascal Mercier. 

Sinopse:
Numa tarde chuvosa, uma mulher vestida com um casaco vermelho prepara-se para se atirar para a morte da ponte de Kirchenfeld, em Berna, na Suíça.
Raimund Gregorius, um professor de latim, grego e hebraico, convence-a a não o fazer. Subitamente, a mulher desaparece, deixando o casaco atrás de si. Tudo o que ele sabe é que ela é portuguesa. Mas, no bolso da veste esquecida, encontra um livro de um autor português, Amadeu do Prado, médico, poeta e resistente durante o salazarismo, e um bilhete de comboio para Lisboa com data desse mesmo dia. E é então que aquele professor antiquado, habituado a uma vida regrada e monótona, toma uma decisão inusitada: mete-se no comboio e viaja para Lisboa, a cidade que será o lugar de todas as revelações: dos mistérios da vida humana, da coragem, do amor e da morte...

segunda-feira, maio 11, 2020

A Vila Luz



A Vila Luz  fica escondida na R. Pascoal de Melo (Estefânia), em Lisboa.
Fica entre dois estabelecimentos comerciais, no nº 111, onde existe um portão. Entramos, descemos uma pequena calçada e desembocamos num largo que parece o de uma aldeia, porque a entrada dá diretamente para o Pátio da Vila. 

A tranquilidade é a mesma de uma pequena localidade. A correnteza das casas tem apenas rés do chão e primeiro andar. Varanda e escada de ferro a comunicar com a praceta, só falta o coreto no meio do largo para ser uma autêntica praça de uma aldeia. Um ou outro automóvel estacionado junto à porta respectiva. Está bem recuperada e aí vivem habitantes novos e antigos.

domingo, maio 10, 2020